Conheça o funil de recrutamento e suas vantagens

2021-06-18T11:44:24-03:0017 junho, 2021|Gestão de Pessoas|

O funil de recrutamento é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento de métricas importantes para a Gestão de Pessoas. Quer saber como? Acompanhe a gente nesse artigo.

Processos de atração e seleção de pessoas são vitais para garantir um time de excelência que se compromete com os resultados da organização. Daí a necessidade de que esses processos sejam bem planejados e capazes de atrair os melhores candidatos.

Já falamos em um outro artigo sobre a importância do employer branding para os processos de atração de talentos. Afinal, sua empresa se torna o sonho dos candidatos através da forma como ela lida com o cliente interno.

No entanto, employer branding não é uma ação isolada. Acima de tudo, é preciso uma mudança no jeito de ser da empresa, que começa desde os processos de atração e seleção de talentos.

Baseado nisso, e inspirado no Marketing, que utiliza o funil de vendas para acompanhar a trajetória de um Lead no negócio, o setor de recursos humanos tem utilizado o funil de recrutamento. O intuito é acompanhar a experiência do candidato durante todo o processo, da atração à contratação, garantindo com isso, a avaliação e melhoria das práticas do RH.

Funil de recrutamento: a jornada do candidato

Em se tratando de recrutamento e seleção, o grande desafio do setor de recursos humanos é promover um processo estruturado, com resultados de excelência no alinhamento cultural entre candidatos e empresa. Afinal, o melhor processo de recrutamento e seleção é aquele que garante a aquisição de um time coeso, comprometido e capaz de promover o crescimento organizacional através de um trabalho de excelência.

Nesse sentido, o funil de recrutamento é uma ferramenta de apoio ao processo de recrutamento e seleção, que busca criar uma imagem desse processo e facilitar seu andamento.

Em resumo, o funil de recrutamento é uma representação gráfica do processo de recrutamento. Permitindo ao setor de recursos humanos uma melhor visualização de todas as etapas e a análise crítica de cada uma delas, inclusive mostrando as taxas de conversão.

Assim sendo, é possível saber quantos candidatos participaram do processo, em qual etapa houve maior evasão de candidatos e assim, entender como o processo pode ser otimizado nas próximas contratações. Aqui, informações relevantes serão coletadas, como por exemplo, quantos candidatos é preciso atrair, para conseguir finalizar um processo de seleção e contratar um talento.

Portanto, assim como o funil de vendas representa a jornada do Lead no Marketing, o funil de recrutamento oferece ao setor de recursos humanos a jornada do candidato, desde a atração até a contratação do talento.

Quais as vantagens do funil de recrutamento?

Com o funil de recrutamento é possível fazer o gerenciamento das vagas e dos candidatos, obtendo com isso, maior clareza do processo de recrutamento e seleção e maior confiabilidade do resultado.

Dessa forma, a vantagem do funil de recrutamento é acompanhar a jornada do candidato e assim, ter a possibilidade de selecionar o melhor candidato. Assim, levando em consideração não só suas habilidades e competências, mas também seu alinhamento com a cultura organizacional.

E quais são as principais etapas do funil de recrutamento?

O funil de recrutamento, assim como o funil de vendas, tem três etapas principais: topo, meio e fundo do funil.

1-Topo do funil

No topo do funil estão registradas as informações referentes a atração de candidatos e triagem de currículos. Nesse estágio é de grande importância o cuidado com as informações de divulgação da vaga. Quanto mais claras e completas forem as informações, maiores serão as taxas de conversão.

De fato, no topo do funil de recrutamento, suas ações de employer branding tem um efeito potencializador de sucesso. Recrutadores que são embaixadores da marca, transparentes e possuem comunicação ativa tem maiores chances de atrair os melhores candidatos.

Em resumo, o topo do funil é o momento de cativar os candidatos. E isso é feito através de anúncios que transmitam a eles confiança, informações relevantes, uma imagem positiva da empresa no mercado e as propostas de valor para o candidato.

Como resultado, quanto maior o número de candidatos interessados, maiores as chances de selecionar um talento para sua vaga.

Outro ponto importante do topo do funil de recrutamento é a triagem de currículos. Essa é uma tarefa minuciosa, já que a partir dela que será possível identificar os talentos que participarão das próximas etapas.

Nesse momento a utilização de softwares de triagem e alinhamento cultural com os candidatos, elimina possíveis vieses pessoais no processo. O uso de tecnologias nesse momento otimiza o processo e facilita a identificação dos candidatos mais alinhados à vaga.

ebook gestão de pessoas

2- Meio do funil

Após a etapa de triagem dos currículos e redução do número de candidatos para sua vaga, no meio do funil de recrutamento, é hora de analisar manualmente os currículos dos candidatos aprovados para a próxima etapa: a entrevista.

É muito importante que o setor de recursos humanos disponibilize o modelo de entrevista que melhor atenda ao perfil de candidatos que se busca e  as descrições da vaga. Podemos usar diversas possibilidades em conjunto, para garantir uma decisão mais assertiva.

Dessa forma é possível inserir no processo entrevista presencial ou online, testes de habilidade e perfil profissional, dinâmicas de grupo ou jogos interativos.

No cenário atual de pandemia, o cuidado do setor de recursos humanos na escolha de alternativas que possibilitem as interações, respeitando, no entanto, o distanciamento e medidas de segurança, funciona como um fator de fortalecimento da marca, ao demonstrar sua preocupação social com os candidatos.

3- Fundo do funil

Finalmente, o fundo do funil de recrutamento é a decisão final do setor de recursos humanos juntamente com o gestor da área responsável pela vaga.

Avançadas todas as etapas do meio do funil, esse é o momento de inserção do novo profissional na empresa e passa-se as etapas de integração.

O que é possível analisar no funil?

O funil de recrutamento permite o levantamento de diversos índices de grande relevância para o setor de recursos humanos.

Dentre os principais índices podemos destacar:

  • Índices de atração e conversão
  • Custo médio por contratação
  • Tempo médio de contratação
  • Índices de turnover, entre outros.

Em posse desses dados é possível analisar o employer branding e o employee experience da empresa. Afinal, se os índices de atração forem muito baixos, ou os índices de turnover altos, o setor de recursos humanos encontrará seu foco de atuação mais efetiva. Dessa forma será possível promover ações que trabalhem a marca empregadora ou enfatizem a melhoria dos processos de recrutamento e seleção e até o clima organizacional.

No entanto é preciso decidir quais métricas acompanhar, afinal, o funil de recrutamento oferece uma infinidade de índices que podem influenciar as ações em Gestão de Pessoas.

Concluindo

Apesar da apresentação realizada aqui, é importante esclarecer que não existe uma estrutura pré-determinada para o funil de recrutamento e nenhuma etapa é obrigatória. Cabe ao setor de recursos humanos definir a que melhor atende a necessidade dele. Levando em consideração quais métricas serão relevantes para aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção e otimizar as contratações da empresa.

Em suma, o funil de recrutamento é uma metodologia de gerenciamento desse processo que permite que ele se torne assertivo, prático e contribua para diminuir os índices de turnover da empresa. Assim, promover a excelência na formação de equipes de alta performance.

Sua aplicação é simples e fácil. No entanto é preciso que seus dados sejam constantemente acompanhados para possibilitar resultados eficientes.

Nesse sentido, para um melhor desempenho do funil, a utilização de softwares de RH, podem contribuir de maneira exponencial com o setor de recursos humanos. Principalmente nos estágios de triagem e alinhamento cultural.

Quer conhecer a ferramenta ideal para apoiar seu RH em todas as etapas do funil de recrutamento? Entre em contato com a SER e conheça nossa solução em Gestão de Pessoas totalmente customizada à necessidade e cultura da sua empresa.

E se você gostou desse artigo, assine nossa Newsletter e receba conteúdos semelhantes diretamente em seu endereço eletrônico.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. Vendas enterprise - Solução Casting 14 de setembro de 2021 em 10:01- Responder

    […] por exemplo o que aquele lead faz no dia a dia, pelo que ele posta no LinkedIn, é essencial. É interessante também ver […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo