O que esperar de um setor de RH inovador?

2019-06-10T12:00:21-02:0026 dezembro, 2017|Estratégia Corporativa, Tecnologia para RH|

 

A área de Recursos Humanos e a inovação têm sido duas parceiras inseparáveis quando o assunto é competitividade e sucesso. Isso porque, juntas, elas agregam valor à empresa, combinando fatores importantes como motivação, engajamento e produtividade.

Vamos falar um pouco mais sobre as novas práticas e processos que tornam o RH inovador? Acompanhe o post!

Novas práticas e processos

Um RH inovador é a combinação da constante valorização do ser humano com uma série de fatores, tais como desenvolvimento de meios que estimulem criatividade, produtividade e engajamento das equipes.

A palavra em voga é mudança e o RH que não estiver disposto a mudar pode ficar para trás. No entanto, para que tudo ocorra bem nos processos de transição, é preciso que as equipes compartilhem de uma mesma energia e que estejam dispostas a internalizar a inovação.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

Priorização do bem-estar

Existe uma mudança importante acontecendo no comportamento das organizações. Muito mais humanizada nos dias de hoje, a área de RH está atenta para tornar o cotidiano no ambiente de trabalho e o clima organizacional muito mais agradáveis.

Isso se deve ao fato de que equipes satisfeitas trabalham com mais qualidade, entusiasmo e entrega. Contrário aos ambientes tóxicos das companhias que submetem suas equipes a pressões e cobranças abusivas, prezar pelo bem-estar determina um ritmo mais leve e estimulante para se trabalhar.

Por isso, um RH inovador considera tão importante investir em ambientes criativos, com oxigenação de ideias, menos formalidade e mais liberdade produtiva. Aposta-se na comunicação eficiente em vez das fortes hierarquias, incentiva-se a exposição de ideias e críticas e utilizam-se todos esses pontos para gerar melhorias.

Atenção à produtividade

Não é uma questão de espaço físico: a inovação tem a ver com a conexão existente entre as pessoas e os setores, como eles se comunicam e qual o seu fluxo de troca de informações.

Para tornar o RH inovador é preciso quebrar as barreiras que impedem e engessam a produtividade, dar credibilidade a novas parcerias e estabelecer uma rede de apoio dentro e fora da organização.

E lembre-se: produtividade não se restringe a quanto você produz, mas também diz respeito a quão eficaz é o que você produz.

Engajamento e comprometimento

Essa é uma função que frequentemente recai sobre a liderança. Isso porque é ela quem consegue puxar a equipe para trabalhar junto e entender a importância daquilo que se está desempenhando dentro da empresa.

É assim que o RH inovador não deixa que se percam os seus talentos: puxando-os para perto. Se você consegue engajar seu colaborador e fazê-lo se comprometer com os seus objetivos, você sabe como manter o valor entregue por essa pessoa e fortalecer o seu elo com a empresa.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

O RH inovador e os benefícios para as companhias

Essa inovação significa a conquista de um novo posicionamento das empresas, que passam a estabelecer parcerias com cada uma das pessoas que as compõem.

O resultado são equipes altamente engajadas, criativas, dinâmicas e entusiasmadas. Essa é a transição para um mercado muito mais humanizado, onde bem-estar, produtividade, engajamento e comprometimento andam juntos.

Gostou desse texto sobre RH inovador? Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro do melhor conteúdo!

Deixar Um Comentário