Saiba como ferramentas de avaliação de desempenho ajudam no plano de sucessão

2020-07-02T13:56:13-03:002 julho, 2020|Talent Management|

No século atual, onde as transformações, principalmente as tecnológicas, acontecem de forma frequente, o processo de gestão é essencial para se manter a frente na competição entre as empresas no mercado de trabalho. A companhia deve estar preparada e aberta para inovações, novos processos, mas claro, sem perder a sua identidade.

A organização está sujeita a mudanças de gestores, líderes e diretores. A preocupação com o futuro da empresa e pessoas é algo que vem ganhando destaque com um setor de Recursos Humanos mais estratégico. Sendo assim, para que a organização passe por essas transições de forma mais tranquila e com maior segurança, o RH precisa saber como implementar um plano de sucessão.

plano de sucessão vem para planejar e nortear o futuro das pessoas dentro das empresas. Planos de sucessão são necessários para identificar cargos estratégicos e competências essenciais na organização. Desta forma, é um meio onde se garante o crescimento das pessoas, preparando-as para assumir outras funções e manter o legado da empresa.

O setor de Recursos Humanos precisa estar preparado para dar todo apoio e orientação nesse processo. O plano de sucessão organizacional não é uma tarefa simples, podendo, em alguns casos, ser desgastante e, até mesmo, causar atritos e desmotivação. Continue a leitura e veja a importância do plano de sucessão e como a avaliação de desempenho pode ajudar nesse processo de transição.

Entenda mais sobre o plano de sucessão…

O plano de sucessão não só identifica futuros líderes e gestores, mas também identifica aqueles profissionais que tem competências e que podem passar por um processo de desenvolvimento para assumir novas funções e posições dentro da organização. Desta forma, permite uma visão maior do futuro da organização e dos processos de gestão de pessoas.

Com plano de sucessão bem planejado e estruturado, voltado para cargos mais estratégicos da empresa, é possível indicar as responsabilidades, quais são os requisitos necessários para assumir cada função e os possíveis sucessores. Para a promoção de um profissional, por exemplo, é necessário que já tenha outra pessoa preparada para ocupar o seu lugar.

Desta forma, o plano de sucessão se torna crucial para que essa transição seja realizada de forma tranquila, sem prejudicar o processos e resultados da organização. Com o apoio dos profissionais de Recursos Humanos, a gestão possibilita uma boa continuidade dos negócios e evita que profissionais despreparados assumam posições importantes.

guia avaliação de desempenhoPowered by Rock Convert

Por meio de um cronograma de treinamentos internos e externos, a empresa tende a garantir que os colaboradores estejam mais preparados para assumir novas atividades, responsabilidades e, até substituir outro profissional que venha a se ausentar. Além disso, é não podemos esquecer que sem a colaboração de todos os gestores, o sucesso do plano sucessório pode ficar comprometido.

Vantagens do plano de sucessão

Para as organizações, o plano de sucessão traz diversas vantagens. A primeira delas é reduzir os riscos para os processos e resultados com possíveis desligamentos, afastamentos e/ou substituições. A empresa tem a tranquilidade e segurança que, em casos de urgências, há profissionais dentro da organização capazes de preencher novos papéis.

Entre outras vantagens, temos o desenvolvimento e formação de novos líderes, equipes mais preparadas, maior retenção de talentos, ações mais estratégicas, mapeamento dos profissionais dentro de cada equipe, diminuição de custos com longos processos de recrutamento externo e decisões mais assertivas sobre as promoções dos colaboradores.

Por outro lado, para os colaboradores, o plano de sucessão é como um norte de como e onde você pode chegar. Além de toda a preparação e desenvolvimento do indivíduo, isso traz um aumento da produtividade, elevação da auto estima e engajamento. O colaborador se sente valorizado e parte da empresa, incentivando-o a vencer novos desafios.

Avaliação de desempenho

Na gestão de pessoas a melhor estratégia para a sucessão é trabalhar as competências e habilidades daqueles profissionais com grande potencial para assumir novas funções dentro da organização. Para que isso seja feito de forma eficiente, é essencial fazer um acompanhamento dos colaboradores desde o início da sua carreira. Uma ferramenta importante nesse processo é a avaliação de desempenho.

Com base no perfil do cargo desejado pela empresa, o RH, juntamente com os gestores, podem identificar qual profissional possui as qualidades que se encaixam na função. Por isso, as avaliações devem ser feitas da melhor maneira, para identificar os pontos positivos e negativos de cada colaborador. Além disso, é possível trabalhar e desenvolver os pontos negativos de cada indivíduo, dando uma nova oportunidade dentro da organização.

Software de gestão de pessoas

Com um bom software de gestão de pessoas, que possui uma ferramenta de avaliação de desempenho, o processo fica ainda mais prático, pois as informações dos colaboradores ficam armazenadas e disponíveis a qualquer momento e local. Por meio dela, é possível analisar a evolução da carreira dos profissionais desde o seu ingresso na empresa até o momento atual.

Um plano de carreira em conjunto com as avaliações de desempenho só traz grandes benefícios para organização. Alinhando o desenvolvimento, conhecimentos, habilidades e competências de cada cargo e a avaliação dos mesmos, fica mais fácil preparar os colaboradores para atuar em novos setores e funções. O feedback dessas avaliações é essencial para o que o profissional saiba onde é preciso trabalhar e desenvolver as competências necessárias, sem contar, a transparência de todo o processo.

Você já conhece a SER? É uma empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência, focada em Gestão Estratégica de Pessoas. A Plataforma SER implementa métodos necessários para conseguir os melhores resultados e acelerar o sucesso dos seus talentos. Além disso, ela amplia as análises sobre a gestão de pessoas, alinhada a estratégia do negócio resultando em aumento de performance.

Ficou interessado em realizar um bom plano de sucessão para o sua empresa? Fale com um especialista e veja como a SER pode te ajudar no processo de sucessão do seu negócio. E se gostou do nosso artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Deixar um comentário