Gestão do Conhecimento – Pessoas e Tecnologia, um bom negócio

2023-05-23T10:49:50-03:0014 September, 2012|Estratégia Corporativa, Tecnologia para RH|

A gestão do conhecimento dentro da organização é uma estratégia de desenvolvimento de talentos. Entenda do que se trata essa gestão e como implantá-la em sua empresa.

Certamente, ter uma equipe de alta performance é o objetivo e ao mesmo tempo, o desafio do setor de recursos humanos e da liderança.

E isso se deve ao fato de os talentos serem os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um negócio. Afinal, são eles que tornarão possível o alcance dos resultados propostos, que lidarão diretamente com o cliente, que executarão cada objetivo e processo da empresa.

A verdade é que o mercado está cada vez mais competitivo. E isso se refere também à disputa pelos melhores profissionais que existem.

Dessa forma, não basta investir na atração de novos talentos, visto que a concorrência é acirrada. Uma excelente estratégia para a formação de um time de excelência, formado por profissionais de alta performance depende muitas vezes de recursos que a empresa já possui.

Sendo assim, é preciso que a liderança volte seu olhar para o ambiente interno. Junto com o setor de recursos humanos, é possível desenvolver ações que alcancem os  talentos que a empresa já possui.

Uma dessas ações, que queremos trazer hoje para você é a gestão do conhecimento.

A partir de estratégias de disseminação e construção de conhecimentos, é possível transformar seus profissionais em talentos exponenciais.

Quer saber mais sobre a gestão do conhecimento?

Então acompanha com a gente esse material que trouxemos para você.

Gestão do conhecimento e tecnologia

Antes da gente te contar o que é a gestão do conhecimento, é preciso falar da relação que existe entre a gestão do conhecimento e a tecnologia.

A verdade é que há alguns anos, fazer a gestão do conhecimento da empresa sem o advento da internet era praticamente impossível. Já que o único conhecimento que importava eram os adquiridos através da educação formal.

No entanto, a internet revolucionou a forma como as pessoas aprendem. E dentro das organizações, passou a ser primordial para o setor de RH, na atuação em desenvolvimento de pessoas.

A contratação de um software de RH que contemple a implantação, ou pelo menos a integração com plataformas de aprendizagem é primordial.

Sendo assim, nossa primeira dica é que sua empresa, antes de mais nada, contrate uma tecnologia em RH que seja eficiente na geração de dados de desempenho de seus talentos. Além disso é preciso integrar avaliações de desempenho com programas de desenvolvimento e aprendizado corporativo.

E falando em tecnologia, você já conhece a SER HCM? A SER HCM é uma solução para gestão estratégica de pessoas, desenvolvida pela SER. Com a SER HCM é possível fazer a gestão do conhecimento da sua empresa.

Além disso, a SER HCM conta com um módulo de Desempenho e Desenvolvimento que é integrado ao módulo de Educação corporativa, permitindo que a liderança entenda o perfil de cada talento e quais são os treinamentos necessários para transformar cada um deles em um profissional de alta performance.

Quer conhecer mais dessa tecnologia e transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Então entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Mas pra começar é preciso saber o que é a gestão do conhecimento…

Afinal, eu só posso implantar aquilo que conheço e sei quais são as vantagens né?

Sendo assim, vamos dizer que a gestão do conhecimento é o conjunto de processos e práticas que envolvem a criação, aquisição, compartilhamento, armazenamento e aplicação do conhecimento dentro da empresa.

Primordialmente, seu objetivo é aproveitar o conhecimento coletivo, a fim de melhorar o desempenho, a inovação e a tomada de decisão.

A gestão do conhecimento abrange atividades como identificação e captura de conhecimento relevante, organização e categorização das informações, desenvolvimento de bases de conhecimento, criação de redes de compartilhamento, estímulo à colaboração e ao aprendizado contínuo, além do uso de tecnologias e ferramentas que facilitem esses processos.

O mais importante é superar os desafios da perda de conhecimento causada por aposentadorias, rotatividade de funcionários e falta de compartilhamento de informações.

Dessa forma, ao promover uma cultura de aprendizado, a gestão do conhecimento ajuda as organizações a se adaptarem rapidamente a mudanças, a inovarem, a resolverem problemas de forma mais eficiente e a melhorarem o desempenho geral.

People Analytics- entenda tudo sobre esta tendência

Quer saber a importância disso?

A gestão do conhecimento na empresa é uma ação que envolve o RH, a liderança e os colaboradores.

Sua importância e relevância é extensa e impacta os resultados tanto da retenção de talentos, quanto da formação de uma equipe de alta performance.

As razões para isso, são diversas e nós trouxemos as principais para você.

  1. Retenção de conhecimento

O RH lida com informações cruciais sobre os funcionários, como habilidades, experiências e conhecimentos.  Sendo assim, a gestão do conhecimento ajuda a reter esse conhecimento e garantir que ele não seja perdido.

Portanto, independente de um colaborador se desligar, ser promovido e até transferido para outro setor, é possível, com a gestão do conhecimento, assegurar que os conhecimentos sejam mantidos dentro do espaço organizacional.

  1. Melhoria da eficiência

Ao gerenciar o conhecimento de forma eficaz, o setor de recursos humanos facilita o acesso rápido e fácil às informações necessárias. Consequentemente, isso aumenta a eficiência dos processos internos, como recrutamento, treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

  1. Aprendizado organizacional

A gestão do conhecimento promove a criação de uma cultura de aprendizado contínuo. Isso permite que a organização se adapte rapidamente às mudanças, compartilhe boas práticas e promova a inovação.

  1. Tomada de decisão embasada

Ter acesso a informações e conhecimentos relevantes permite que a liderança tome decisões mais assertivas. Isso ajuda a melhorar a qualidade das decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas.

  1. Desenvolvimento de talentos

E por fim, a gestão do conhecimento auxilia no mapeamento das habilidades e competências dos funcionários. Com isso permite a identificação de lacunas de conhecimento e a promoção de ações de desenvolvimento e capacitação.

Isso permite que a organização aproveite melhor o potencial de seus talentos. De quebra aumenta o senso de pertencimento, o engajamento e a produtividade.

Perfeito, né? Mas você sabe por onde começar?

Realizar a gestão do conhecimento na sua empresa envolve a adoção de várias práticas e estratégias. Não é um processo impossível, mas requer atenção e dedicação.

Comece identificando o que é conhecimento crítico

Identifique o conhecimento crítico para o sucesso da organização. Isso inclui conhecimentos técnicos, habilidades específicas, boas práticas, experiências e informações relevantes.

Inclusive, considere algumas práticas realizadas pela equipe no desenvolvimento de processos, que o tornam mais fáceis de serem realizados. Lembre-se que nem sempre o trabalho realizado é aquele que está prescrito em manuais e instruções de trabalho.

Mesmo sendo práticas informais, elas são primordiais para o alcance de resultados.

Capture esse conhecimento

Estabeleça processos e métodos para capturar esse conhecimento. Isso pode ser feito por meio de documentação, entrevistas, criação de bases de conhecimento, reuniões de compartilhamento, entre outros.

Do mesmo modo lembre-se de utilizar tecnologias e ferramentas apropriadas para facilitar esse processo.

Organize e categorize

Organize o conhecimento capturado de forma clara e acessível. Portanto utilize sistemas de categorização, metadados e estruturas de armazenamento adequadas para facilitar a recuperação das informações quando necessário.

Compartilhar e colaborar

Promova a cultura de compartilhamento de conhecimento.  É muito importante ter em mente que o conhecimento retido não estimula o crescimento.

Dessa forma, estimule os colaboradores a compartilhar suas experiências, ideias e informações relevantes. Crie canais de comunicação, fóruns, redes sociais internas e outras formas de interação para facilitar o compartilhamento e a colaboração.

Incentive o aprendizado contínuo

Tão importante quanto identificar os conhecimentos é estimular o aprendizado contínuo. O conhecimento não é algo estático.

Ele é fluido, dinâmico e se transforma diariamente.

Dessa forma, estimule o aprendizado contínuo e o desenvolvimento dos seus talentos. Para isso, ofereça treinamentos, programas de mentoria, oportunidades de rotação de cargos, só para exemplificar.

Nesse sentido, invista em programas de lifelong learning e incentive seus talentos a adquirem novas habilidades e conhecimentos.

Medir e avaliar

Estabelecer métricas e indicadores para avaliar a eficácia da gestão do conhecimento, é primordial para garantir a estratégia correta.

Sendo assim, monitore o uso das informações, o engajamento dos funcionários e os resultados obtidos. Utilize essas avaliações para aprimorar as práticas de gestão do conhecimento.

Prepare a liderança e incentive o apoio

A liderança é a principal responsável pela promoção e incentivo a uma cultura de aprendizado contínuo. Eles devem ser modelos de compartilhamento de conhecimento e promoção uma cultura de aprendizado e colaboração.

Portanto, investir na preparação da liderança precisa ser um ponto de atenção e investimento, quando se trata de mudanças culturais, como a gestão do conhecimento é.

Concluindo

Em suma, a gestão do conhecimento é um processo contínuo e evolutivo.

Dessa forma, é importante revisar e atualizar constantemente as práticas de gestão do conhecimento para se adequarem às necessidades da organização e às mudanças do ambiente empresarial.

Contudo, lembre-se: nenhum conhecimento é estático. E a gestão do conhecimento precisa considerar as mudanças que ocorrem dentro da organização, no mercado de atuação de sua empresa e no mundo.

Em resumo, a gestão do conhecimento no RH é fundamental para aproveitar o conhecimento coletivo da organização, promover a aprendizagem contínua, melhorar a eficiência e tomar decisões mais embasadas, contribuindo para o sucesso e o crescimento da empresa.

Agora que você sabe o que é, conhece as vantagens e como implantar, mãos à massa! Certamente as mudanças serão significativas para sua empresa e equipe.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Aproveite para assinar a newsletter da SER. Toda semana tem conteúdos novos por aqui e você recebe em primeira mão, no seu e-mail.

Por último, aproveite as dicas que rolam pelas redes sociais. É só seguir a SER no LinkedIn, Instagram e Facebook.

 

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top