Conheça o BI e suas principais vantagens na Gestão de Pessoas

2021-06-29T12:35:30-03:0022 março, 2021|Gestão de Desempenho, Gestão de Pessoas|

Mensuração e análise de dados em Gestão de Pessoas não é mais uma tendência. É uma realidade. E na coleta e análise de dados, o BI (business intelligence), se tornou uma ferramenta estratégica das organizações. Conheça o BI e entenda suas principais vantagens para o RH.

Analisar dados relativos as pessoas e processos de uma organização é uma estratégica extremamente relevante. Sobretudo no que tange a longevidade e crescimento das empresas no mundo atual.

No entanto ao longo de todo o percurso de uma organização o acúmulo de informações e dados são imensos. E grande parte deles não podem ser descartados.

Sem dúvida, esses dados fazem parte da história dessa organização. Ou seja, são os responsáveis pelos direcionamentos necessários à tomada de decisões.

Mas dados isolados não são relevantes. Com toda a certeza, dados ganham relevância quando são analisados e se transformam em informação.

Fazer a análise desses dados e gerar informações é um dos pilares do BI (business intelligence).

Se você nunca ouviu falar sobre isso, ou já ouviu, mas não entende o que é e para que serve, esse artigo é para você.

O que é Business Intelligence?

BI (traduzido quer dizer inteligência de negócios) é um conjunto de técnicas, métodos, ferramentas e processos de coleta, armazenamento e análise de dados. Seu objetivo é otimizar o desempenho da organização.

As organizações usam o BI a fim de obter vantagens nos negócios através de tomadas de decisão inteligentes.

Ele permite uma visão holística da empresa, uma vez que coleta dados de setores diferentes. E não só do presente. O BI é capaz de coletar dados do passado, que podem contribuir para o entendimento da história da organização.

Dessa forma, o BI permite que a liderança tenha um conhecimento profundo do negócio. E assim sendo, tome decisões baseadas nesse conhecimento.

Mas para ser essa potência nas tomadas de decisão, o BI conta com a tecnologia. A partir do uso de softwares completos. Como resultado, esses softwares são capazes de gerar dados, agrupá-los, fazer a comparação deles e cruzar esses dados gerando informações.

É a análise de dados e informações de forma rápida, descomplicada, estruturada e altamente eficiente.

Dessa forma o BI faz parte de estratégias de gestão baseada em dados precisos. E visa construir vantagens competitivas que sustentem e gerem valor para o negócio.

Os pilares do Business Intelligence

Para entender como o BI funciona é preciso conhecer seus pilares:

  • Coleta de dados: aqui todas as informações da empresa são selecionadas e coletadas. E são classificadas de acordo com as características como produtividade, oportunidades etc.
  • Organização e análise: nessa fase do BI, os dados coletados são analisados e armazenados em bancos de dados. E ficam disponíveis para consulta e apresentação dos gestores através de plataformas ou softwares.
  • Ação e monitoramento: A partir desses dados, os gestores irão determinar os próximos passos da organização de acordo com o planejamento estratégico.

ebook gestão de pessoas

O BI na Gestão de Pessoas

O setor de recursos humanos tem investido na automatização de processos. Isso para garantir vantagem competitiva no mercado.

Afinal, a instabilidade e volatilidade do mercado tem impulsionado mudanças profundas na forma de fazer Gestão de Pessoas.

De fato, gerir pessoas se tornou um desafio frente essas automatizações e mudanças.

Nesse sentido o BI é uma ferramenta que possibilita a avaliação dos comportamentos humanos. Comportamentos esses que quando analisados, permitem que a empresa relacione as vantagens da utilização da tecnologia, aliada ao pensamento crítico e a subjetividade de capital humano.

No setor de recursos humanos utiliza-se o BI no People Analytics. Que em resumo, consiste na coleta e análise de dados voltados exatamente para a Gestão de Pessoas.

Assim sendo, o BI busca gerar valor diretamente sobre o capital humano da organização.

O BI nos processos de RH

A partir do uso do BI no setor de recursos humanos é possível abandonar relatórios extensos e complexos. E utilizar os dados coletados para mensurar o resultado do investimento da empresa no capital humano.

Em suma, o BI permite a mensuração através de relatórios dinâmicos e gráficos intuitivos. Tudo isso de forma rápida e confiável.

Veja a seguir alguns processos em recursos humanos onde é possível aplicar o BI.

1 – Recrutamento e seleção

A partir da coleta de dados que informam como sua empresa encontra os melhores candidatos, o BI promoverá a otimização desses processos. Através de indicadores, o BI pode indicar estratégias mais eficientes para recrutamento e seleção.

Nesse sentido é possível aumentar a eficiência da organização, contratando os melhores candidatos.

2 – Retenção de talentos

Através dos relatórios gerados pelo BI é possível entender o que motiva a saída dos colaboradores da organização. E até entender os comportamentos ligados os turnover e o absenteísmo.

Assim sendo, o BI possibilita que o gestor de recursos humanos formule ações de retenção de talentos.

3 – Engajamento

O engajamento é uma métrica de responsabilidade do setor de Gestão de Pessoas. E seus indicadores são de extrema importância para que a organização entenda o que motiva seus colaboradores.

Afinal é a partir do engajamento que eles desenvolvem comprometimento e entrega de melhores resultados.

Ferramentas de BI, nesse sentido, ajudam a levantar indicadores de engajamento, além de permitir o gerenciamento de carreira dos colaboradores.

4 – Indicadores de liderança

Com toda a certeza, a liderança é a principal responsável pelo desenvolvimento das equipes. Líderes de excelência desenvolvem equipes de alta performance.

Nesse sentido o BI ajudará os gestores a mapear as competências da liderança, através de métricas de eficiência. Com o propósito de acompanhar os pontos fortes e saber onde e como intervir no desenvolvimento da liderança.

5 – Clima organizacional

A partir do cruzamento de dados na aplicação de pesquisa de climas, é possível com o BI, ter informações exatas do nível de satisfação dos colaboradores.

Afinal, o employee experience é uma estratégia de retenção e engajamento da equipe. E suas informações uma vez analisadas, colocam a organização no caminho certo, para promover o fortalecimento da marca.

6 – Avaliação de competências

Com o uso do BI e as informações geradas por ele, é possível fazer o cruzamento de dados da avaliação de competências de seus colaboradores.

Dessa forma fica mais fácil saber onde e como intervir para garantir a eficiência e desenvolvimento de cada colaborador. E tudo isso usando dados precisos. Sem precisar assumir riscos com informações parciais ou pouco confiáveis.

ebook gestão de pessoas

E quais as vantagens do BI?

As vantagens? Além das já apresentadas aqui como levantamento de indicadores e métricas em RH, ainda é possível destacar:

  • o controle de custos;
  • mudanças de plano de acordo com a metas do negócio;
  • levantamento de dados confiáveis;
  • melhorias no processo decisório em Gestão de Pessoas;
  • redução de problemas como absenteísmo e turnover;
  • identificação de oportunidades de inovação e crescimento.

Em resumo, o BI é uma ferramenta de excelência para gerar oportunidades e valorização da empresa e de seus colaboradores.

Concluindo

BI na gestão de Pessoas nada mais é que inteligência artificial aplicada ao RH.

O BI surgiu para alinhar a inteligência cognitiva, transformação digital e competitividade nos negócios. E sua aplicação no setor de recursos humanos visa valorizar o capital intelectual da organização através da mensuração eficiente de dados.

No entanto não podemos ignorar que nem todos os dados gerados são importantes.

Visto que na vida de uma empresa gera-se diariamente milhões de dados. Precisa, nesse sentido, que o setor de recursos humanos tenha clareza de quais desses dados podem e devem aproveitar.

Afinal, o BI será o responsável por nortear ações estratégicas eficientes. E essas garantirão o sucesso do negócio.

E a aplicação do BI na Gestão de Pessoas não se resume ao que foi apresentado neste artigo. Ele participa de toda a vida da organização. Sua aplicabilidade é vasta e cabe aos gestores de RH fazerem melhor uso das informações disponíveis através desta ferramenta.

Quer conhecer mais sobre essa ferramenta fantástica e suas aplicações no setor de recursos humanos de sua empresa? Entra em contato conosco. A SER tem as melhores soluções em Gestão de Pessoas para sua equipe.

E se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhar em suas redes sociais.

E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Com ele você fica por dentro dos melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Deixar um comentário

Ir ao Topo