Sistema de Gestão de Desempenho: o que é e como fazer?

2019-10-21T09:52:29-02:0018 outubro, 2018|Gestão de Desempenho, Tecnologia para RH|

Acompanhar o trabalho e a evolução dos colaboradores é essencial para o sucesso da sua empresa. Entenda a importância de um sistema de gestão de desempenho e como implementá-lo!

Você já ouviu falar em gestão de desempenho? Sabe como um sistema pode ajudar a monitorar os resultados da sua equipe? Quer saber quais os pontos de melhoria da sua empresa para garantir bons resultados?

Se a resposta foi não para todas as perguntas, então, você precisa conhecer o sistema de gestão de desempenho! Leia este artigo e entenda do que se trata e como implementá-lo na sua empresa agora mesmo!

O que é a gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é uma estratégia que visa gerenciar a performance dos colaboradores, monitorando e fornecendo condições para que os resultados sejam melhores. Essa performance deve estar alinhada aos objetivos corporativos, guiando os funcionários às metas da empresa.

Tal abordagem considera a imersão dos funcionários à cultura organizacional, um relacionamento mais próximo entre equipes e a gestão, e o desenvolvimento individual dos profissionais. Todos esses aspectos compõem a formação de equipes coesas e engajadas, capazes de levar a organização a outros patamares.

Por que essa prática faz a diferença nas organizações?

Podemos observar, em muitas corporações, o trabalho individualizado entre os funcionários, sem um sentimento de união e de esforço em prol de um objetivo. Essa ética laboral faz com que as metas, muitas vezes, não sejam alcançadas, levando a empresa à estagnação.

Os departamentos de Recursos Humanos competentes sabem que é necessário promover o desenvolvimento dos funcionários, prática que leva a desempenhos muito mais satisfatórios.

Esses processos, além de promoverem o conhecimento necessário para que os colaboradores entreguem um produto ou serviço melhor, também trabalham o engajamento. Isso porque, ao perceberem que a organização se preocupa com o seu crescimento, os profissionais tendem a trabalhar com mais entusiasmo e envolvimento, “vestindo a camisa” da empresa.

Diversos aspectos podem ser melhorados com a implantação de uma gestão de desempenho na empresa. Podemos destacar:

  • melhora no atendimento aos clientes;
  • aumento da qualificação, por meio de treinamentos direcionados;
  • inovação nos processos;
  • maior coesão entre as equipes;
  • liderança mais eficiente e inspiradora.

Como realizar essa gestão?

A aplicação da gestão de desempenho requer um planejamento estruturado, que trace um caminho claro entre as atividades e os objetivos que pretende alcançar. Entenda quais aspectos devem ser trabalhados.

Faça avaliações de desempenho

Procure entender como está a performance dos colaboradores, por meio de avaliações que mostrem o desempenho de cada um, o que deve ser aprimorado e os pontos positivos. Com essa prática, o RH tem uma visão mais clara das habilidades dos seus colaboradores e consegue trabalhar em prol do seu desenvolvimento.

Promova treinamentos

Os treinamentos capacitarão os colaboradores, ajudando no crescimento profissional e no desenvolvimento dos pontos mais falhos de sua atuação. A empresa pode propor treinamentos internos ou externos, identificando o que deve ser trabalhado com base nas avaliações de desempenho e o que é necessário para o alcance das metas da empresa.

Esses treinamentos podem ser aplicados para desenvolver aspectos técnicos, como conhecimentos de ferramentas, por exemplo, ou, até mesmo, emocionais, como habilidades interpessoais para a liderança.

Engaje os colaboradores

Para que a gestão de desempenho realmente traga resultados, os funcionários e a liderança devem estar envolvidos e compreender por que isso está sendo feito.

Faça reuniões de alinhamento, explique como será feita a gestão e quais são os seus objetivos e mostre aos colaboradores como essa prática pode auxiliar também no seu desenvolvimento profissional.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

Gestão de Desempenho

Com a participação ativa, é possível realizar uma gestão de desempenho eficiente e que traga bons resultados.

Promova um acompanhamento contínuo

A gestão de desempenho é um processo constante, que não deve ser aplicado apenas pontualmente. Para que ela tenha um efeito positivo, deve ser aplicada e mensurada ininterruptamente.

Acompanhe sempre os resultados e pense em novas estratégias para resolver as novas questões que surgirem. A tendência é que essa prática se torne cada vez mais bem aprimorada com o tempo e apenas atualizações sejam necessárias.

Após todas essas definições, é hora de entender o papel de um sistema de gestão de desempenho nesse processo.

O que é um sistema de gestão de desempenho?

Proporcionar o desenvolvimento dos membros da sua equipe é essencial para garantir bons resultados. Afinal, são os colaboradores que efetivamente colocam a mão na massa e levam o negócio ao sucesso. Porém, treinamentos e acompanhamento de metas não são suficientes para garantir um bom desempenho do time. É aí que entra a gestão de desempenho.

Muitas empresas acreditam que realizam uma gestão de desempenho quando implementam ações isoladas e pontuais para avaliar as equipes. No entanto, para ter resultados concretos, é preciso que haja um sistema com continuidade e efetividade.

O sistema de gestão de desempenho consiste em um software capaz de identificar a qualidade do trabalho realizado pela equipe em tempo real. Além de medirem a eficiência de colaboradores, esses sistemas são completos, gerando dados de diversos tipos, incluindo o engajamento de uma equipe no trabalho.

Portanto, atuam na busca por melhorias na qualidade dos resultados gerados, permitindo a avaliação, o monitoramento, a correção e o aprimoramento de condutas e procedimentos realizados pelos colaboradores. Trata-se de um processo contínuo e flexível, voltado para a inovação.

Qual a importância de um sistema de gestão de desempenho?

O sistema de gestão de desempenho é extremamente importante para o futuro do negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, a sua empresa precisa se destacar das concorrentes oferecendo produtos ou serviços de qualidade impecável para os clientes.

Além disso, toda a organização interna da empresa e as burocracias a ela relacionadas devem funcionar perfeitamente. Só assim, você criará um diferencial de mercado e trabalhará em direção ao crescimento e ao sucesso do negócio.

Tudo isso pode ser alcançado por meio de um sistema de gestão de desempenho. Ele permite que você monitore os resultados e faça o diagnóstico de problemas, corrigindo-os antes que interfiram na qualidade do produto ou do serviço oferecido aos clientes.

Além disso, com o uso desse sistema, você pode monitorar os resultados de capacitações e treinamentos oferecidos aos colaboradores. Isso porque você acompanha as métricas em tempo real, tendo acesso a dados muito importantes para identificar melhorias a partir dos investimentos realizados.

Portanto, o sistema de gestão de desempenho pode ser o maior aliado do setor de qualidade do seu negócio, além de melhorar o planejamento da área de gestão de pessoas.

Como implementar um sistema de gestão de desempenho?

Diante de tantos benefícios, fica nítida a necessidade de implementar esse tipo de ferramenta na empresa. Porém, para adotá-la, é importante que você siga alguns passos básicos.

Entenda a dinâmica do desempenho de colaboradores

Primeiramente, para fazer um sistema que funcione e que gere mudanças na conduta de colaboradores, é preciso buscar por métodos capazes de promover uma avaliação justa e flexível. Dessa forma, a sua organização, como avaliadora, deve compreender a fundo como funciona a dinâmica do desempenho de pessoas dentro de empresas.

Existem, nessa dinâmica, três componentes interagindo de maneira que condicionam o desempenho de colaboradores. São eles:

  • capacidade (desenvolvimento);
  • ambiente (oportunidade);
  • esforço (motivação).

Como fazer a gestão de desempenho? Avaliando-os! Portanto, você deve criar metodologias focadas em cada um deles e integrá-las ao sistema de avaliação de desempenho.

Proporcione oportunidades de desenvolvimento

Também cabe à organização oferecer as oportunidades para que o colaborador se desenvolva e cresça. Dessa forma, é preciso que você invista em estratégias nesse aspecto, sendo que elas também devem ser o objetivo da avaliação implementada por meio do sistema de gestão de desempenho.

Crie indicadores

O seu sistema de avaliação deve ser contínuo e coerente. Assim, é possível trabalhar com indicadores acessíveis e que demonstram aquilo que você procura investigar.

Entenda bem o que a empresa espera dos colaboradores e foque nesses aspectos. Você pode investir em uma lista de competências organizacionais, assim como em habilidades essenciais para cada um dos cargos da sua empresa.

Além disso, você pode avaliar o ambiente organizacional, o clima da empresa, a liderança e a motivação da equipe. Com essas competências e características do trabalho em mãos, você é capaz de implementar um sistema de avaliação de desempenho eficiente na sua empresa.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

Gestão de Desempenho

Como preparar a empresa para a mudança?

Um novo sistema traz uma série de transformações para o seu negócio. Por isso, é importante que você prepare a equipe e a organização como um todo para essas mudanças. Descubra, agora, alguns elementos que você pode levar em consideração nesse momento.

Aproxime-se da equipe de TI

Ao implementar um novo sistema, a equipe de TI da sua empresa é a mais indicada para auxiliar no processo. Isso porque esses profissionais lidam com esse tipo de ferramenta o tempo todo, podendo se tornar grandes aliados.

Portanto, apresente, primeiro, o sistema para a TI da empresa e peça para que o setor analise a ferramenta e crie um plano de implantação. A partir daí, comece a difundir o software para as demais áreas.

Envolva os colaboradores

Os colaboradores precisam se sentir parte de todo o processo. Portanto, converse com eles antes de impor o sistema de gestão de desempenho.

Essa é a hora de explicar todos os benefícios da mudança e de deixar claro o porquê das alterações. Aproveite para coletar um feedback sobre as primeiras impressões da equipe de forma a fazer os ajustes necessários.

Capacite a equipe

Também é preciso capacitar a equipe para utilizar a nova ferramenta, principalmente os líderes. Caso contrário, você pode ter problemas na implementação, o que compromete a veracidade dos dados gerados.

Portanto, promova um treinamento e tire todas as dúvidas da equipe sobre o novo sistema de gestão de desempenho. Acompanhe de perto as primeiras semanas de implantação e garanta que todos estão utilizando o software de maneira adequada.

O sistema de gestão de desempenho pode ser o maior aliado da sua empresa na hora de gerar mais e melhores resultados. Isso cria um diferencial de mercado para o negócio, colocando a organização no rumo do crescimento contínuo e do sucesso.

Quer saber mais sobre esse sistema? Então, entre em contato com a SER agora mesmo e conheça todas as soluções em software de RH que temos para oferecer a você!

Deixar Um Comentário