Entenda qual é o papel do RH na cultura organizacional de uma empresa

2019-05-17T14:51:36-02:0021 fevereiro, 2018|Educação Corporativa|

A cultura organizacional de uma empresa serve basicamente para moldar, estabilizar e fornecer estrutura e significado para os membros da equipe.

Refere-se às crenças e aos valores de uma organização e ao clima e às práticas desenvolvidas em torno das pessoas que a integram.

Nem sempre é fácil fazer com que todos os colaboradores assimilem tal cultura, já que há diferenças entre as personalidades e os estilos dos indivíduos. Por causa disso, o RH tem grande importância nessa tarefa.

Saiba, no post de hoje, qual é o papel e quais os impactos que o setor de RH provoca na cultura organizacional de uma empresa, bem como em que áreas ele atua com mais ênfase para a valorização dessa cultura.

Criação da cultura organizacional

O papel do setor de RH inicia na própria construção da cultura organizacional de uma empresa.

Ele é o responsável por apontar a importância do elemento humano dentro da organização e os aspectos da gestão de pessoas que não podem ficar de fora durante essa criação.

O RH é o setor que vai pensar na priorização do indivíduo e em suas habilidades e potencialidades, além de se preocupar com questões ambientais e sociais, como inclusão e diversidade.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Definição de políticas e regras

O setor de RH precisa pensar em regras e políticas que representem a cultura organizacional em todos os seus processos, como:

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Cargos e salários;
  • Remunerações e benefícios;
  • Segurança e saúde;
  • Planos de carreira;
  • Relações trabalhistas.

É papel dos profissionais da área fazer com que essas regras estejam em sintonia com os valores da instituição, mas também com os da sociedade, tendo o respeito e a transparência como bases.

Processos de comunicação

O RH também é um dos principais responsáveis por disseminar informações dentro da empresa, portanto, deve se comprometer em compartilhar, por meio dos canais de comunicação internos, os pilares da cultura organizacional.

Dessa forma, todos os colaboradores poderão assumir uma conduta comum, dentro do que for proposto.

Isso pode ser feito a partir da criação de eventos, de programações especiais e de campanhas educativas, no intuito de que todos os membros da organização possam falar a mesma língua e entender claramente sobre a cultura organizacional.

Construção de equipes

A cultura organizacional precisa se fazer presente antes mesmo de um profissional entrar para a equipe, ou seja, desde os processos de recrutamento e seleção.

Essa é a melhor estratégia de construir uma equipe com talentos que vão aderir às características da empresa e não apresentar dificuldades de adaptação.

Nessa etapa, o setor de RH é, então, o responsável por alinhar o perfil dos profissionais à cultura da empresa.

Agindo assim, evitam-se problemas diversos, como absenteísmo e rotatividade, além de se promover mais produtividade e se conseguir alcançar uma equipe de alta performance.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Desenvolvimento dos profissionais

Como cada empresa tem as suas especificidades e particularidades, faz parte das funções de RH treinar novos membros da equipe e buscar o aperfeiçoamento dos demais colaboradores para exercerem com eficiência as suas atividades.

O treinamento consiste em ensinar para que determinada pessoa torne-se apta ao exercício de suas funções.

Já o desenvolvimento e a capacitação tratam não apenas da aquisição de conhecimentos e habilidades, mas também de estímulo à motivação, ao comprometimento e ao senso de pertencimento.

Quando o RH se utiliza de uma cultura organizacional assertiva, promove abertura para que os colaboradores inovem e usem a sua criatividade, sendo mais participativos e engajados.

Por isso, é importante sempre investir em planos de desenvolvimento pessoal, maximizando competências e minimizando deficiências.

Ficou claro sobre como o RH atua na cultura organizacional de uma empresa?

Se você gostou dessas informações, siga as nossas redes sociais, o Facebook e o LinkedIn, e fique por dentro de tudo o que falamos por aqui!

Deixar Um Comentário