O que é employer branding e como aplicá-lo de forma efetiva?

2020-04-06T11:12:04-03:0010 November, 2017|Estratégia Corporativa, Gestão de Talentos, Talent Management|

O Employer Branding é uma importante estratégia da gestão de pessoas, capaz de converter resultados incríveis para o negócio. Hoje, vai descobrir  o que é employer branding e como aplicá-lo, garantindo a atração e a fidelização dos talentos!

O que é Employer Branding? Entender isso é o primeiro passo para a construção de uma boa estratégia. Esse nome vem do inglês e significa “marca empregadora”. Representa um conjunto de ações estratégicas com o objetivo de otimizar a forma como a empresa é percebida pelos profissionais talentosos, seja para atraí-los, seja para retê-los na companhia.

Além disso, com essa estratégia, é possível aumentar o senso de pertencimento dos profissionais, bem como o comprometimento e motivação. Agora que já sabe o que é Employer Branding, é hora de descobrir os principais passos para aplica-lo. Boa leitura!

Estabeleça um propósito claro para o trabalho

Toda empresa deve ter um propósito para atuar, e isso não significa “obter lucro” — até porque isso é um resultado, não propósito. Esse elemento significa dizer o “por que” a empresa existe, e em que ela contribui para tornar o mundo/comunidade ou a vida dos seus clientes melhor.

Um ótimo exemplo são as companhias que possuem causas socioambientais, contribuindo para preservação do meio ambiente ou beneficiando determinado segmento social. Um caso interessante é o da Natura Cosméticos, que possui forte viés de preservação à natureza.

Defina os canais adequados para comunicação

É preciso que os talentos entendam que a empresa é realmente boa, que contribui com causas sociais e possui um propósito grande e desafiador. Para tanto, deve-se definir os melhores canais de comunicação com foco no público-alvo, que pode ser interno ou externo.

Remuneração

Para os talentos que estão dentro da empresa (funcionários), é possível usar murais de recados, aplicativos mobile e redes sociais corporativas. Para os que estão fora, e deseja atrair, é possível usar as redes sociais ou a página de carreiras da empresa, o famoso “trabalhe conosco”.

Invista no bem-estar dos funcionários

A qualidade de vida na empresa é um dos aspectos mais importantes para a atração e retenção de talentos, afinal, ninguém quer passar a maior parte do seu dia em um ambiente estressante. Segundo pesquisa, companhias que investem nisso são, em média, 76% mais atraentes.

Então ofereça mais flexibilidade no trabalho diário, benefícios complementares, melhore o processo interno de comunicação, invista na liderança pelo exemplo etc. As medidas ideais podem variar de acordo com a cultura de cada empresa, mas reflita sobre essas dicas.

Construa uma página de carreiras

A página de carreiras possui um importante papel na estratégia de Employer Branding, pois funcionará como um cartão de visitas. Na página, é possível compartilhar as vagas em aberto, bem como informações sobre o empreendimento (missão, visão etc.) e seus funcionários.

As maiores empresas já possuem suas páginas. Ela pode ser criada pela própria empresa, como o famoso “trabalhe conosco” da AmBev ou Coca-Cola, ou subsidiada no LinkedIn e em outros portais de vagas, estratégia usada pela Google e a Braskem.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Com uma boa marca empregadora será possível multiplicar os resultados de atração e retenção de talentos, garantindo que fiquem por muito mais tempo na empresa. No final, sua empresa será um imã de talentos!

Gostou do conteúdo? Entende o que é Employer Branding? Aproveite para nos seguir nas redes sociais LinkedInFacebook, e acompanhar sempre as nossas novidades. Vamos lá!

Compartilhar este Artigo

Go to Top