Confira como fazer contratações em startups

2019-06-05T15:55:20-03:0011 julho, 2017|Estratégia Corporativa, Talent Management|

 

Entenda como contratar talentos em sua startup, construindo uma marca empregadora e estruturando um processo estratégico de recrutamento e seleção!

Saber fazer boas contratações em startups é algo crucial, pois pessoas talentosas podem somar para construir um empreendimento realmente bem-sucedido. Mas é preciso saber estruturar esse processo com qualidade e construir uma forte marca empregadora.

Existem algumas vantagens e desvantagens para as empresas nascentes, e é preciso saber trabalhar com cada uma delas. O processo também pode variar de acordo com o estágio de maturidade da startup — se está iniciando, em crescimento ou se já é sólida no mercado.

Pesando em tudo isso, criamos um post para você. Hoje vamos falar sobre as principais atividades para fazer boas contratações em startups. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

1. Employer Branding: construa sua marca empregadora

Atualmente, são os talentos que escolhem onde desejam atuar, e não mais o contrário. Por isso, é indispensável saber como construir uma marca empregadora, capaz de atrair e engajar esses profissionais ao longo de todo o processo seletivo.

Para iniciar uma estratégia de Employer Branding, é preciso saber vender o seu “peixe”. Mostre porque sua startup é realmente um bom lugar para trabalhar, fale sobre a cultura organizacional, o propósito de atuação e qual problema buscam solucionar.

Outra dica para construir essa marca é apostar em benefícios não-financeiros, afinal, grande parte das startups não possuem muito dinheiro no caixa. Aposte em horários mais flexíveis, happy hour, uso não obrigatório de uniformes e assim por diante.

2. Faça a análise e descrição do cargo em aberto

É importante descrever o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes que o cargo vai demandar. Isso será muito relevante para contratar um profissional que tenha aderência à vaga em aberto.

Para isso, é fundamental contar com a ajuda do superior imediato pelo cargo. Assim, será possível ter uma descrição mais clara e eficaz. Leve também em consideração a própria cultura da startup, buscando profissionais com valores parecidos.

3. Estabeleça sua estratégia de recrutamento externo

O recrutamento externo é o processo pelo qual serão recrutados os profissionais que estão no mercado de trabalho para atuar em sua empresa. Quando esse processo é bem planejado, escolhendo bons canais de comunicação, é possível ter resultados épicos.

Atualmente, a divulgação da vaga geralmente é feita por meio das redes sociais (Facebook, LinkedIn ou Instagram) ou sites de recrutamento (SINE, Catho, 99jobs, InfoJobs etc.). Se possível, utilize um software que realize a integração de todas essas plataformas.

Também é possível pedir recomendações dos seus atuais colaboradores, para que eles indiquem profissionais que conheçam e apreciem. Dessa forma, os resultados serão ainda melhores.

4. Seja criterioso e paciente durante o processo de seleção

O processo de seleção é um pouco mais demorado, algumas empresas passam meses apenas nessa etapa. Isso porque é preciso ter paciência. Para se ter ideia, o Brasil está entre os 5 piores países do mundo para encontrar gente qualificada.

Nessa etapa, é importante que sua startup arquitete um processo de seleção composto de várias etapas, envolvendo: entrevistas à distância ou presenciais, testes psicológicos, dinâmicas em grupo, provas de conhecimento etc. Seja criterioso!

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

Veja, são dicas amplas e que podem ser aplicadas em sua startup. Atualmente, é importante utilizar a tecnologia a seu favor. Com um bom software é possível otimizar todo o fluxo de trabalho, tornando esse processo mais ágil e eficiente.

Agora que está por dentro do assunto e sabe como fazer boas contratações em startups, aproveite para continuar aprendendo. Siga-nos nas redes (LinkedIn, Facebook) e fique sempre por dentro das nossas novidades!