Qual o impacto de uma boa gestão de remuneração?

2020-04-15T15:22:30-03:007 abril, 2020|Gestão de Remuneração|

Diversos fatores são levados em consideração pelo colaborador quando a conversa aborda os motivos pelos quais continuar no cargo e/ou no emprego atual – como, por exemplo, se a experiência está agregando, se o ambiente de trabalho é agradável e, principalmente, se a empresa têm uma boa gestão de remuneração.

De fato, para algumas pessoas, o salário é uma consideração importante na decisão entre continuar ou não em um cargo. Todavia, a política de remuneração vai além do pagamento mensal.

Essa gestão é uma ferramenta essencial na tomada de decisões e distribuição de feedbacks dentro da corporação. E, ao mesmo tempo que beneficia a empresa, ela também possibilita ao funcionário um horizonte de crescimento profissional dentro da corporação.

O que é uma gestão de remuneração?

O significado da palavra “remuneração”, no dicionário, é a “retribuição por serviço ou favor prestado; recompensa, prêmio”.

Dentro de uma organização, existem três formas de receber uma retribuição pelo esforço profissional. A primeira delas é o salário mensal fixo. A segunda é o pacote de benefícios ofertados pela empresa – como vale transporte, ticket refeição e plano de saúde. E, por fim, a remuneração extra, vinda de metas alcançadas e sucesso no desempenho particular.

A remuneração extra é, em outras palavras, a maneira que a empresa encontra para retribuir os funcionários pelo número de metas alcançadas e serviços realizados.

É válido lembrar que esse pagamento é um valor a mais no saldo final do mês, e não está incluso no salário mensal – já pré-estabelecido no contrato de trabalho acordado pelo empresário e colaborador.

Tudo o que é extra salarial pode ser considerado remuneração adicional. Como exemplo temos as horas extras realizadas, conquistas e premiações, atuação no aumento dos lucros e comissões recebidas.

A gestão da remuneração é, justamente, uma forma estratégica e moderada de organizar, internamente, como a renda extra será distribuída aos colaboradores, mediante critérios claros e transparentes.

A partir dessa iniciativa, a empresa pode gerar uma satisfação maior nos membros da equipe, motivando a todos em relação ao empenho demandado nas tarefas propostas pela corporação.

Como implementar a gestão de remuneração na empresa

Uma vez que a empresa tenha a gestão de remuneração planejada, de acordo com as particularidades de sua atividade-fim, é preciso executá-la de forma correta. O primeiro passo para tal é fazer um diagnóstico da situação atual, visto que, a cada momento da economia, ela pode ser modificada.

É importante, antes de promover qualquer mudança, ter conhecimento do perfil dos funcionários, da sua capacidade de adaptação e, principalmente, de como a corporação está financeiramente para que remunerações extras sejam, de fato, possíveis.

ebook remuneraçãoPowered by Rock Convert

Afinal, se a empresa não consegue arcar com os custos fixos, como fará uma boa gestão de remuneração?

O segundo passo é conhecer as necessidades dos funcionários. Se o propósito da remuneração é agradar e estimular a equipe a se empenhar, visando sua progressão profissional dentro da empresa, é preciso ouvir as demandas dos colaboradores e entender quais formatos de remuneração adicional melhor se encaixam na realidade do time.

Isso pode ser feito através de uma reunião, particular ou coletiva, pesquisa interna ou por votação.

Feito isso, crie um plano de implementação com o planejamento das primeiras medidas a serem tomadas durante a gestão de remuneração. É essencial levar em consideração os prazos, treinamentos, funções e os valores referentes à cada uma delas. É válido deixar o plano aberto a futuras mudanças.

Além disso, busque criar metas alcançáveis. A empresa não terá bons resultados se os objetivos colocados forem irreais.

Por fim, disponibilize aos funcionários pacotes personalizados de benefícios como, por exemplo, convênios com academias, clubes ou instituições de ensino. E esteja sempre atento ao bem-estar da equipe, essencialmente dentro do ambiente de trabalho.

Pontos de atenção durante a implementação dessa prática

Por mais que a empresa siga todas essas medidas, é importante, ainda, se atentar a alguns pontos durante a implementação da gestão de remuneração.

A efetivação dessa gestão, se incorreta, pode gerar prejuízos financeiros para a organização, uma vez que, caso a situação econômica desande, a empresa perde o controle de metas estipuladas e benefícios a serem distribuídos.

Além disso, é preciso ter cuidado ao estipular metas aos funcionários. Os objetivos precisam ser realistas ao contexto de cada área, para que uma meta impossível não cause frustração quando a equipe receber a avaliação do resultado final.

Por fim, certifique-se de que todos os colaboradores estão inclusos na política de gestão de remuneração. Informe a todos que o processo será implementado e dê as orientações necessárias para o bom entendimento geral, primando por uma liderança transparente e de diálogo aberto.

Qual o impacto positivo de uma boa gestão de remuneração?

Implementar esse tipo de gestão gera um impacto positivo enorme dentro da empresa. O primeiro grande benefício deste plano é a aproximação da empresa com a equipe, que resultado no incentivo despertado no colaborador.

Além disso, esse tipo de gestão traz melhoria exponencial na produtividade. Uma vez motivado e com objetivos estipulado, o funcionário se sente estimulado a dar o seu melhor para cumprir com as atividades de sua área.

Por fim, quando uma boa gestão de remuneração é implementada, a taxa de turnover – ou seja, de entra e sai de funcionários na empresa – tem chances de menor do que a apontada pelo mercado. Isso, claro, sem falar na atração gerada nos profissionais externos que buscam um novo emprego e na possibilidade de retenção de talentos, ambas características de uma empresa com diferenciais competitivos.

Por essas e outras, é essencial focar em desenvolver um bom plano de gestão de remuneração para que os resultados sejam positivos – e a SER pode te ajudar nesse processo. Entre em contato com a nossa equipe e conheça os serviços da plataforma!

Deixar Um Comentário