A importância da educação corporativa para a sua empresa

2021-03-18T08:34:14-03:0028 janeiro, 2019|Educação Corporativa, Gestão de Pessoas|

educação corporativa é uma ferramenta fundamental para transformar a rotina dos seus colaboradores e os resultados da sua organização! Confira as principais vantagens dessa prática!

Estamos vivendo num mundo VUCA. Esse acrônimo, derivado do inglês, que resume em si a realidade do mundo. Seja ele o mundo pessoal, dos negócios ou do trabalho. Volátil, incerto, complexo, ambíguo.

Nada mais é estável no mundo. E no trabalho as novas gerações já possuem sede pelos desafios e mudanças. E para serem desafiadas a entregarem seu melhor, precisam que a empresa invista em desenvolvimento contínuo.

Um fato indiscutível: uma equipe qualificada entrega resultados melhores. Ter um time de colaboradores com conhecimento técnico e comportamental, que esteja antenado aos novos conceitos é fundamental para se diferenciar no mercado.

Além disso, é importante também que os colaboradores do time estejam alinhados às inovações.

Educar os funcionários em temas que vão auxiliá-los nas tarefas e no crescimento profissional é aumentar o capital humano da empresa.

Portanto, sua instituição deve investir em programas de qualificação e desenvolvimento. Promover a educação corporativa deve ser uma das metas prioritárias para o futuro.

Incluir capacitações no planejamento é fazer com que a organização alcance seus objetivos mais rapidamente. Com toda a certeza, a empresa que implementar essa prática colherá os frutos num tempo muito menor.

Em suma, é a adequação ao mundo VUCA. Onde quem perde tempo, corre o risco de se comprometer e comprometer seus resultados. Perder força e competitividade no mercado!

O que é a educação corporativa

A educação corporativa é um dos processos em Gestão de Pessoas. Dessa forma, seu principal objetivo é promover na organização uma cultura de aprendizagem.

Dessa forma, a empresa oferece programas de treinamento, capacitação e desenvolvimento. Em contrapartida os colaboradores se responsabilizam pelo seu crescimento profissional.

Desde que tudo isso esteja alinhado ao planejamento estratégico da empresa, de forma a alcançar seu objetivo macro.

Nesse sentido é correto afirmar que a educação corporativa é muito mais que cursos, treinamentos e palestras. Ela é uma prática coordenada.

E busca um alinhamento entre as capacidades técnicas e comportamentais dos colaboradores e o alcance dos resultados esperados pela organização.

Dessa forma é de extrema importância que a liderança entenda o alto custo da falta de conhecimento e o prejuízo causado por uma equipe sem preparo. E busque através da educação corporativa elevar a excelência organizacional.

Nesse sentido a organização garante a satisfação do colaborador e seu comprometimento na entrega de resultados.

Mas para que você entenda com maior facilidade a importância do investimento em educação corporativa, vamos te apresentar os principais benefícios e o porquê de ela ser tão importante.

Implantação de uma cultura de aprendizagem

Quando se investe na educação corporativa, cria-se uma cultura de aprendizagem. Através da conscientização de que cada colaborador é responsável pelo seu processo de desenvolvimento e então, pela progressão de sua carreira.

A empresa precisa oferecer as ferramentas. Mas cabe a cada colaborar o interesse em usá-las. Nesse sentido, o setor de recursos humanos deve investir em ações que incentivem os colaboradores a buscarem o desempenho com excelência.

Como podemos perceber é um trabalho conjunto. Um unir de forças de ambos os lados, que irão promover o desenvolvimento desta cultura de aprendizagem contínua.

Melhora da autoconfiança

A educação corporativa planejada de maneira correta, com os treinamentos adequados prepara sua equipe para a tomada de decisões mais assertivas.

Em primeiro lugar é preciso dar as ferramentas aos funcionários, fazer com que eles se sintam mais à vontade. Dessa forma com o conhecimento obtido no treinamento, eles terão uma atuação mais confiante e com mais autonomia.

Além disso, vai desafogar seu gestor e também tornar a equipe mais produtiva, não só em quantidade, mas também em qualidade.

Descoberta de novos talentos

Estimular sua equipe é essencial. Mesmo os funcionários com bastante tempo de casa podem, em uma capacitação com assuntos que são novidade ou mesmo com novas práticas dentro de um tema que o colaborador já domina, descobrir novas afinidades, ter contato com visões diferentes e encontrar talentos que até então desconheciam.

Além do mais, talentos geram talentos. Certamente o trabalho em uma equipe que performa com excelência é capaz de produzir nos novos colaboradores a inspiração necessária para que eles também se desenvolvam.

Como resultado a organização se transforma em um ambiente de excelência profissional. É como uma escola para o desenvolvimento de equipes de alta performance.

Desenvolvimento de carreira

Demonstrar à equipe a preocupação da empresa com a promoção da ascensão profissional dos colaboradores trará um imenso retorno.

Quando o colaborador encontra no ambiente organizacional possibilidades de crescimento, desenvolve uma relação de confiança na empresa. E isso gera motivação.

Em síntese, uma equipe motivada tem reflexo não apenas na produtividade. Mas o resultado também é visto no ambiente organizacional, na felicidade no trabalho, no engajamento dos funcionários com a empresa e, consequentemente, na retenção de talentos.

Atendimento de qualidade

Qualificar a sua equipe terá impacto em toda a sua cadeia de produção. Vai além da otimização de procedimentos internos e de um melhor preparo para atender as demandas do mercado.

Os colaboradores do atendimento final, que tratam diretamente com os clientes, estarão aptos a oferecer uma experiência cada vez melhor no tratamento. Isso aumenta a fidelização e a prospecção orgânica de novos clientes.

Certamente, quando se investe em educação corporativa se promove um ambiente organizacional de satisfação. E o cliente interno se torna advogado da marca de forma natural. É o employee experience promovendo o employer branding.

Conteúdo personalizado

Promover uma capacitação é diferente de apenas matricular seus funcionários em um curso.

Na educação corporativa, as empresas devem atuar em cima das dificuldades levantadas junto à equipe. Converse com seus colaboradores para definir as qualificações mais adequadas. A partir disso montar cursos, treinamentos e palestras com grade e conteúdo rico. E então, direcionado ao que foi apontado no levantamento.

Nesse hiato, é possível ainda fazer parcerias com universidades corporativas e cursos de aperfeiçoamento, como de línguas por exemplo.

Com o intuito de oferecer aos colaboradores possibilidades mais amplas. E até programas de incentivo à aprendizagem com bônus progressivos ou premiações.

E como implantar a educação corporativa?

O primeiro passo para a implantação da educação corporativa é o levantamento de informações.

Considerando a missão da organização e quais são seus objetivos de médio e longo prazo. As perguntas a serem feitas são:

  • Quais habilidades técnicas e comportamentais minha organização já possui?
  • Quais preciso desenvolver?

Essas perguntas devem mensurar o individual e o coletivo. E sempre levando em consideração o funcionamento do negócio.

Assim sendo, respondidas as primeiras perguntas é hora de desenhar processos e padronizar a educação corporativa. Isso é feito através do planejamento e replicação dos processos de aprendizagem organizacional.

É importante, no entanto, que a capacitação do colaborador gere resultados efetivos para a organização. Portanto toda trilha de aprendizagem deve garantir que o colaborador irá desenvolver as capacidades técnicas e comportamentais necessárias à organização

Não podemos nos esquecer, no entanto, que educação corporativa também envolve o conhecimento tácito. Que através da interação entre os indivíduos, se transforma e se aperfeiçoa. E dele surgem estratégias de trabalho que são internalizadas e favorecem toda a equipe.

E esse talvez seja o maior conhecimento que a organização possui. Porque ele possui um padrão muitas vezes, único. Esse conhecimento é dessa organização, dos colaboradores que fazem parte desse organismo.

E ele vai sendo aperfeiçoado a cada interação e gerando resultados exponenciais.

Esse é fruto da educação corporativa: o conhecimento que se torna patrimônio organizacional!

Para esse conhecimento gerado e aperfeiçoado através da interação dos colaboradores, a empresa pode criar manuais ou instruções de trabalho. Dessa forma o conhecimento é perpetuado e repassado as próximas gerações de colaboradores.

Fortalecendo com isso a cultura de aprendizagem e promovendo a educação corporativa.

Concluindo

Em conclusão, a educação corporativa tem o poder de transformar o dia a dia da sua empresa. É preciso criar uma cultura de qualificação e implementar uma política sólida de capacitação pessoal.

Logo, oferecer um curso pontual e nunca mais investir na equipe é uma ação isolada. E ações isoladas não geram impacto verdadeiro da educação corporativa. Embora ações isoladas também sejam importantes para tratar problema pontuais.

Porém, são nos processos bem estabelecidos que estão os resultados mais promissores.

Resultados

Em longo prazo, o investimento em qualificação será mínimo frente a tantas vantagens. Ademais, um funcionário capacitado comete menos erros, é mais criativo, tem uma capacidade analítica maior e conhecimento amplo sobre a área que atua.

Além disso ele terá confiança para propor novas ideias que podem refletir diretamente na redução de custos dos procedimentos da empresa. Além de propor soluções mais assertivas para problemas de rotina.

A questão é que nem sempre o setor de recursos humanos está preparado para implantar a educação corporativa. Nesses casos, é possível contar com a ajuda de especialista e até com a contratação de tecnologia.

Por fim, o uso de softwares são um grande aliado do setor de recursos humanos na implantação, acompanhamento e análise de dados, em educação corporativa.

Entendeu como a educação corporativa é importante e por que ela deve estar em pauta na sua instituição? Essa é uma ferramenta que entrega ótimos resultados e que deve ser incorporada nos setores de RH das empresas que querem se destacar!

Precisa de ajuda para implantar a educação corporativa na sua empresa? Conte conosco! A SER tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções corporativas em Gestão de Pessoas. Com certeza nossos consultores podem te ajudar.

Gostou deste artigo? Então, conecte-se conosco! Siga nossas redes sociais e confira conteúdos que farão a diferença para sua organização! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Aproveita e assina nosso newsletter e receba os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo