Como desenvolver a liderança para fazer a gestão de pessoas?

2019-05-21T14:59:29-03:001 dezembro, 2017|Estratégia Corporativa, Gestão de Talentos, Talent Management|

Entenda o papel e saiba como desenvolver a liderança de sua empresa.

Cada vez mais, as empresas entendem que seu grande capital está nas pessoas, nos funcionários que compõem a organização e a fazem crescer. Para manter esse ativo funcionando, há um investimento crescente na gestão de pessoas e desenvolver a liderança é um fator importante nesse aspecto.

Promover uma liderança positiva é o primeiro passo para uma gestão de pessoas efetiva na empresa. Isso vai além da figura tradicional de chefe, que apenas dá ordens e cobra resultados – é necessária a aplicação de uma abordagem moderna, que inspire e gere confiança.

Reconheça talentos e desenvolva funcionários
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

cta_baixe_ebook_gratis_azul

 

Vantagens em desenvolver a liderança

Um verdadeiro líder é capaz de incentivar e motivar os empregados, envolvendo-os verdadeiramente no trabalho. Eles entenderão a importância do que fazem e conseguirão dar o seu melhor na organização, o que reflete em melhores índices de produtividade e clima organizacional.

Um bom gestor também consegue conduzir processos, administrar prazos e coordenar os funcionários com competência. Isso reflete em um melhor aproveitamento dos profissionais já contratados, evitando gastos com processos seletivos que muitas vezes não trazem os resultados desejados.

Pesquisas mostram que quando os empregados pedem demissão, eles não estão deixando a empresa, mas sim seus chefes. Uma boa liderança propicia uma maior retenção de funcionários e altos índices de engajamento.

Para entender como esse trabalho deve ser feito, separamos algumas questões que devem ser observadas:

Boa comunicação

Uma boa comunicação é primordial para que a liderança possa ser realizada e fazer a diferença. É importante passar as ideias com clareza, deixando espaço para dúvidas e sugestões da equipe. A transparência é outro fator importante para um bom relacionamento entre líder e funcionário, melhorando o clima organizacional e consequentemente, o engajamento.

Senso de organização

Um líder organizado vai conseguir passar as tarefas para seus funcionários de forma mais precisa e direta. Ele consegue transmitir as expectativas de maneira clara e sem ruídos, acompanhando a performance da equipe de perto e apontando os direcionamentos.

Saber ouvir

Um dos aspectos mais importantes de uma boa liderança é saber ouvir os funcionários, estar aberto às ideias e sugestões, dar espaço para conversas e deixar a equipe à vontade. Essa postura produz um ambiente mais confortável, onde subordinados e gestor têm espaço para crescer.

Reconheça talentos e desenvolva funcionários
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Senso de responsabilidade

Ao assumir um cargo de liderança, o profissional passa a responder por tudo que acontece na equipe, seja positivo ou negativo. Também precisa saber lidar com cobranças e pressionar as pessoas da maneira correta, criando estímulos sem provocar um estresse prejudicial.

Também é importante conhecer os limites e competências de cada um, para saber manejar os talentos e atuar de acordo com a capacidade e conhecimentos individuais.

Ferramentas de apoio

O uso de ferramentas que sirvam de suporte na gestão de talentos vai fazer toda a diferença. Um software TMS, capaz de organizar avaliações de desempenho, resultados e competências de funcionários, auxiliam no exercício de uma boa liderança.

Apoios como esse fornecem uma visão ampla dos talentos à disposição e metas a serem alcançadas, assim o gestor fica livre para desenvolver sua liderança e lidar com os fatores humanos e estratégicos, o que aumenta as chances de sucesso da equipe.

E você, como vai aplicar essas mudanças na sua empresa? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas também possam aproveitar essas dicas!