Modelo de pesquisa de clima organizacional: como elaborar uma?

2020-04-15T15:42:27-03:006 abril, 2020|Talent Management|

Quer elaborar uma pesquisa de clima de qualidade para a sua empresa? Entenda como fazer isso!

O clima organizacional é um conceito bastante importante para a gestão de recursos humanos. Afinal, reflete a opinião e a sensação dos colaboradores em relação à empresa, incluindo elementos como o ambiente organizacional, liderança, relacionamento com os colegas e políticas de RH.

A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mensurar esse conceito dentro da organização, sendo muito importante para evidenciar potencialidades e diagnosticar problemas que possam impactar negativamente a produtividade e a satisfação do time.

Mas você sabe como elaborar um modelo de pesquisa de clima organizacional? Se não, está na hora de descobrir! Entenda agora o passo a passo para implementá-lo no seu negócio!

Entenda quais são os seus objetivos principais

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que a pesquisa de clima organizacional envolve uma série de elementos, como o ambiente físico da empresa, relação entre colaboradores e lideranças, organização do trabalho, carga de atividade, relacionamento interpessoal, entre tantos outros. Dessa forma, fica impossível captar todos em uma única pesquisa, não é mesmo?

Portanto, é essencial que você saiba quais são os seus principais objetivos e os itens que precisam ter maior enfoque na pesquisa. Para isso, consulte colaboradores e busque identificar, de forma preliminar, os pontos críticos quando o assunto é clima organizacional.

Planeje a pesquisa

Agora é a hora de planejar o cronograma e a forma de aplicar a pesquisa. Isso é importante porque vai embasar todo o processo de construção das suas perguntas.

Para isso, comece definindo alguns elementos, como a forma de aplicação da pesquisa (que pode ser por meio de entrevistas, questionários online ou questionários em papel) e o tipo de pergunta que deve ser utilizado (fechadas, abertas ou mistas).

Também é importante definir quando a pesquisa será aplicada, o tempo que os colaboradores terão para responder e o período de análise de dados. Com o cronograma em mãos, é possível iniciar o processo e efetivamente criar a sua pesquisa de clima.

Defina as perguntas fechadas

Geralmente, a pesquisa de clima conta com perguntas fechadas, ou seja, de múltipla escolha. Nesses casos, o colaborador precisa responder com “sim” ou “não”. Também há a possibilidade de encaixar as respostas em uma escala que pode ir de 1 a 5 ou 7.

ebook cultura organizacionalPowered by Rock Convert

Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para os seus colaboradores.

  • Você se sente reconhecido pelo gestor?
  • Confia no seu gestor?
  • Considera que o seu gestor é um bom líder?
  • Acredita que o seu salário é justo?
  • Acredita que os benefícios oferecidos pela empresa são justos?
  • Sabe qual é o seu papel dentro da empresa?
  • Se identifica com os valores da empresa?
  • Sabe qual é a missão da empresa?
  • Acredita que a comunicação entre você e o seu gestor/seus colegas é clara?
  • Se sente confortável para dar feedback ao seu gestor/seus colegas?
  • Sabe o que acontece nos outros departamentos da empresa?
  • Acredita que a infraestrutura da empresa é adequada?
  • Acha o ambiente é bem iluminado e ventilado?
  • Se sente sobrecarregado?
  • Tem autonomia para realizar as suas atividades?

Defina as perguntas abertas

Para aprofundar alguns elementos relacionados ao clima organizacional, você também pode incluir perguntas abertas na sua pesquisa. Uma das formas de fazer isso é abrir espaço para que o colaborador justifique as suas respostas nas perguntas fechadas selecionadas.

Porém, você também pode fazer perguntas diretas, como exemplificado abaixo.

  • Quais são os pontos positivos no trabalho na empresa?
  • Quais são os pontos negativos no trabalho na empresa?
  • O que você mudaria no ambiente organizacional?
  • O que você acha do planejamento estratégico da empresa?
  • Quais são os pontos positivos e negativos do seu gestor enquanto líder?
  • Mudaria o que no seu trabalho?
  • O que você acha das reuniões realizadas?
  • Você concorda com o feedback que recebe do seu gestor ou dos colegas?

Estruture e aplique a pesquisa de clima

Após selecionar as perguntas e organizá-las, é hora de aplicar a sua pesquisa de clima. Antes de mais nada, é importante que você conscientize os colaboradores sobre o intuito da pesquisa de clima, explicando como e quando ela deverá ser respondida.

Deixe claro que esse é um espaço seguro, no qual eles podem e devem dar opiniões sinceras sobre a empresa. Além disso, garanta o anonimato das respostas para proteger o time contra possíveis represálias de colegas ou gestores.

Com isso em mente, distribua os questionários da forma como foi definida anteriormente e lembre a equipe de respondê-los dentro do prazo estipulado.

Analise e divulgue os resultados

Após as respostas dos colaboradores, é hora de analisar o resultado. Afinal, é preciso tratar os dados obtidos de forma a transformá-los em informações úteis, capazes de embasar a tomada de decisão dentro da empresa. Portanto, analise tanto as informações quantitativas quanto as qualitativas coletadas.

Com a análise pronta, compartilhe os resultados com toda a empresa. Nesse momento, tenha muito cuidado para não expor nenhum colaborador. Afinal, mesmo que você não divulgue nomes, algumas informações podem servir como gatilhos para que os colegas identifiquem quem emitiu cada uma das opiniões. Portanto, conserve o anonimato da pesquisa.

Além disso, divulgue as ações que serão tomadas para solucionar os problemas encontrados. É importante que a equipe veja que a opinião de todos os membros é valorizada e que planos de ação serão criados para melhorar o clima organizacional a partir dos resultados da pesquisa.

Por fim, é essencial lembrar que essa análise também serve como informação importante para pesquisas posteriores. A partir dos resultados encontrados, você consegue identificar as perguntas mais importantes e aquelas que não foram bem compreendidas pelos colaboradores.

Além disso, pode perceber que algumas perguntas ficaram de fora e devem ser incluídas em versões posteriores. Dessa forma, é possível criar um modelo de pesquisa de clima organizacional adequado à realidade e às necessidades do negócio.

Por fim, a pesquisa de clima organizacional é extremamente importante para identificar pontos positivos e problemas a serem solucionados. A partir dela, você garante informações capazes de promover melhorias em relação à liderança, ambiente da empresa, relacionamento interpessoal, entre outros fatores que impactam a produtividade e a qualidade de vida do time. Portanto, siga as nossas dicas e crie um modelo de pesquisa de clima organizacional agora mesmo!

Gostou do artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações importantes diretamente no seu e-mail!

Um comentário

  1. […] um líder capacitado é essencial para o bom andamento dos processos e para a construção de um clima organizacional […]

Deixar um comentário