Cultura Organizacional: o que é e como impacta a sua empresa

2019-07-24T10:52:21-03:0011 agosto, 2016|Estratégia Corporativa|

O conceito de Cultura Organizacional vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Isso ocorre devido à grande influência que tal dimensão possui dentro das organizações.

Quanto mais se estuda a dinâmica ocupacional, mais se descobrem fatores implícitos que podem determinar o desempenho de equipes e o resultado da empresa como um todo.

Mas o que significa realmente o conceito de Cultura Organizacional (CO) e como ele pode impactar uma empresa?

O que é Cultura Organizacional?

Como os estudos na área são muito amplos, separamos três diferentes visões de autores importantes no meio organizacional para que você conheça de maneira mais completa esse conceito.

1ª “É o jeito que nós fazemos as coisas por aqui.”

Essa frase foi tirada de depoimentos de gestores em uma pesquisa dos teóricos Deal e Kennedy. Embora pareça simples demais, expressa de forma objetiva e resumida o que é a cultura organizacional sob um olhar de quem vive a prática do dia a dia. Tal afirmativa pode ser traduzida como a maneira pela qual as coisas são feitas dentro de uma empresa.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?


2ª “Conjunto de hábitos e crenças compartilhados na organização.”

Essa forma de olhar para a Cultura Organizacional, de Idalberto Chiavenato, inclui o papel do conteúdo que é compartilhado entre pessoas de uma mesma empresa. Esse conteúdo é estabelecido através de valores, regras, atitudes e expectativas, sendo transmitido de forma consciente e inconsciente.

3ª “A cultura é modelada com a sinergia de práticas.”

Trazendo uma visão mais atual da CO, essa frase serve como resposta para um questionamento comum no meio organizacional, que é: por que algumas características são internalizadas na cultura e outras não?

Essa questão encontra resposta na palavra sinergia, a qual pode servir como uma justificativa do fato de cada empresa ter sua cultura, pois consiste no comum acordo entre seus membros e na continuidade de pensamentos e práticas ao longo do tempo. Tal ponto é considerado crucial para definir uma cultura organizacional.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?


Como ela impacta a empresa?

Toda nova estratégia que a empresa adotar influenciará e será influenciada pela cultura organizacional. Logo, podemos mensurar a importância desse aspecto ao pensarmos na quantidade e variedade de ações que constituem a rotina de uma empresa, levando em conta que toda e qualquer ação é impactada pela CO.

O impacto incide tanto nas pessoas quanto nos negócios, já que a visão atual do sistema organizacional nos permite compreender que as duas faces representam uma coisa só e precisam ser trabalhadas juntamente.

Por isso, a CO influencia nos processos de Recrutamento e Seleção, de Comunicação Interna e Externa, em Planos e Carreiras, Qualidade no Trabalho, Relacionamento com Parceiros, etc.

Um exemplo desse impacto pode ser visto muitas vezes na dificuldade que algumas organizações enfrentam quando necessitam modernizar sistemas e procedimentos. O grau de resistência dos colaboradores em relação a essa mudança varia de acordo com a cultura interna da empresa.

Percebeu como a Cultura Organizacional pode gerar impacto na sua empresa? Baixe agora o nosso e-book com tudo que você precisa saber sobre CO!

Leave A Comment