Você sabe o que é o LSM ou sistema de gestão de aprendizagem? Confira

2020-08-10T14:19:46-03:0010 agosto, 2020|Educação Corporativa|

Contar com uma equipe capacitada para realizar as atividades da sua empresa da melhor forma possível é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, são os colaboradores que efetivamente geram resultados para um negócio.

Porém, para atingir esse objetivo, é essencial que você invista em treinamento, incentivando os profissionais da sua empresa a adquirir habilidades e competências e atualizar os seus conhecimentos constantemente. É aí que o LSM ou sistema de gestão de aprendizagem chega como um grande aliado do seu negócio.

Quer saber o que é, como funciona e quais são os benefícios do LSM para a sua empresa? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!

O que é o LSM (sistema de gestão de aprendizagem)?

Muitas empresas da atualidade investem em treinamentos online para os colaboradores. Isso porque essa modalidade de capacitação oferece uma série de benefícios para o negócio, como a possibilidade de o colaborador assistir o treinamento quando e onde quiser e a possibilidade de redução de custos.

Porém, quando você investe em capacitação, pode perder o controle sobre quais são os treinamentos que a empresa já possui, quais colaboradores já participaram deles e onde estão guardadas essas capacitações.

É aí que o sistema de gestão de aprendizagem (LSM) funciona como um grande aliado. Ele é um software ou uma plataforma digital desenvolvida especificamente para a gestão de cursos e treinamentos online. Ele permite que você crie, organize e gerencie todas as capacitações da empresa em um só lugar.

Quais são as funcionalidades de um sistema de gestão de aprendizagem?

Existem vários LSM disponíveis no mercado e as funcionalidades desses sistemas mudam de um para o outro. Porém, existem algumas que são essenciais para que o software seja considerado como uma ferramenta útil e de qualidade.


Descubra agora o que um sistema de gestão de aprendizagem pode fazer por você!

Armazenamento de cursos

O LSM funciona como um grande banco de cursos e treinamentos da sua empresa. Nele é possível armazenar vídeo-aulas, materiais complementares, testes e outros tipos de conteúdo audiovisual que auxiliem os colaboradores durante a capacitação. Dessa forma, ele centraliza todo o material necessário para a conclusão de determinado curso em um só lugar!

Fóruns de discussão

É importante que, ao longo do curso, os colaboradores sejam capazes de trocar informações entre si e tirar dúvidas, mesmo na modalidade EAD. Dessa forma, o LSM também permite que eles abram fóruns de discussão nos quais eles possam realizar essas atividades. Você pode, inclusive, tornar a participação obrigatória, garantindo que os colaboradores efetivamente realizaram o curso.

Testes

Para garantir que o time aprendeu o conteúdo, pode ser importante aplicar testes de conhecimento, não é mesmo? Pois essa é uma outra funcionalidade do sistema de gestão de aprendizagem. Nele é possível incluir testes de conhecimentos que indicam o desempenho do colaborador no curso e o quanto ele foi eficiente para transmitir o conteúdo. Além disso, alguns ainda permitem que o profissional tenha acesso ao seu desempenho e questões erradas logo que termina o teste, podendo estudar mais aquilo que ainda não absorveu completamente.

Gamificação

Você sabe que a gamificação é uma ótima estratégia de desenvolvimento de times, podendo aumentar a retenção de conhecimento e a motivação dos colaboradores nos cursos, não é mesmo? O LSM pode ser um aliado nesse aspecto. Isso porque o software permite que você insira elementos desse conceito nos seus treinamentos, como placar de pontos, competições internas e, até mesmo, recompensas.

Emissão de certificados

Por fim, uma outra funcionalidade do sistema de gestão da aprendizagem é a emissão automática de certificados. Isso significa que, quando o colaborador termina o curso e obtém uma pontuação adequada no teste final, têm acesso a um certificado que comprova essa capacitação.

Quais os benefícios do LSM para a sua empresa?

Utilizar um sistema de gestão de aprendizagem pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa e colaboradores. Descubra agora quais são os principais deles!

Centraliza os seus treinamentos

Com o LSM, é possível centralizar todas as atividades de treinamento e desenvolvimento do time em um só lugar. Dessa forma, você é capaz de acessar todos os indicadores relacionados à essas atividades na plataforma, acompanhar o desempenho do time e construir mais capacitações sem precisar de uma grande quantidade de ferramentas diferentes para isso.

É fácil de ser utilizado

O LSM é projetado para ser fácil de ser utilizado. Isso inclui os membros do RH, que são capazes de inserir e construir cursos com tranquilidade, já utilizando a plataforma para isso. Porém, também inclui os colaboradores, que também são capazes de acessar e realizar os treinamentos sem maiores dificuldades.

Aumenta a motivação do time

Garantir a motivação e engajamento do time nos treinamentos pode ser uma grande dificuldades para a maioria das empresas. Porém, ao utilizar um sistema de gestão de aprendizagem, você pode criar um programa de treinamento totalmente gamificado, agradável e fácil de ser acessado. Dessa forma, há um aumento nos índices de motivação e engajamento da sua equipe.

Potencializa resultados da empresa

Contar com uma equipe motivada e capacitada, sempre em dia com o que há de mais novo no mercado, é essencial para que a sua empresa gere mais e melhores resultados. Com o LSM isso é possível. Por um lado, esse sistema potencializa a aquisição de conhecimento por parte do time, de forma a tornar a capacitar a sua equipe. Por outro, ele mostra para os colaboradores que a empresa se preocupa com o desenvolvimento e a carreira de cada um, o que aumenta os índices de motivação.

Como você pode perceber, o sistema de gestão de aprendizagem pode ser um grande aliado da sua empresa na hora de treinar e desenvolver competências e habilidades no seu time. Ele traz uma série de benefícios para a organização e para os profissionais que fazem parte dela. Portanto, aproveite e utilize essa nova tecnologia a seu favor para potencializar os resultados do seu negócio!

Gostou do artigo? Ficou interessado no sistema de gestão de aprendizagem? Então entre em contato com a SER agora mesmo e descubra as nossas soluções para o seu negócio!

Deixar um comentário