A aspiração de carreira está relacionada ao desejo de realização pessoal.  São objetivos e metas estabelecidas como essenciais para que um profissional se mantenha motivado e também engajado com as diretrizes da empresa. Veja agora alguns pontos que podem te ajudar a entender e lidar melhor com elas.

 

Pretensões:

Toda empresa precisa saber quais são as pretensões de seus colaboradores!

Um dos motivos que desmotivam os colaboradores, é quando eles não possuem uma expectativa de futuro e de crescimento dentro da empresa. Por isso é muito importante criar diretrizes claras e transparentes a respeito das possibilidades de crescimento existente nas áreas. A finalidade de é de adequar as expectativas ao momento em que se encontra a organização.

Existem diversos tipos de aspirações que movem as pessoas. Dentre elas está a capacitação profissional, ser promovido a um cargo melhor, se tornar um líder dentro de sua área, abrir o seu próprio negócio, obter sucesso na carreira de forma geral, etc.

 

Conheça seus colaboradores:

Por isso é muito importante que você conheça muito bem os seus colaboradores, pois uma pessoa pode variar suas aspirações de acordo com o momento em que vive. Isso varia principalmente de acordo com a idade. Para isso, é necessário que sua empresa abra canais de comunicação sobre as aspirações de carreira. Eles possibilitam ouvir e conhecer melhor os profissionais e seus desejos de crescimento.

Aprenda como Melhorar seus Processos

com as Melhores Práticas!

Guia sobre: gestão de pessoas na empresa

BAIXE EBOOK GRÁTIS

Com o passar do tempo, a pessoa vai mudando, amadurecendo e almejando novas coisas, ou seja, as aspirações de um jovem, que começou agora a trabalhar são diferentes de uma pessoa com uma certa experiência de mercado. São pessoas em momentos de vida diferentes, que vivem em realidades diferentes. Não tem como você trabalhar com esses dois tipos de colaboradores da mesma forma.

 

Perigo da frustração:

Um problema recorrente nas empresas é a frustração, quando a pessoa possui uma aspiração profissional na qual não consegue alcançar. Isso só ocorre quando não existe um alinhamento claro entre as expectativas do profissional com as diretrizes da empresa.

É preciso que todos tenham aspirações possíveis, alcançáveis e que se encaixem dentro das diretrizes da empresa. Isso prejudica muito a motivação e engajamento com a empresa.

 

Plataforma SER:

Para saber quais são as aspirações de carreira que seus colaboradores possuem, é algo muito simples. É uma informação que é possível obter através de relatórios individuais por exemplo. É importante também prever o índice de turnover através de questionários e avaliações que consigam identificar a possível “fuga” de talentos.

Na plataforma é possível inserir de forma ágil, fácil e constante as principais intenções do profissional em relação a sua carreira. Portanto, a empresa consegue ter acesso as informações de traçar planos de carreira personalizados para cada profissional e/ou cargo chave.

Tudo isso é possível através da Plataforma SER que funciona como um canal de abertura muito grande entre empresa-funcionário de uma maneira muito simples. A plataforma de gestão de pessoas facilita para que colaboradores e gestores avaliem, em tempo real, projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho. Saiba mais!