Fique por dentro das tendências de processo seletivo que estão em alta

2019-05-13T20:11:44-03:0018 fevereiro, 2019|Melhores Práticas|

Você quer formar um time de excelência, capaz de gerar os melhores resultados para a sua empresa? Saiba que o processo seletivo é um dos principais processos para atingir esse objetivo. 

É por meio do recrutamento e da seleção de qualidade que você é capaz de encontrar os melhores talentos do mercado para compor o time do negócio. Além disso, quando você aumenta a qualidade desse processo, também reduz o índice de erros e, consequentemente, o turnover de colaboradores no negócio.

Portanto, descubra, neste artigo, quais são as principais tendências de processo seletivo para você implementar agora mesmo!

Recrutamento online

Sabe aquela pilha de currículos que as empresas recebem para selecionar os melhores talentos? Pois isso já está no passado!

O recrutamento online é uma das tendências em recrutamento e seleção que estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas da atualidade. Ele consiste em realizar toda a divulgação da vaga e a captação de currículos por meio digital, utilizando redes sociais ou plataformas e softwares específicos de recrutamento. Além disso, você pode até aplicar os primeiros testes e iniciar toda a triagem de forma digital.

Vídeo de apresentação

Muitas empresas também estão investindo na utilização de vídeos enviados pelos candidatos para complementar a triagem de currículos. Para isso, solicitam que o candidato crie um vídeo com uma duração pré-definida (entre 1 e 5 minutos, na maioria das vezes). Nesse vídeo ele conta um pouco sobre as experiências, a personalidade, os valores, os desafios enfrentados, entre outros elementos.

Dessa forma, é possível conhecer melhor o candidato antes mesmo de convidá-lo para uma entrevista. Você também consegue avaliar as experiências do profissional em um ambiente menos ansiogênico.

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Entrevista online

O Brasil é um país de dimensões continentais. Portanto, o talento perfeito para a sua empresa pode estar há mais de 2 mil quilômetros de distância. Mesmo que esteja disposto a mudar de cidade, não pode viajar até a sede para realizar o processo seletivo.

Essa é uma das vantagens de investir em entrevistas online, por meio de ferramentas de videoconferência. Dessa forma, você consegue conhecer os candidatos sem a necessidade de deslocamento de nenhuma das partes. Isso facilita e agiliza o processo de recrutamento e seleção.

Gamificação

Incluir conceitos de games para avaliar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos é uma outra grande tendência de recrutamento e seleção. Isso é o que se chama de gamificação.

Ela pode ser utilizada de várias formas, tanto no início quanto no final do processo. O game também deve ser adaptado às necessidades e demandas da empresa, avaliando aquelas competências que são mais importantes para o seu negócio.

Software de recrutamento e seleção

Uma grande tendência de recrutamento e seleção é a utilização de softwares desenvolvidos especificamente para esse processo. Eles costumam ser ferramentas completas, nas quais você é capaz de anunciar vagas, selecionar currículos, aplicar testes, entre outras atividades.

Além disso, ainda existem softwares que utilizam algoritmos específicos para selecionar e indicar os melhores candidatos para a sua vaga, aumentando a qualidade do processo como um todo.

Como você pode perceber, a tecnologia é a maior tendência nos processos de gestão de pessoas da atualidade. E o processo seletivo não fica de fora! Com o uso de ferramentas desse tipo, é possível encontrar os melhores talentos e criar um time de excelência para o seu negócio.

Agora, aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra algumas dicas para motivar a geração millennials.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by