Tendências ASTD – A Neurociência da Liderança

2020-03-18T14:18:25-03:002 agosto, 2012|Tecnologia para RH|

Vivendo em um mundo de mudanças as empresas bem sucedidas são aquelas que se mostram com maior adaptabilidade. Pesquisas relativas ao cérebro mostram que mudar é difícil e que decisões podem ser tomadas de forma mais adequada entendendo melhor a biologia da liderança, assim como resolver problemas, gerenciar emoções e também criar a própria mudança.

Com base nisso, o Dr. David Rock – co-fundador do Neuroleadership Institute – falou em sua palestra na ASTD 2012 sobre a Neuroleadership, termo criado por ele que engloba a aplicação das descobertas da neurociência no campo da liderança.

ebook remuneração

A neuroliderança é um campo emergente de estudos focados em reunir o conhecimento neurocientífico nas áreas de desenvolvimento de liderança, formação, gestão, gestão da mudança, educação, consultoria e coaching. O autor procurou estudar a neurociência por trás das experiências mentais centrais para o ambiente de trabalho, tais como autoconhecimento, habilidades sociais, tomada de decisão e controle emocional.

O palestrante afirma que o lado racional do cérebro é sempre supervalorizado (dados, indicadores, fatos) nas empresas; mas que esta racionalidade tem emoções como background; o lado social – visto cientificamente como função primária do cérebro. Entendendo que mudanças são complexas, mas necessárias, o autor afirma que pensar positivo na solução do problema é essencial para a criação de um comportamento voltado à mudança. Principalmente porque o pensamento negativo é mais forte que o positivo.

As conclusões do autor são fundamentadas em pesquisas científicas e ele cita alguns fenômenos para justificá-las. Entre eles o fenômeno Facebook, que ajuda a ativar o cérebro social. Cita também o background das emoções nas tomadas de decisão, apontando o fato de 60% dos problemas serem solucionados por decisões tomadas pelo feeling.

Para os profissionais que querem aprofundar-se no assunto, o Neuroleadership Institute oferece um programa de certificação de formadores de líderes através da neuroliderança.

 

Texto produzido pela Assessoria de Imprensa da SER HCM, MediaLink Comunicação.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo