6 vantagens em desenvolver equipes ágeis em sua empresa

2022-05-26T14:59:21-03:001 March, 2021|Gestão de Pessoas|

Equipes ágeis se refere a grupos pequeno de pessoas, com múltiplos saberes, empenhadas em um determinado projeto. Entenda o que são e sua importância.

A metodologia ágil surgiu na área de tecnologia, como uma alternativa ao aperfeiçoamento de processos e entrega de qualidade aos clientes.

Seu objetivo é otimizar o fluxo de trabalho, melhorar a produtividade em projetos e aumentar o sucesso do negócio.

Apesar de ter sido desenvolvida para a área de tecnologia e desenvolvimento de softwares, no entanto, nada impede que ela seja utilizada por outras áreas de atuação. E com isso, trazer resultados excepcionais para as mais variadas organizações e equipes.

Para esclarecer, não tem a ver com fazer mais rápido. Agilidade nesse caso não é sinônimo de velocidade. É também trabalhar para ter resultados em menor tempo. Mas ter equipes ágeis tem a ver com trabalho sincronizado, colaborativo e resultados promissores.

Como surgiu o manifesto ágil?

O desenvolvimento de softwares tem impulsionado o mercado. Desde o advento da globalização, a área de tecnologia tem vivido em franco crescimento.

No entanto desenvolver softwares nunca foi uma atividade fácil. Desenhar programas era uma atividade trabalhosa e demorada. Além disso, muitas vezes o produto trazia funcionalidades que se tornavam obsoletas, devido a demora na finalização.

Sendo assim, um grupo formado por 17 desenvolvedores se reuniram em solo americano em 2001. Interessados em discutir maneiras de desenvolvimento de tecnologias leves e efetivas, eles desenvolveram um documento intitulado como “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.

Esse documento baseia-se em 12 princípios que defendem o desenvolvimento ágil de softwares. Dentre eles, destacam-se quatro:

  • Colocar indivíduos e suas interações acima de processos e ferramentas;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Cultura de colaboração com o cliente acima de negociação de contratos,
  • Resposta rápida às transformações do mundo, mais do que seguir um plano.

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

Apesar de valorizar os processos de trabalho, legalidade de documentações e contratos e os planos de trabalho, a ideia é fazer com que o cliente seja atendido, dentro de sua real necessidade, no menor tempo possível.

Desse manifesto, nasceu a metodologia ágil, e sendo assim, as equipes ágeis.

A metodologia ágil nas empresas

Planejamento sempre foi a palavra de ordem na busca do sucesso das organizações.

No entanto o mundo muda rapidamente. O previsto para hoje, amanhã se torna o impraticável.

As empresas precisam acompanhar o desenvolvimento do mundo VUCA e garantir que os resultados serão satisfatórios mesmo em meio a tantas incertezas.

Nesse sentido, a metodologia ágil se transformou numa aliada das organizações. E a partir dela, o desenvolvimento de equipes ágeis. Preparadas para lidar com mudanças e prontas a se adaptarem as novas realidades do mundo do trabalho.

Para aqueles que já conhecem a experiência da metodologia ágil, fica evidente as vantagens de ter cliente próximo dos processos de trabalho. Mas para aqueles que ainda não conhecem, vale a pena vivenciar a experiência.

Sua filosofia é o aprimoramento dos processos de trabalho, aumento das interações na equipe e agilização do fluxo de trabalho.

O que são equipes ágeis

Equipes ágeis são aquelas que se concentram na relevância do resultado. O objetivo é focar na necessidade do cliente. Dessa forma o eixo está em atender a necessidade do cliente se adaptando as mudanças que acontecem no meio do caminho.

Equipes ágeis são formadas por grupos pequenos de pessoas. Entre cinco e seis pessoas. com habilidades distintas para o cumprimento do objetivo.

Sendo assim, é preciso criatividade e um time altamente capacitado tecnicamente, capaz de se adaptar as mudanças e superar esses desafios.

Para entender como é uma equipe ágil, pense em uma reunião de trabalho. A ideia é ter uma reunião confortável, onde todos possam ser ouvidos e serem participativos. Se alguém fica de fora disso, provavelmente sua equipe é grande demais para ser considerada uma equipe ágil.

Uma equipe ágil é uma equipe multidisciplinar. Suas características se completam. Além disso, outra característica, é que seus membros trabalham em colaboração.

Em suma, a ideia é que uma equipe ágil seja capaz de completar um ciclo de trabalho. E fazer isso usando suas habilidades e conhecimentos. sem precisar de outras pessoas que não façam parte da equipe.

Portanto, equipes ágeis não são feitas de um sujeito multifuncional, e sim de um grupo multifuncional. Onde todos os seus membros têm uma participação importante no resultado do trabalho.

Em equipes ágeis, ou todos ganham, ou todos perdem. E se todos estão perdendo, todos trabalham em colaboração. Isso é comprometimento coletivo!

E quais as vantagens de equipes ágeis?

A medida que o mundo muda se torna mais necessário acompanhar sua evolução. Afinal, o mercado tem se tornado mais exigente. Assim sendo, clientes e parceiros buscam soluções eficientes com prazos cada vez menores.

Nesse sentido desenvolver equipes ágeis vão tornar os processos de trabalho mais fluidos. É uma proposta de diminuir a burocracia, aumentar a flexibilização e se adaptar as mudanças que acontecem no meio do caminho.

Dentre as principais vantagens em desenvolver esquipes ágeis em sua empresa, estão:

1 – Melhora da comunicação organizacional

Para atender aos requisitos do método ágil, são necessários constantes feedbacks e reuniões pontuais com a equipe.

Sendo assim, a comunicação passa a ser uma ferramenta amplamente utilizada na organização, melhorando a forma como as pessoas entendem o ambiente de trabalho.

2 – Auto gerenciamento da equipe

Formada por membros especialistas em sua área, equipes ágeis estimulam o auto gerenciamento dos colaboradores. Isso porque como o trabalho é colaborativo, todos se comprometem com o resultado das entregas.

3 – Desenvolvimento de uma cultura de aprendizado

Como os processos tendem a ser adaptados as mudanças do mercado, equipes ágeis promovem a cultura de aprendizado na organização. Afinal é preciso estar sempre em busca de novas soluções e ferramentas que garantam o alcance das metas e objetivos.

4 – Redução de riscos

Sobretudo, o acompanhamento dos processos com equipes ágeis, permite que os resultados planejados sejam cumpridos. Como os processos são constantemente revisados e readaptados às mudanças, os riscos diminuem.

5 – Aumento do engajamento e satisfação dos colaboradores

Equipes ágeis permitem uma maior participação dos colaboradores nos processos de trabalho. Sendo assim, a autonomia de mudar os processos e o sentimento de responsabilidade com a entrega de resultados permite maior engajamento das partes envolvidas.

Portanto, melhora o nível de satisfação com a organização.

6 – Aumento da confiança

Uma das principais características de equipes ágeis é a confiança mútua entre seus membros. Como o trabalho é menos competitivo e mais colaborativo, ele fortalece os vínculos da equipe e promove o crescimento da confiança. Confiança esta que, portanto, promoverá o comprometimento com os resultados coletivos.

Concluindo

Equipes ágeis permitem maior fluidez nas rotinas e processos de trabalho. Sendo assim, aumenta a agilidade das entregas e promovem a satisfação dos clientes. Sejam estes internos ou externos.

Além disso a metodologia ágil aplicada às organizações, permite que sua equipe desenvolva autoconhecimento. Os membros de equipes ágeis sabem quando e como mudar para atender as exigências do mercado.

Desse modo, o resultado é uma organização madura, pronta a assumir novos desafios.

Quer implantar a metodologia ágil em sua empresa e desenvolver equipes ágeis para melhorar seus processos de trabalho? Que tal contratar um software para te auxiliar nessa empreitada.

Entre em contato com nossa equipe. Com 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções corporativas em Gestão de Pessoas, a SER conta com um time especializado e preparado para atender as necessidades da sua organização.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais.

Aproveita e assine nosso newsletter e receba os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top