Aprenda como fazer uma gestão de metas eficiente na sua empresa

2019-09-09T09:45:29-03:0010 abril, 2018|Gestão de Pessoas|

A premissa para atingir grandes resultados é fazer a gestão de metas, assim é possível manter todo o time alinhado, engajado e comprometido. Veja como no artigo!

A correta definição de metas é um assunto cada vez mais comum nas empresas; afinal, permite alinhar toda a equipe. A verdade é que boas metas funcionam como uma bússola, direcionando todos os envolvidos no mesmo sentido.

No entanto, há que se considerar alguns fatores para gerenciar os resultados, como: acompanhar continuamente as métricas, definir OKRs consistentes e gerar feedback para a equipe. Pensando nisso, elaboramos um artigo para você. Boa leitura!

Use OKRs para desdobrar metas

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que boas metas são desdobramentos de objetivos maiores — em nível estratégico ou de unidade de negócio. É preciso transformar os objetivos maiores, de médio/longo prazo, em resultados para o “agora”.

Nesse sentido, uma importante ferramenta é a OKR — Objectives and Key Results, em português: Objetivos e Resultados Chaves.

A aplicação é muito simples: defina um objetivo maior (como “ser a maior loja da cidade ABC”), depois desdobre-o em resultados quantitativos e de curto prazo, como: aumentar a satisfação dos clientes em 9%, otimizar a efetividade das vendas em 12% e atingir um market share de 36%.

Entenda o que você precisa saber
sobre Avaliação de Desempenho


Mensure continuamente os resultados

Nesse momento, é importante criar uma cultura que valorize as métricas. Assim será possível promover mudanças consistentes na estratégia e no ambiente de trabalho.

Há inúmeros indicadores e métricas de desempenho que podem ser usados, variando de acordo com o intento final pretendido. É possível citar: percentual de lucratividade, tíquete médio das vendas ou, ainda, a taxa de crescimento anual.

É muito interessante compartilhar os resultados com a equipe em um modelo de gestão à vista. Para isso, coloque painéis em pontos estratégicos da loja, como na sala de reuniões, e compartilhe as métricas de desempenho já levantadas.

Gere feedback aos profissionais

Apesar de muitos gestores apresentarem medo ou desinteresse no assunto, gerar feedback é uma das formas mais eficazes de potencializar resultados. Existem, todavia, alguns caminhos mais producentes e que devem ser considerados.

Especialmente, um feedback deve ser equilibrado! É preciso falar dos pontos fortes e fracos de cada profissional, mostrando que possui uma visão holística.

O feedback também deve estar relacionado ao objetivo proposto e às métricas levantadas. Assim é possível ter uma base sistêmica para conversar. Um bom feedback contribui para que o talento enxergue e elimine seus pontos fracos.

Entenda o que você precisa saber
sobre Avaliação de Desempenho


Conte com a ajuda da tecnologia

Finalizando, é necessário destacar a importância de contar com um bom software de gestão do desempenho. Assim, é possível ter maior facilidade na formulação das metas, acompanhamento dos resultados e compartilhamento com outros setores da firma.

A verdade é que, com uma boa tecnologia, fica mais simples definir, medir e liderar os resultados pretendidos, potencializando o sucesso de todo o empreendimento.

Não deixe de usar OKRs na definição de metas, mensurar os resultados, gerar feedback e contar com uma boa tecnologia. Logo, será possível atingir melhores resultados e beneficiar a empresa em geral.

Agora você está pronto para fazer gestão de metas, certo? Aproveite para nos seguir no Facebook e LinkedIn. Vamos lá!