Como fortalecer a cultura organizacional? Veja 5 dicas!

2020-04-06T11:17:30-03:0030 janeiro, 2020|Talent Management|

Uma equipe que vista a camisa e defenda com unhas e dentes a instituição é um grande diferencial para qualquer companhia. Contar com o empenho e a dedicação dos funcionários passa por saber como fortalecer a cultura organizacional da empresa.

Criar um DNA corporativo é compartilhar os mesmos ideais e fazer com que todos os departamentos funcionem em uníssono. Para atuar em sinergia, os diferentes setores precisam ter as mesmas diretrizes e objetivos.

Para alcançar tudo isso, é preciso uma cultura organizacional profundamente definida e inserida em cada processo da empresa. Se quer saber por que e como fortalecer a cultura organizacional da sua instituição, é só continuar a leitura deste artigo!

Qual a importância de fortalecer a cultura organizacional?

Os resultados da companhia estão intimamente ligados à cultura organizacional. Quando os valores e a missão da empresa não estão claros e totalmente compreendidos por todos os colaboradores, os caminhos não convergem para o mesmo fim e isso prejudica o desempenho nas tarefas.

Difundir as convicções da instituição é fortalecer a cultura organizacional. Investir no compartilhamento das informações é fornecer aos funcionários o que eles precisam para entender os princípios nos quais a organização se inspira e aplicá-los no dia a dia da empresa.

Como fortalecer a cultura organizacional?

Existem algumas ações que colaboram, e muito, para que a cultura organizacional seja cada vez mais fortalecida. Aplique as dicas a seguir e colha bons frutos dentro da sua companhia.

1. Invista na comunicação interna

O colaborador precisa ter acesso às informações. Ações simples, como um jornal mural ou um e-mail marketing interno, já ajudam bastante, mas vá além. Separe uma parcela do orçamento para contratar um serviço de rede social corporativa, por exemplo. Plataformas como essa permitem a troca de mensagens em tempo real, promovem a integração e garantem o bom fluxo da comunicação.

2. Aplique pesquisas de clima

Entender o clima do ambiente de trabalho é fundamental para a cultura organizacional. Muitas vezes, os gestores podem ter visões distorcidas de como a equipe encara a rotina de trabalho. Para ter certeza de como está o clima no escritório, aplique pesquisas periódicas com todo o time de funcionários. Certifique-se de preservar o anonimato dos respondentes para ter um resultado fidedigno.

ebook cultura organizacionalPowered by Rock Convert

3. Conheça seus funcionários

Dê ao recursos humanos ferramentas para atender bem aos funcionários e conhecê-los. Existem ótimos softwares que auxiliam na gestão de pessoas, possibilitam o acompanhamento de metas, entregam relatórios com dados compilados e tantas outras funcionalidades que ajudam o RH a mapear sua equipe.

4. Promova o desenvolvimento profissional

Possibilitar ao trabalhador o crescimento enquanto profissional reflete diretamente na cultura organizacional. Incentivar a valorização da equipe por parte da diretoria, reconhecer bons trabalhos com benefícios, manter uma rotina de treinamentos e propiciar o crescimento dentro da empresa são formas de fomentar o desenvolvimento.

5. Incentive projetos pessoais

Dar suporte ao funcionário para que desenvolva um projeto que venha ao encontro das causas nas quais ele acredita é uma ferramenta importante de engajamento e melhora de clima. Se ele propor um programa ligado às causas ambientais ou aos cuidados com animais, por exemplo, e isso tiver ligação com os valores da empresa, transforme a ideia em um projeto institucional e dê a esse colaborador a gestão da iniciativa.

Todas essas ações são excelentes práticas e resultarão em um clima harmonioso e frutífero. Além de melhorar a imagem da instituição perante o público interno e externo, contribuirão para que o clima seja o melhor possível dentro da organização.

Agora você já sabe como fortalecer a cultura organizacional. Se quer ficar ainda mais por dentro do assunto e implementar uma cultura colaborativa dentro da companhia, não perca tempo e confira já este outro artigo do nosso blog. Valer a leitura!

5 Comentários

  1. […] diversos modelos de gestão, e o melhor para o empreendimento em que você atua vai depender dos seus valores, dos objetivos, do perfil dos profissionais que fazem parte do negócio e, inclusive, do mercado no […]

  2. […] de expressar a cultura organizacional, o comportamento dos indivíduos na organização, seu desempenho, motivação e satisfação no […]

  3. […] auxilia na adaptação do novo profissional à realidade do negócio, transmitindo elementos da cultura da organização e comportamentos […]

  4. […] nova estratégia que a empresa adotar influenciará e será influenciada pela cultura organizacional. Logo, podemos mensurar a importância desse aspecto ao pensarmos na quantidade e variedade de […]

  5. […] Como é possível notar, ao menos, três fenômenos influenciam a retenção: os sensos de justiça, de oportunidade e de relação entre líder e liderado. Assim, garantem que o talento fique mais tempo, bem como entregue resultados maiores e mais alinhados à cultura organizacional. […]

Deixar um comentário