Como funciona o Big Data no RH? Entenda de uma vez por todas!

2019-06-05T14:34:36-03:001 setembro, 2017|Talent Management, Tecnologia para RH|

O Big Data permite transformar dados em resultados reais para a gestão de pessoas. Por isso, as empresas mais bem-sucedidas já estão implementando essa técnica. Não fique de fora!

Hoje, muito se fala sobre o Big Data e seus benefícios, especialmente sobre sua contribuição para que as empresas tomem decisões mais ágeis e corretas. Mas sua aplicação no RH ainda é recente e até desconhecida por alguns gestores, então é crucial entendê-la!

Grosso modo, Big Data refere-se a um imenso volume de dados que podem ser estruturados, analisados e subsidiar tomadas de decisões estratégicas na empresa. No RH, esses dados podem vir de avaliações dos funcionários, softwares internos de gestão ou mesmo de fontes externas, como portais de vagas ou redes sociais.

Pensando no assunto e em sua importância, criamos um conteúdo especialmente para você. Nele, vai entender com clareza a aplicação do Big data no RH. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Reconheça talentos e desenvolva funcionários
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

Afinal, como funciona o Big Data no RH?

Existe uma grande quantidade de dados que giram ao redor das empresas. Eles podem estar relacionados ao desempenho dos funcionários, oferta de mão de obra, evasão de talentos, satisfação interna, absenteísmo etc. Tudo isso pode ser usado para tornar o RH mais eficaz. Mas a questão é: como fazer isso?

Primeiro, é preciso definir os dados mais importantes e que serão usados na análise. Como dito, esses dados podem ser coletados de sistemas internos ou de fontes externas — a internet. Depois, é preciso unificar esses dados em um único sistema e cruzá-los, gerando informações estratégicas. Com isso, será possível transformar dados em resultados reais!

Um exemplo de Big Data no RH seria cruzar as métricas internas sobre atração e retenção de talentos, os dados disponíveis na internet sobre oferta de mão de obra e oportunidades de trabalho. Depois, cruzá-los e analisá-los para identificar o posicionamento da empresa sobre o assunto, bem como construir um plano de ação.

Benefícios dessa ferramenta para a gestão de pessoas

São muitos os benefícios associados ao assunto. De um modo geral, permite que as empresas reduzam seus custos com falhas operacionais, otimizem o tempo gasto em cada tarefa, tomem decisões mais inteligentes e diferenciem-se no mercado.

Mas, no RH, é possível ter uma visão ainda mais específica. Esse departamento é beneficiado de diversas formas. A primeira, e mais expressiva, é sua clara transição para um setor realmente estratégico, que baliza as decisões tomadas em dados reais. Em meio a constante transformação do ambiente externo, essa é uma necessidade real.

Também é possível destacar a possiblidade de contratações mais alinhadas à cultura organizacional, redefinição de processos internos, desenvolvimento de melhores programas de treinamento e a retenção de talentos no ambiente interno.

Princípios para a utilização dos dados no RH

O acesso à dados é cada vez mais fácil. Por isso, hoje, não é preciso ser uma gigante da tecnologia para utilizá-los para subsidiar a tomada de decisões. Com bons softwares e acesso à internet, muita coisa já pode ser feita.

Mas é preciso compreender que, além de um grande volume de dados, outras coisas são cruciais na utilização do Big Data. Dentre elas: a veracidade dos dados utilizados, o valor atribuído a cada um deles e ao quanto esses dados são atuais, pois dados antigos podem conter informações obsoletas e, por isso, desnecessárias para a gestão de pessoas.

Reconheça talentos e desenvolva funcionários
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

Muitos gestores, no ímpeto de economizar, acabam por não utilizar essa ferramenta da forma correta e, consequentemente, não alcançam os benefícios desejados. Um grande erro. É importante contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

Gostou do nosso conteúdo? Entende a relação do Big Data com o RH? Agora, aproveite para entrar em contato conosco e ver como podemos te ajudar com o assunto!

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by