5 principais tendências em RH que você não pode deixar de conhecer

2020-03-04T16:43:19-03:0024 maio, 2018|Gestão de Pessoas|

São muitas as novidades e tecnologias que estão mudando a forma de se trabalhar com RH. Conheça as principais tendências para o setor em 2018!

Cada vez mais estratégico e digital, o setor de Recursos Humanos tem ganhado destaque e influenciado diretamente no sucesso ou no fracasso das empresas. Para manter as pessoas da sua organização motivadas, você precisa se atualizar e estar por dentro das principais tendências em RH para este ano.

Essas tendências não estão relacionadas apenas ao surgimento de novas tecnologias — como softwares de recrutamento e o People Analytics —, mas também de novos hábitos e práticas que acompanham a evolução dos negócios.

Neste post, você vai conhecer 5 tendências que estão mudando a forma de gerenciar pessoas nas organizações. Acompanhe!

1. Tratamento de dados para gestão

Uma das maiores tendências em RH é o uso de dados na gestão estratégica de pessoas. O setor é responsável por diversas decisões importante e não pode tomá-las apenas por intuição. É preciso de um embasamento que guie a tomada de decisão.

Conhecida como People Analytics, essa prática usa uma série de fonte de dados, como planilhas, sistemas de gestão ou a própria internet. O importante é que eles sejam verídicos e volumosos o suficiente para munir o profissional de argumentos.

2. Seleção de candidatos “às cegas”

Outra tendência em RH é a seleção às cegas, em que a meta é contratar pessoas ideais para o cargo independentemente de idade, cor ou gênero. A ideia ainda é recente no Brasil e poucas empresas a aplicam, mas tem ganhado força.

Tudo começa com o chamado currículo cego, no qual informações como idade, cor, endereço ou gênero não aparecem. Os candidatos são avaliados por suas competências técnicas e comportamentais. O mesmo princípio é aplicado a testes de raciocínio lógico e de conhecimento. Se for aprovado, o candidato é convocado para entrevista presencial.

ebook dados e produtividadePowered by Rock Convert

3. Uso de inteligência artificial

O uso da inteligência artificial (IA) também tem se tornado cada vez mais comum. Ela automatiza processos, acelera as tarefas e garante melhores resultados. Pesquisas indicam que mais de 30% das equipes de RH já usam IA.

Há uma infinidade de possibilidades para sua aplicação. É possível, por exemplo, automatizar a triagem dos currículos de candidatos, criar dashboards inteligentes ou, ainda, gerar análises e relatórios automáticos de desempenho.

4. Construção da marca empregadora

No intuito de encontrar e contratar talentos — uma tarefa difícil —, os setores de RH preocupam-se com a construção de uma forte marca empregadora. Do inglês “Employer Branding”, o objetivo desta prática é tornar a empresa um ímã de gente acima da média.

Assim como em uma marca normal, existem diversos passos para construir uma marca empregadora de sucesso. Uma das principais etapas é a construção da página de carreiras, onde se compartilha informações da empresa e das vagas abertas.

5. Plataforma para gestão de pessoas

Também é preciso destacar o uso cada vez maior de plataformas modernas, que podem ser acessadas de qualquer lugar e em qualquer dispositivo (como um smartphone, por exemplo). Elas permitem a centralização da comunicação com a equipe, o acompanhamento dos KPIs e a definição de metas desafiadoras.

As tendências em RH estão mudando o cenário do setor em 2018. É importante ressaltar que, para adaptá-las à realidade da sua empresa, você não necessariamente precisa usar a tecnologia. Ao se inspirar e estudar mais a fundo essas práticas, você pode extrair ideias para otimizar seus processos e garantir melhores resultados.

E aí, conhece alguém que também precisa se atualizar nas tendências em RH? Compartilhe o artigo em suas redes sociais!