5 indicadores de clima organizacional ideais para a sua empresa

2019-05-16T10:45:18-02:0011 abril, 2019|Gestão de Pessoas|

O clima organizacional é um fator determinante para a felicidade no trabalho e para um bom desempenho dos funcionários! Confira quais são os principais indicadores para medi-lo neste artigo.

O clima organizacional é um ótimo termômetro para as organizações. Em um ambiente de trabalhado harmonioso e produtivo, os funcionários têm um desempenho melhor e as relações de trabalho são baseadas na confiança e no respeito.

Trabalhar em um local organizado e ter as ferramentas necessárias para desenvolver as tarefas fazem a diferença. Mas, além do espaço físico e dos instrumentos de trabalho, existem outros componentes que influenciam no clima organizacional.

É para aferir se as coisas andam bem na sua instituição que existem os indicadores de clima organizacional. Com essas métricas você descobrirá se é preciso realizar mudanças e em que é preciso mexer. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Um acompanhamento constante

Primeiro entenda que, para garantir uma boa gestão, além de definir os indicadores de clima organizacional, é preciso medi-los com uma periodicidade frequente. Acompanhar esses indicadores é essencial para entender os rumos que a organização está tomando. Por isso, programe-se para implementar essa rotina nos seus afazeres.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

Com base nessas métricas, o RH pode atuar de forma estratégica. Com os dados em mãos é possível melhorar a comunicação interna, a motivação dos trabalhadores e o engajamento dos funcionários, por exemplo. O bem-estar no trabalho e a satisfação dos colaboradores é fundamental, afinal, os empregados são os primeiros clientes de qualquer empresa.

Os indicadores de clima organizacional trarão todos os elementos que você precisa para uma gestão humana e voltada não apenas para os resultados, mas também para o colaborador. Confira a seguir as principais métricas para entender o clima organizacional!

1. Absenteísmo

Se sua empresa tem um número alto de funcionários que faltam regularmente ou, então, que sempre chegam depois do horário, cuidado. Esse é um indicativo de que o clima organizacional não vai bem. Esse colaborador pode ter desenvolvido um bloqueio por não se sentir confortável no ambiente de trabalho. Mesmo um histórico de doenças pode ser reflexo de um ambiente complicado.

2. Turnover

Quando a rotatividade de funcionários é muito alta é preciso entender os motivos disso. Pode ser reflexo de um recrutamento mal feito ou, então, de uma falta de perspectiva de crescimento dentro da organização, por exemplo. Entrevistas de desligamento são uma importante ferramenta dentro desse processo de entendimento.

3. Qualidade de feedback

Esse indicador é importantíssimo. Ao dar o retorno sobre uma avaliação de desempenho, não deixe o funcionário no escuro. Seja claro, objetivo e respeitoso em suas colocações. O feedback precisa acrescentar algo à vida do trabalhador. E lembre-se de elogiar um bom trabalho na mesma proporção em que é preciso apontar os erros. Silêncio não é sinônimo de elogio.

4. Plano de carreira

Ter um plano de carreira estruturado que permita ao colaborador alinhar suas expectativas, projetar o crescimento e trabalhar para que isso aconteça motivará sua equipe. Vislumbrar a ascensão profissional e conhecer o trajeto a ser percorrido para conquistar os objetivos, sabendo das oportunidades e também dos desafios, contribui para um bom clima organizacional.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

5. Produtividade

A produtividade é um dado muito analisado pelas empresas, pois tem reflexo direto nos resultados da organização. Aumentar esse indicador é a busca de todo gestor. Deixamos ele por último para demonstrar que o aumento da produtividade é um efeito positivo de uma boa gestão de todos os outros indicadores. Um trabalhador satisfeito e bem assistido pela empresa superará as expectativas com certeza!

Viu como os indicadores de clima organizacional envolvem toda a estrutura da organização? Você só terá os resultados almejados se a empresa como um todo andar bem. Para isso, é preciso escolher bons líderes, ter um RH competente e atuante e oferecer benefícios e boas condições de trabalho aos colaboradores.

Coletar todos esses dados pode ser um grande desafio, mas todo esse processo é facilitado pela tecnologia. Com a ferramenta ideal e uma plataforma inteligente, os gestores terão todas as informações necessárias e estarão aptos a tomar as decisões estratégicas acertadas.

Gostou deste artigo? Então siga as nossas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook e no Linked In.