Desenvolvimento de liderança – Aprimorar para liderar efetivamente

2020-03-30T16:33:20-03:0029 October, 2012|Educação Corporativa|

Alguns líderes nascem “prontos” e vão mostrando seu potencial desde crianças, ao liderarem as brincadeiras e fazerem de seus amigos seguidores de suas ideias. Este talento nato é mérito de uns, mas não significa que a liderança não possa ser desenvolvida pelas pessoas que ainda não têm claro que possuem esta competência.

Muitos líderes nascem nas situações mais adversas, e descobrem nesse momento que têm potencial para liderar. Outros descobrem através do trabalho diário que esta habilidade precisa ser desenvolvida, tanto para alcançar melhores resultados, como para ascender na carreira e chegar a uma posição maior em sua empresa.

desenvolvimento de liderança é fundamental no processo de construção do líder efetivo. E se no passado os líderes iam se desenvolvendo à medida das necessidades apresentadas pelas empresas, hoje existem muitos cursos focados em aprimorar as competências de liderança que as organizações procuram e que os profissionais buscam para si. Isso inclui ainda desenvolver a capacidade de desenvolver os colaboradores, reconhecer e reter talentos, adequá-los à cultura organizacional e trazer os resultados planejados pela empresa.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Competências do Líder

Todo profissional que deseja alçar cargos de liderança deve obter competências essenciais como: comunicação clara e efetiva, boas relações interpessoais, saber orientar, delegar e acompanhar o trabalho dos seus colaboradores, compartilhar seus conhecimentos, dar feedbacks construtivos e ser um exemplo de conduta dentro e fora da empresa. Responsabilidade, carisma, criatividade, empreendedorismo e honestidade também são fundamentais neste processo.

Junte a todas essas habilidades experiências no trato com pessoas e equipes, saber lidar com a pressão e o estresse do ambiente empresarial, conhecimentos aprofundados sobre o mercado de atuação e a empresa, e também sobre as funções de cada um de seus liderados.

Se você busca encontrar melhores formas de liderança ou ascender a um cargo como líder em sua empresa, foque em aprimoramento. Invista em cursos, e especialmente em formações com foco na Liderança com Coaching, que auxilia o autoconhecimento e desenvolvimento de líderes diferenciados – o Líder Coach. Um profissional focado não apenas nos resultados financeiros, mas também no crescimento de seus liderados, na gestão efetiva das pessoas e no aprimoramento do capital humano.

 

Por José Roberto Marques para o RH.com.br

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. […] no trabalho diário, benefícios complementares, melhore o processo interno de comunicação, invista na liderança pelo exemplo etc. As medidas ideais podem variar de acordo com a cultura de cada empresa, mas reflita sobre […]

Leave A Comment

Go to Top