Descubra quais são os impactos da transformação digital para o RH

2020-08-26T17:04:07-03:0017 May, 2018|Tecnologia para RH|

A transformação digital chegou ao RH. São diversas as ferramentas digitais que podem ser aplicadas, facilitando o trabalho e o alcance de resultados. Entenda mais!

No Brasil, 82% das empresas consideram o RH (Recursos Humanos) digital como algo importante ou muito importante. Isso é reflexo da transformação digital, momento no qual cada vez mais se usa tecnologia para otimizar os resultados em gestão de pessoas.

As tecnologias são diversas, como softwares para gestão de pessoas ou people analytics. A questão é: qual o impacto dessa transformação para o RH da empresa? Continue a leitura e entenda os pontos mais importantes do assunto!

Inovação na gestão de pessoas

Sem acompanhar a transformação digital, é impossível se manter na vanguarda do mercado e inovar na gestão de pessoas. Isso implica em prejuízos, tanto para a empresa quanto para o RH, que podem deixar de atingir melhores resultados.

É necessário acompanhar as mudanças e reformular um novo RH, já chamado de RH 3.0. Nele, não basta pensar de forma estratégica, é preciso usar a tecnologia e os dados a favor da empresa e dos colaboradores, agindo com eficiência e eficácia.

Aumento da produtividade no RH

Algumas pesquisas indicam que apenas 39% do expediente é produtivo, um número baixíssimo. A transformação digital, por sua vez, pode aumentar a produtividade do RH, visto que as tarefas mais repetitivas podem ser “terceirizadas” para máquinas.

Comunicação interna

No RH digital é possível automatizar desde a triagem dos currículos até o controle de ponto dos empregados, passando pela análise de testes e perfil comportamental. Logo, os profissionais podem se concentrar na estratégia e aumentar a produtividade.

Otimização da eficácia nas decisões

O RH adota decisões que impactam toda a empresa e a carreira dos profissionais, como quem é promovido, treinado ou desligado da empresa. Para que essas decisões sejam eficazes, no entanto, é preciso fazer uso da tecnologia e dos dados.

Cada vez mais comum, o people analytics refere-se ao uso de dados para agir estrategicamente. Assim, o profissional de RH tem uma visão mais sistêmica, toma ótimas decisões e consegue garantir o crescimento da empresa e dos colaboradores.

Atração e contratação de talentos

A preocupação em atrair e contratar talentos é crescente, afinal, são eles que dão vida ao negócio e tornam táteis os objetivos. No entanto, globalmente, 38% dos empregadores têm dificuldades em contratar gente qualificada.

A transformação digital tem mudado esse quadro. Hoje, os profissionais de RH têm acesso a sistemas capazes de otimizar todo o recrutamento, triagem e seleção dos melhores profissionais, garantindo que verdadeiros talentos integrem o time.

Flexibilidade nas tarefas e projetos

Graças à transformação digital, o RH tem uma flexibilidade nunca vista. É possível ter acesso aos documentos em nuvem, gerenciar processos seletivos à distância, realizar entrevistas em vídeo e conduzir equipes pelo smartphone. Tudo isso, claro, beneficia os profissionais de RH, aumenta a produtividade e adaptabilidade do trabalho.

Como é possível observar, são diversos os benefícios relacionados à transformação digital. Sendo assim, é necessário dar atenção ao assunto, investir em ferramentas que melhorem a gestão de pessoas e os resultados de toda a organização.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo. Descubra como diminuir a rotatividade de funcionários e reter talentos. Boa leitura!

Compartilhar este Artigo

Go to Top