Como promover a atração e retenção de talentos em sua empresa

2021-05-28T09:38:28-03:0024 May, 2021|Gestão de Pessoas|

Ter uma equipe de alta performance é a receita de sucesso das empresas em franco crescimento. Acompanhe nesse artigo o que fazer para garantir a atração e retenção de talentos que formarão essa equipe de alta performance responsável pelo sucesso de sua empresa.

O sucesso de uma empresa passa pelas pessoas que trabalham nela. Afinal, são suas entregas, o engajamento delas, e o comprometimento com os resultados que irão garantir a sobrevivência da empresa no mercado.

Aliás, uma empresa é feita de pessoas. Por mais avançadas que sejam as ferramentas tecnológicas, nenhuma delas é capaz de substituir a cognição e a emoção humana. Unidas, essas duas características humanas são as principais responsáveis pela continuidade sustentável e lucrativo de sua empresa.

Talentos

No entanto, não basta ter na sua empresa qualquer pessoa dotada de emoção e cognição. Uma empresa precisa ter os melhores profissionais. Aqueles que aprenderam a usar seus pontos fortes e minimizar suas limitações de forma a elevar seus resultados.

São os chamados talentos, que juntos, formam uma equipe de alta performance.

Equipes de alta performance são aquelas dotadas de alto gerenciamento, são orientadas para resultados, possuem visão holística, pensamento crítico e trabalho em equipe excelente.

Pode parecer fácil ter pessoas assim fazendo parte de uma equipe, mas a verdade é que uma empresa que deseja ter um quadro de colaboradores de alta eficiência precisa investir em processos de atração e retenção de talentos.

É inegável que esse seja um desafio para o setor de recursos humanos. No entanto, inserida num mercado tão volátil é preciso que os profissionais dessa área promovam uma mudança no mindset da organização e busque adequar seus processos de forma a atrair talentos e impedir a perda de profissionais de alta eficiência.

Por isso, preparamos esse artigo para ajudar sua empresa a entender o que é preciso para atrair e reter os melhores talentos. Confira!

Tudo começa na atração

O mercado de trabalho tem passado por profundas mudanças nos últimos anos que acabaram transformando o modo como as empresas contratam.

No início as empresas selecionavam quais candidatos queriam baseadas nas competências que estes possuíam. Hoje, as empresas continuam determinando o perfil e as qualificações necessárias para que seus candidatos sejam adequados as necessidades da organização. Mas, em contrapartida, os candidatos ganharam poder de escolha. Nesse momento, são eles que escolherão onde querem trabalhar, levando em consideração o que as empresas têm a oferecer.

Portanto, as empresas que oferecem pacotes de benefícios mais vantajosos, são as que atrairão talentos mais promissores.

No entanto, não basta atrair. Além disso é necessário e urgente promover ações práticas de retenção desses talentos.

E como investir na atração e retenção de talentos?

Em sua maioria, as ações que possibilitarão a atração de talentos, serão as mesmas que contribuirão para a decisão desse talento de permanecer na empresa.

Considerando isso, cada empresa precisa desenvolver programas de atração e retenção de talentos alinhados aos seus valores e levando em consideração o perfil de seus colaboradores. Mas é possível apresentar aqui algumas ações que possibilitarão essa atração e retenção:

1 – Valorize seus talentos

Já é de conhecimento das empresas que o salário não é o único fator de retenção de talentos na organização. No entanto, não é possível desconsiderar seu fator motivador. Portanto, se sua empresa pretende atrair e reter talentos, é preciso investir em uma política salarial que seja competitiva com o mercado.

Outro importante investimento na atração e retenção de talentos é a promoção da troca de experiências e participação de seus colaboradores nas decisões relacionadas ao trabalho. Especialistas defendem que colaboradores que recebem a oportunidade de participarem ativamente dos processos de trabalho e tem autonomia em seus processos, se sentem mais valorizados e pertencentes à organização.

Portanto, menos propensos à demissão voluntária.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

2 – Invista em um clima organizacional saudável

Especialistas defendem que o clima organizacional é fator decisivo nos pedidos de demissão voluntários. Portanto, para evitar que seus talentos optem por buscar outras oportunidades no mercado, cuide para que o ambiente organizacional seja mais colaborativo e menos competitivo. Invista em ferramentas como Pesquisa de Clima e monte estratégias que garantam a integração dos times.

Além disso, disponibilize canais de comunicação para que seus colaboradores possam denunciar de forma anônima possíveis abusos no ambiente de trabalho. E garanta que tais denúncias sejam apuradas e punidas, de forma sigilosa.

Ações como essas promoverão um vínculo de confiança de seus colaboradores com a organização e consequentemente ajudarão na Gestão de Clima Organizacional, contribuindo com a retenção de talentos.

3 – Tenha programas de desenvolvimento bem estruturados

Um talento é conhecido pela sua vontade de continuar se desenvolvendo em seu planejamento de carreira. Portanto, se sua empresa pretende atrair e reter talentos é preciso oferecer um ambiente favorável ao desenvolvimento profissional com plano de carreira estruturado.

Uma excelente forma de investir no desenvolvimento de seus talentos é oferecendo a oportunidade de realizar cursos e graduações com programas de bolsa custeados pela organização.

Assim sendo, o mais importante é que sua empresa invista no desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem e que ela ofereça aos seus talentos a possibilidade de planejar seu futuro profissional. Consequentemente, adquirir novos conhecimentos e contribuir com eles para o crescimento do seu negócio.

4 – Invista na qualidade de vida de seus colaboradores

Certamente, programas de Qualidade de Vida e Trabalho são um diferencial na atração e retenção de talentos. As organizações preocupadas em oferecer saúde e bem-estar para seus colaboradores são conhecidas pela sua marca empregadora e se tornam a empresa dos sonhos dos candidatos.

Aqui é possível oferecer por exemplo, desde programas de bem-estar no trabalho como ginástica laboral, passando por passaportes para academias e até vouchers para acompanhamento psicológico ou nutricional.

Isso promoverá a atração dos melhores talentos e consequentemente a retenção daqueles que sua empresa já possui.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

5 – Ofereça pacotes de benefícios competitivos

Benefícios são excelentes formas de promover a atração e retenção de talentos. Dessa forma, levando em consideração os recursos disponíveis, considere pacotes de benefícios flexíveis, que ofereçam combinações diferentes para diferentes perfis de colaboradores.

Um exemplo disso são as opções de vale transporte para quem não tem veículo próprio ou auxílio combustível para aqueles que se deslocam para o trabalho dirigindo. Também é possível oferecer escolhas para quem prefere trazer alimentação pronta de casa, disponibilizando auxílio alimentação ou refeição para aqueles que optam pelo restaurante.

Outro ponto importante é que, nesse momento de pandemia, as empresas que optaram pelo trabalho remoto tiveram a oportunidade de experimentar uma mudança nas formas de trabalho. Pegando carona nisso, algumas empresas que já ofereciam horários de trabalho flexíveis, incorporaram o home office em seus pacotes de benefícios, dando aos seus colaboradores novas possibilidade de trabalho.

Sobretudo, para oferecer as soluções certas, é primordial que sua empresa conheça e entenda qual a necessidade de seus colaboradores e invista em benefícios que atendam essas necessidades.

Concluindo

Ter uma equipe de alta performance é uma das maiores vantagens competitivas das empresas. No entanto, como mostrado aqui, é preciso que a empresa esteja disposta a investir em ações que promovam a atração e retenção dos talentos para formação dessa equipe de excelência.

Em resumo, as ações desenvolvidas com esse intuito, tem a função de sustentar o employer branding através da promoção do employee experience. E esses são fatores determinantes na atração de novos talentos e retenção dos que já existem.

Antes de mais nada, para alcançar esse propósito, o setor de recursos humanos precisa propor uma mudança cultural, capaz de gerar transformações na forma de pensar e agir da organização.

Tais mudanças são um enorme desafio para a Gestão de Pessoas, porque encontram resistências e obstáculos que devem ser vencidos. O resultado é um fortalecimento da marca empregadora, que se encarregará de atrair talentos exponenciais para a empresa.

Dessa maneira, um dos maiores aliados do setor de recursos humanos na implantação de programas de atração e retenção de talentos é a utilização da tecnologia correta, capaz de otimizar os processos em Gestão de Pessoas e alcançar os resultados propostos no planejamento estratégico da empresa.

Portanto, se sua empresa precisa de soluções tecnológicas que apoiem seu RH na formulação de ações de atração e retenção de talentos, entre em contato com a SER. Nossa equipe irá te apresentar soluções em Gestão de Pessoas personalizadas à necessidade da sua organização fazendo todo o acompanhamento do processo desde a implantação.

E se você gostou desse conteúdo, aproveita e assina nossa Newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Não deixe de curtir esse conteúdo e compartilhar em suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

4 Comments

  1. […] Como promover a atração e retenção de talentos em sua empresa […]

  2. […] desafios na gestão de pessoas são grandes e vão desde a atração e retenção de talentos, até a formação de equipes de alta performance. O setor de recursos humanos precisa superar os […]

  3. […] gerem satisfação nos colaboradores. Consequentemente, essa satisfação irá atuar como fator de retenção de talentos e melhora do clima organizacional e nos índices de […]

  4. […] Ou seja, o controle de férias, além de permitir que a empresa esteja em dia com a legislação, possibilita a manutenção dos níveis de satisfação e produtividade de seus talentos. Pode parecer pouco, mas perceber o cuidado da empresa com seu bem-estar, ainda que diante de um benefício obrigatório, pode promover a retenção de talentos em sua equipe! […]

Leave A Comment

Go to Top