Allyship: entenda o que é e como promover na empresa

2020-10-22T14:59:28-03:0022 outubro, 2020|Gestão de Pessoas|

Em meio a tantas transformações na sociedade, a diversidade é um assunto que vem ganhando espaço no universo empresarial. Muitas organizações vêm tentando se adequar a essa nova realidade com o apoio do setor de Recursos Humanos. Sendo assim, cresce a preocupação em criar ambientes de trabalho com espaço para pessoas de culturas e ideias diferentes.

As gerações mais novas são a favor do respeito ao próximo, a integração, empoderamento e inclusão, fazendo com que a diversidade seja um assunto inevitável nas organizações. Aderir a essa cultura passou a ser prioridade, não só para obter visibilidade, mas também por questões sociais.

Você já ouviu falar no allyship? É um termo de origem inglesa, que significa aliança. O allyship contribui muito para a mudança de pensamento individual e corporativo. Por isso, é promovido a diversidade, apoio e inclusão dentro das empresas. As organizações vem adotando medidas e estratégias para aumentar a inclusão e diversidade nas equipes de trabalho.

Por isso, trouxemos para você algumas ações eficazes para desenvolver boas práticas da aplicação desse conceito e criar uma cultura que promova a diversidade na sua organização. Confira a leitura.

Allyship e a diversidade

O conceito de allyship está relacionado com a criação de alianças dentro das organizações como meio de proporcionar a inclusão de pessoas que fazem parte de grupos que sofreram ou sofrem alguma discriminação ou opressão. Isso faz com que estes tenham oportunidades dentro do ambiente de trabalho.

A diversidade é um assunto que vem sendo muito debatido em nossa sociedade. Não só a aplicação da Lei 8.213, de julho de 1991, também chamada de Lei de Cotas, mas é algo que vai muito além nas organizações. Ela atinge todos fatores sociais como nacionalidade, orientação sexual, idade e posição social.

É de suma importância que os gestores entendam que existem diversos perfis na equipe de trabalho e isso pode enriquecer e melhorar os resultados, contribuindo para o sucesso da empresa como um todo. Além disso, a empresa constrói uma imagem positiva, livre de preconceitos e que oferece espaço para todos.

Criar alianças entre as pessoas envolve o desenvolvimento de um senso de responsabilidade e empatia por parte dos grupos privilegiados e a construção de parcerias que tenham por base a colaboração e a confiança, proporcionando um crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Como promover a diversidade nas organizações?

Para promover a diversidade é preciso se comprometer e apoiar as pessoas, sempre tomando ações para impulsionar a inclusão nas empresas. Vejamos a seguir algumas delas.

Trabalhe a cultura organizacional

Quando a empresa valoriza as diferenças, os colaboradores se sentem parte da organização e ficam mais criativos, assim, se sentem a vontade para expor seus potenciais. Isso traz melhorias para o clima da empresa, se torna um ambiente saudável de trabalho para todos os profissionais que a compõe.

ebook cultura organizacionalPowered by Rock Convert

Avalie e valorize sua equipe

As diferenças entre os colaboradores devem ser trabalhadas por todos na empresa e o setor de Recursos Humanos pode ajudar os gestores a fazer essa intervenção. É importante fazer um diagnóstico da equipe e entender os pontos fortes e fracos de cada um. Sempre promova a comunicação e o diálogo, para que haja trocas de opiniões, sugestões e integração com a equipe.

Recrutamento e seleção

Pelo processo de recrutamento e seleção nas empresas, também, é possível promover a diversidade. Ampliar as áreas de divulgação é uma forma de atrair um público mais diversificado. Uma boa opção para driblar o preconceito no momento da seleção é a utilização de softwares de recrutamento, que identificarão as pessoas pela sua qualificação para a vaga, sem levar em consideração fatores que podem ser motivos de discriminação.

Benefícios da diversidade

Uma empresa que adota a diversidade na sua equipe possui a riqueza, principalmente de ideias e percepções, abre portas para várias oportunidades de solução de problemas e condução de tarefas. A seguir destacamos 3 benefícios oferecidos pela diversidade.

1.Colaboradores mais engajados

Em primeiro lugar, quando há respeito pelas diferenças, consequentemente há redução nos conflitos internos. Sendo assim, os colaboradores se sentem mais engajados, acolhidos e seguros. O resultado de uma equipe engajada é positivo. Todos realizam suas atividades, produzindo mais e de maneira eficiente.

2.Criatividade e inovação

A diversidade têm se mostrado como uma estratégia e diferencial no mercado de trabalho. Reunindo diversas culturas, ideias e visões é possível se obter mais soluções para os obstáculos e desafios enfrentados pelas organizações. O debate e discussões são saudáveis para o desenvolvimento do negócio. Por isso, a diversidade é essencial para uma equipe mais criativa.

3. Atração e retenção de talentos

Por fim, outro benefício da diversidade é a imagem que cria nas empresas que a praticam. Isso mostra o compromisso da companhia com valores e responsabilidade social. Além de motivar e engajar os colaboradores que já estão na empresa, essa imagem atrai profissionais talentosos e que aspiram trabalhar em empresas que tenham afinidade com seus valores pessoais.

No mundo atual, onde, a cada dia mais, aumenta a luta pelas minorias, integrar a diversidade significa criar um local de trabalho que sirva para todos os colaboradores e que estimule a convivência entre diferentes profissionais.

Sendo assim, com a diversidade nas organizações, são diversos os resultados positivos e auxílio na solução de desafios. Se todos tivessem as mesmas características, ideias e opiniões não seriam possíveis ter novas vivências. É um avanço cultura e, também, uma contribuição para o respeito com o próximo.

A diversidade nas organizações é um assunto que deve ser amplamente discutido e disseminado. É preciso que as pessoas se posicionem e abracem todas as causas, afinal, a competência não tem classe, cor ou gênero. O allyship auxilia seus colaboradores no processo de inovação e adaptação a novas realidades de mercado, proporcionando ganhos para seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Deixar um comentário