Como fortalecer a cultura organizacional? Veja 5 dicas!

2021-06-09T08:55:07-03:0030 janeiro, 2020|Talent Management|

A cultura organizacional é a responsável pela manutenção da identidade da empresa e tem um grande impacto na produtividade dos colaboradores. Acompanhe nesse artigo algumas dicas de como fortalecê-la e garantir que sua equipe se torne embaixadora da sua marca.

Uma equipe que vista a camisa e defenda a instituição é um grande diferencial para qualquer companhia. Contar com o empenho e a dedicação dos funcionários passa por saber como fortalecer a cultura organizacional da empresa.

Criar um DNA corporativo é compartilhar os mesmos ideais e fazer com que todos os departamentos funcionem em uníssono. Para atuar em sinergia, os diferentes setores precisam ter as mesmas diretrizes e objetivos.

Para alcançar tudo isso, é preciso uma cultura organizacional profundamente definida e inserida em cada processo da empresa. Essa cultura organizacional é a responsável por garantir que os colaboradores se sintam participantes da organização e responsáveis pelo seu sucesso.

Se quer saber por que e como fortalecer a cultura organizacional da sua instituição, é só continuar a leitura deste artigo!

Cultura organizacional como manutenção da identidade da empresa

Se a marca de uma empresa é sua identidade, a cultura organizacional é seu DNA. Esse DNA é o responsável pela manutenção da marca, por seu fortalecimento. Nesse sentido, a cultura organizacional é definida pelo conjunto de valores utilizados nas decisões que são tomadas por ela.

Entenda que não somente os valores definem essa cultura. É possível que empresas diferentes tenham os mesmos valores, mas tomem decisões diferentes apesar disso. E com isso, suas identidades são únicas, apesar da possibilidade de serem parecidas.

Ter uma identidade é um aspecto extremamente importante para que um negócio tenha sucesso. Porque é essa identidade, esse conjunto de valores, a cultura organizacional, que permitirá que os objetivos sejam alcançados. Afinal, é essa cultura organizacional que funcionará como diretriz para seus colaboradores, norteando suas decisões, as relações de trabalho e até o relacionamento com o cliente externo e com os fornecedores.

No entanto essa cultura organizacional não é imutável. Assim como o DNA humano, que se divide e se une a outras sequências de DNA, formando novas características, a cultura organizacional sofre uma série de influências no dia a dia.

Cada novo colaborador traz consigo novas formas de trabalho e com isso, vai promovendo pequenas mudanças no ambiente em que trabalha. Sendo esse o principal motivo que torna necessário ao setor de recursos humanos, o investimento em estratégias para fortalecer a cultura organizacional.

Afinal, na ausência dessas ações para fortalecer a cultura da empresa é possível que impulsionada pelas diversas formas de trabalho que surgem entre seus colaboradores, a empresa acabe por perder sua própria identidade.

Cultura organizacional: conjunto de valores

Desenvolver uma cultura organizacional não é uma tarefa fácil, pois exige da empresa uma reflexão do que ela espera de seu negócio, como quer começar e o patamar que pretende alcançar.

De forma geral, as empresas começam a desenvolver sua cultura organizacional a partir da definição de missão, visão e valores. Nesse sentido a missão é o propósito da empresa, a visão é onde ela quer chegar e os valores são os princípios que regerão os comportamentos, ações e tomadas de decisão de todos os colaboradores. E são, principalmente esses valores, que permearão a formulação da cultura organizacional. São a partir deles que a empresa definirá a filosofia de trabalho e os relacionamentos com os clientes internos, externos e stakeholders.

Em suma, não basta definir os valores da empresa e formular um direcionamento. É preciso criar estratégias e ações que disseminem esses valores dentro da organização. E são essas ações as responsáveis por fortalecer a cultura organizacional.

No entanto, é importante esclarecer que valores e crenças não são a mesma coisa. Valores são princípios compartilhados por um grupo, como um código de conduta. Já as crenças podem ser individuais e, portanto, mais difíceis de serem compartilhadas.

ebook cultura organizacional

Qual a importância de fortalecer a cultura organizacional?

Os resultados da companhia estão intimamente ligados à cultura organizacional. Quando os valores e a missão da empresa não estão claros e totalmente compreendidos por todos os colaboradores, os caminhos não convergem para o mesmo fim e isso prejudica o desempenho nas tarefas.

Difundir as convicções da instituição é fortalecer a cultura organizacional. Investir no compartilhamento das informações é fornecer aos funcionários o que eles precisam para entender os princípios nos quais a organização se inspira e aplicá-los no dia a dia da empresa.

Além disso, uma cultura forte, com valores bem disseminados, favorece o employee experience. Afinal, colaboradores com propósito definido, sabem que direção tomar, rumo a qual objetivo e, portanto, se sentem mais motivados e envolvidos com o sucesso do negócio.

Sem falar do quanto uma cultura forte e uma identidade bem definida, favorecem a atração de talentos a partir do employer branding.

Como fortalecer a cultura organizacional?

Existem algumas ações que colaboram, e muito, para que a cultura organizacional seja cada vez mais fortalecida. Aplique as dicas a seguir e colha bons frutos dentro da sua companhia.

1- Invista na comunicação interna

A comunicação interna possibilita a interação entre a organização e seus colaboradores. Quando bem estruturada, ela possui o efeito de estabelecer e manter um vínculo de confiança entre esses dois lados.

Nesse sentido, o colaborador precisa ter acesso às informações de forma transparente, constante e sem interrupções. Dessa forma, ações simples, como um jornal mural ou um e-mail marketing interno, já ajudam bastante.

No entanto, essa comunicação é uma ferramenta tão poderosa para fortalecer a cultura organizacional, que vale o investimento e a união de forças com o setor de marketing. Assim sendo, separe uma parcela do orçamento para contratar um serviço de rede social corporativa, por exemplo. Plataformas como essa permitem a troca de mensagens em tempo real, promovem a integração e garantem o bom fluxo da comunicação.

2-Aplique pesquisas de clima

A Pesquisa de clima é uma ferramenta que auxilia a Gestão de Pessoas no entendimento do ambiente corporativo e em como esse ambiente afeta os colaboradores.

Entender o clima do ambiente de trabalho é fundamental para a cultura organizacional. Isso porque, muitas vezes, os gestores podem ter visões distorcidas de como a equipe encara a rotina de trabalho.

Para ter certeza de como está o clima no escritório, aplique pesquisas periódicas com todo o time de funcionários. Certifique-se de preservar o anonimato dos respondentes para ter um resultado fidedigno.

A partir de seus resultados é possível identificar possíveis desvios dos valores da organização e dessa forma, construir ações que corrijam esses desvios e fortaleçam a cultura organizacional.

ebook dados e produtividade

3- Conheça seus funcionários

Dê aos recursos humanos ferramentas para atender bem aos funcionários e conhecê-los. Existem ótimos softwares que auxiliam na gestão de pessoas, possibilitam o acompanhamento de metas, entregam relatórios com dados compilados e tantas outras funcionalidades que ajudam o RH a mapear sua equipe.

Nos processos de Atração e Seleção de talentos, invista em programas e softwares que verifiquem o fit cultural, ou seja, o alinhamento dos valores do candidato com os da organização. Dessa forma, evita-se que sua cultura seja contaminada por valores muito divergentes, o que poderia ocasionar impactos negativos no clima organizacional e até o aumento da rotatividade na empresa.

Além disso, invista no desenvolvimento de uma cultura de feedback. Essa é uma excelente forma de conhecer seus colaboradores e dar a eles a oportunidade de se expressarem. Através da utilização do feedback de forma constante e desburocratizada é possível colher informações valiosas para a melhor gestão do capital humano da empresa.

4- Promova o desenvolvimento profissional

O desenvolvimento de pessoas deve ser uma preocupação constante do setor de recursos humanos. Uma organização que faz do desenvolvimento de seus colaboradores uma premissa de sua cultura, além de fortalecer essa cultura organizacional, favorece a atração e retenção de talentos, e alavanca os resultados do seu negócio.

Possibilitar ao trabalhador o crescimento enquanto profissional impacta de maneira positiva a forma como esse colaborador vê a empresa e defende sua marca no mercado.

Assim, incentivar a valorização da equipe por parte da diretoria, reconhecer bons trabalhos com benefícios, manter uma rotina de treinamentos e propiciar o crescimento dentro da empresa são formas de fomentar o desenvolvimento de pessoas e fortalecer a cultura organizacional.

5- Incentive projetos pessoais

Dar suporte ao funcionário para que desenvolva um projeto que venha ao encontro das causas nas quais ele acredita é uma ferramenta importante de engajamento e melhora de clima. Se ele propuser um programa ligado às causas ambientais ou aos cuidados com animais, por exemplo, e isso tiver ligação com os valores da empresa, transforme a ideia em um projeto institucional e dê a esse colaborador a gestão da iniciativa.

Conclusão

Em resumo, todas essas ações são excelentes práticas e resultarão em um clima harmonioso e frutífero. Além de melhorar a imagem da instituição perante o público interno e externo, contribuirão para que o clima seja o melhor possível dentro da organização.

No entanto, é preciso estar atento ao cumprimento dos objetivos propostos. Certamente, de nada adianta formular o planejamento de ações que busquem fortalecer a cultura organizacional e não conseguir implantá-las.

Uma cultura forte e saudável, quando seus colaboradores caminham dentro de suas diretrizes e alcançam resultados da organização. E esses resultados devem ser mensurados através de ferramentas como a pesquisa de clima e o acompanhamento de indicadores de clima, satisfação e lucratividade do negócio.

Em suma, fortalecer a cultura organizacional garante o desenvolvimento sustentável da empresa e a manutenção de um time coeso, eficiente e engajado.

Agora você já sabe como fortalecer a cultura organizacional. Se quer ficar ainda mais por dentro do assunto e implementar uma cultura colaborativa dentro da companhia, não perca tempo e confira já este outro artigo do nosso blog. Vale a leitura!

Quer conhecer ferramentas em Gestão de Pessoas que vão apoiar a sua equipe nos processos do setor de recursos humanos, entre eles a manutenção de clima e promoção da cultura organizacional? Entre em contato conosco. A Ser tem as melhores soluções para apoiar sua empresa.

E não deixe de assinar nossa Newsletter. Assim sua empresa fica por dentro do melhor conteúdo em Gestão de Pessoas.

6 Comentários

  1. […] diversos modelos de gestão, e o melhor para o empreendimento em que você atua vai depender dos seus valores, dos objetivos, do perfil dos profissionais que fazem parte do negócio e, inclusive, do mercado no […]

  2. […] de expressar a cultura organizacional, o comportamento dos indivíduos na organização, seu desempenho, motivação e satisfação no […]

  3. […] auxilia na adaptação do novo profissional à realidade do negócio, transmitindo elementos da cultura da organização e comportamentos […]

  4. […] nova estratégia que a empresa adotar influenciará e será influenciada pela cultura organizacional. Logo, podemos mensurar a importância desse aspecto ao pensarmos na quantidade e variedade de […]

  5. […] Como é possível notar, ao menos, três fenômenos influenciam a retenção: os sensos de justiça, de oportunidade e de relação entre líder e liderado. Assim, garantem que o talento fique mais tempo, bem como entregue resultados maiores e mais alinhados à cultura organizacional. […]

  6. […] de benefícios ligados à retenção de profissionais talentosos. A empresa pode disseminar a cultura desejada, economizar com despesas trabalhistas, reforçar a sua marca empregadora e ainda garantir […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo