Entenda o papel da inteligência emocional na gestão de pessoas

2022-04-14T09:40:09-03:0010 April, 2019|Gestão de Pessoas|

A inteligência emocional é uma habilidade muita buscada nos colaboradores, pois traz excelentes resultados para as organizações. Conheça mais sobre esse assunto, que merece atenção e investimento!

Somos, acima de tudo, seres emocionais. Nossas emoções mais primitivas, nascem conosco e vão se desenvolvendo ao longo da nossa existência. Desde a frustração do bebê separado da mãe no parto, até a velhice, vivemos as mais diferentes emoções.

Certamente, as emoções refletem em todos os âmbitos da nossa vida. E no ambiente de trabalho, não é diferente. Apesar do ambiente organizacional exigir foco e postura mais profissional, é impossível dissociar cognição e emoção.

Por isso, os gestores já entenderam que promover o autoconhecimento e o amadurecimento emocional impacta positivamente nos resultados das organizações. E, é exatamente o autoconhecimento que permitirá ao colaborador desenvolver uma habilidade extremamente necessária à manutenção das relações humanas no trabalho: a inteligência emocional.

A inteligência emocional nunca foi tão valorizada no ambiente corporativo como agora. A capacidade de identificar as emoções e saber lidar com elas, faz com que os profissionais consigam ter um relacionamento saudável e colaborativo com os colegas. Além de um desempenho que supere as expectativas.

Desenvolver essa competência permite lidar melhor com situações de estresse. Ajuda a passar por momentos de crise e a reagir bem em situações de pressão. Esses são só alguns motivos de porque a inteligência emocional tem assumido um papel importante para os negócios.

Siga a leitura e conheça mais algumas razões!

Um instrumento de gestão de pessoas mais humano

Organizações que têm um olhar diferenciado para a saúde mental do colaborador colhem bons frutos. Cada vez mais, os gestores têm entendido que uma rotina exageradamente atribulada, com afazeres ininterruptos e cobranças em excesso, prejudicam o trabalhador e, consequentemente, os resultados.

Preencher cada minuto do horário de trabalho com tarefas e mais tarefas não dará o tempo necessário para respirar e pensar sobre o que está sendo feito, o que pode ajudar a aflorar qualquer sentimento negativo que esteja rondando esse funcionário.

Incluir um tempo para higiene mental e o atendimento de um profissional capacitado, para que o colaborador possa dirimir dúvidas e dividir os receios e as conquistas, fará com que a percepção que ele tem do mundo e de suas emoções aumente. Por isso, psicólogos são peças fundamentais em um departamento de RH.

Mas não basta disponibilizar o profissional ou criar processos menos burocráticos. Mesmo nas empresas com grande investimento tecnológico e processos automatizados, as pressões por resultado e alcance de metas podem parecer sufocantes.

Dessa forma, é preciso ajudar a equipe a criar um repertório de proteção as pressões relacionadas ao trabalho. E isso pode e deve ser feito, a partir do desenvolvimento da inteligência emocional.

Afinal, essa é uma habilidade que permite o manejo eficiente das condições de trabalho e ainda permite que as relações humanas dentro da organização sejam bem trabalhadas.

Com isso, podemos afirmar que, uma equipe de RH dotada de inteligência emocional é capaz de promover uma gestão de gestão mais humanizada. Por sua vez, líderes e colaboradores são capazes de entregar resultados exponenciais, sem sacrificar a saúde mental dos membros da equipe.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Os benefícios do investimento em inteligência emocional

Ter um setor de recursos humanos que atue de forma estratégica e que conte com uma equipe multidisciplinar não pode ser visto como um luxo nas empresas. Investir em tecnologia e capital humano para o RH é fundamental, e refletirá em todos os outros setores.

Certamente, o setor recursos humanos é o motor das organizações e precisa assumir esse protagonismo. Os investimentos em mão de obra qualificada e em um profissional que ajude a desenvolver a inteligência emocional da equipe é irrisório frente às vantagens dessa prática.

Afinal, um empregado que lide bem com as emoções saberá separar as questões pessoais e profissionais, tendo uma vida saudável dentro e fora da empresa.

Dessa forma, promover a felicidade do colaborador é tão eficiente para o engajamento com a empresa e para a satisfação no trabalho quanto promover treinamentos e capacitações.

Em resumo, um funcionário que conheça seus pontos fortes e fracos, que saiba passar por momentos difíceis sem se deixar abater, além de comemorar os bons momentos sem ser levado pela euforia e perder o foco, entregará o que tem de melhor para a empresa.

O autoconhecimento, uma ferramenta de desenvolvimento

No entanto, para atingir esse patamar, o colaborador precisa se conhecer.

Com o crescimento do entendimento de si próprio, a compreensão do outro e o exercício da empatia crescem junto. Quando a equipe é composta por pessoas que sabem se colocar no lugar do outro e enxerguem no colega um companheiro e não um adversário, diferentes personalidades convivem harmoniosamente e o clima organizacional é o melhor possível.

Portanto, o primeiro passo para desenvolver inteligência emocional na equipe, é através do autoconhecimento. E isso pode ser estimulado pelo RH, através de avaliações de desempenho que envolvam a autoavaliação a avaliação dos pares, como a avaliação 360, por exemplo.

Além disso, é possível oferecer feedback como ferramenta de autoconhecimento, cruzando os dados das avaliações e permitindo com isso que o colaborador tenha uma visão mais transparente de si e do outro.

Certamente é esse autoconhecimento que permitirá que o colaborador identifique com mais clareza suas emoções e lide com elas de forma mais madura. Com isso, ele terá melhores condições de autocontrole e permitirá que situações de estresse e dificuldades com a rotina de trabalho sejam oportunidades de aprendizado e crescimento.

Inteligência emocional na tomada de decisão

Como se tudo isso não bastasse, um profissional com alta inteligência emocional tem clareza nas decisões. Considerando o número infinito de decisões que são tomadas diariamente no ambiente organizacional, as decisões mais assertivas são aquelas em que emoção e razão estão em equilíbrio.

Sendo assim, profissionais dotados de inteligência emocional possuem uma tomada de decisão mais eficaz, quando comparados àqueles que agem baseados apenas em suas emoções momentâneas. E, certamente, estão mais preparados para formular estratégias e propor ações para alcance de resultados.

Estratégias bem implementadas e claramente difundidas na organização são ferramentas importantes de redução de custo, otimização de processos e pavimentam o caminho para o sucesso.

Dessa forma, podemos afirmar que uma gestão de pessoas preocupada com a inteligência emocional dos funcionários atrai novos colaboradores, diminui indicadores como absenteísmo, turnover e reclamações trabalhistas, e aumenta muito a produtividade, a motivação e o engajamento da equipe.

Por isso, dar o devido valor à inteligência emocional é um item obrigatório nas empresas que se destacam no mercado! Outra ferramenta imprescindível para as organizações é a matriz de talentos. Com ela, você avalia e desenvolve sua equipe de forma eficiente, e garante os melhores talentos! Interessante, né?

Aprendendo com os erros

Concluindo…

Com certeza, diante de tudo isso, fica clara a importância de desenvolver inteligência emocional em seu time de talentos.

Além disso, é preciso se atentar para os processos de trabalho e oferecer aos seus colaboradores condições de atuarem de forma eficiente e otimizada. Pensando nisso, para permitir o desenvolvimento estratégico do seu RH, que tal investir em tecnologia e automação de processos?

A contratação de softwares de RH permite que sua equipe disponha de tempo para investir em ações em gestão de pessoas, como o desenvolvimento de inteligência emocional na equipe.

Pensando nisso, que tal conhecer a ser e nossas soluções para RH? Com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para a gestão estratégica de pessoas, a SER tem a solução certa para o RH da sua empresa.  Entre em contato conosco e conheça um mundo de possibilidades.

E se o que você quer é ficar por dentro de todas as novidades em gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa Newsletter. Toda semana tem os melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Go to Top