O setor de recursos humanos é um dos principais parceiros da liderança no cumprimento do planejamento estratégico da empresa. Acompanhe com a gente esse artigo e entenda mais sobre a atuação desse setor no alcance de resultados.
O sucesso de qualquer negócio, certamente está vinculado ao planejamento dos objetivos e metas necessárias ao seu alcance. Podemos inclusive afirmar que o alcance de qualquer objetivo, exige uma estratégia.
Essa estratégia, por sua vez, precisa considerar fatores internos e externos, explorar as melhores condições e construir caminhos, para que o planejamento seja eficaz. Dentro das organizações, o planejamento estratégico é o responsável pela identificação de objetivos e definição de metas que visam garantir o sucesso do negócio.
Esse planejamento é feito a partir do levantamento de oportunidades que o mercado oferece naquele momento e quais as tendências para o futuro. Além disso é necessário conhecer os principais desafios e pontos de melhoria dentro da organização para vencer esses desafios.
Claro que essa é uma apresentação bem resumida de um planejamento estratégico, que envolve uma série de aspectos organizacionais. Dentre esses aspectos, a atuação do setor de recursos humanos é primordial para o alcance de resultados.
Dessa forma, no artigo de hoje, queremos falar da importância da atuação do RH no cumprimento do planejamento estratégico da empresa e de que forma isso acontece. Quer entender melhor sobre isso?
Acompanhe com a gente!
O RH e o planejamento estratégico
Sempre elabora-se um planejamento estratégico de uma empresa levando em consideração dois focos: o negócio e as pessoas. Em relação ao negócio, o planejamento estratégico visa identificar oportunidades no mercado e traçar caminhos para o alcance de resultados.
Já por outro lado, em relação a pessoas, ele se apoiará no setor de recursos humanos, para garantir que a empresa tenha uma equipe que performe com excelência. Afinal, serão as pessoas que permitirão através de suas entregas, que o negócio seja bem-sucedido.
Todo planejamento estratégico começa na identificação de oportunidades e ameaças do mercado. Através da análise desse cenário, a empresa define quais oportunidades serão aproveitadas e de que forma elas influenciarão a tomada de decisões.
Assim sendo, um objetivo será estabelecido e metas serão formuladas para seu alcance. Tudo isso considerando os investimentos que a empresa deverá fazer para que o alcance desse objetivo seja possível.
No que tange o capital humano da organização, o setor de recursos humanos é o responsável pela avaliação da equipe e identificação de pontos de melhoria. Sejam eles a partir do desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da equipe ou com a aquisição de novos talentos para compor o time.
Claro, cumprir o planejamento estratégico organizacional envolve o monitoramento da produtividade da equipe, mas também a gestão do clima e nível de satisfação dos colaboradores. Afinal, todos esses são fatores que impactam o resultado do negócio.
Mas, na prática, como funciona a atuação do RH?
Para ser estratégico, tanto o planejamento, quanto o setor de recursos humanos precisam ter condições de identificar com clareza os pontos fortes e fracos do negócio e da equipe. Afinal, será esse conhecimento que permitirá que os planos sejam objetivos e eficientes.
E é aqui que o RH terá grande participação. Através do planejamento estratégico da empresa, o RH precisará desenvolver seu próprio planejamento, visando as mudanças necessárias para o alcance dos resultados propostos pela alta liderança.
Sendo assim, um dos principais fatores que irão influenciar o cumprimento do planejamento estratégico por parte da equipe, será a identificação das competências necessárias para a execução do plano de ação da empresa.
Dessa forma, compete ao RH, a partir da avaliação de competências, alinhar as necessidades da empresa com aquilo que o time já possui, além de identificar quais competências precisarão ser desenvolvidas.
E por falar nisso, você sabia que a SER tem uma ferramenta que pode auxiliar seu RH na avaliação de competências voltada para o planejamento estratégico da organização? A SER HCM conta com diversas funcionalidades em gestão estratégica de pessoas. Dentre elas a aplicação de avaliações, mensuração e análise de dados e construção de planos de desenvolvimento.
Afinal, a implantação de uma solução tecnológica que auxilie o RH no People Analytics é o primeiro passo para garantir o cumprimento eficiente do planejamento estratégico da organização.
E quais os benefícios disso?
Quando se trata de desenvolver pessoas, os benefícios são inúmeros. E claro que extrapolam o desenvolvimento de colaboradores para a formação de uma equipe de talentos. A expectativa é o alcance de resultados exponenciais para a empresa e para o próprio colaborador.
Considerando o planejamento estratégico, podemos afirmar que a aplicação de avaliações de competências permitirá que o RH atue de forma precisa nos pontos a serem desenvolvidos na equipe.
Isso permitirá que a empresa tenha um time bem-preparado para os desafios do mercado, e consequentemente, se mantenha competitiva nele. Considerando que o planejamento estratégico busca o desenvolvimento da empresa em curto, médio e longo prazo, as ações do RH em gestão de pessoas serão pensadas exatamente nesses intervalos.
A curto prazo a identificação das competências que já estão presentes na equipe e a atração de novos talentos. Já a médio prazo, o treinamento específico para a área de atuação; e à longo prazo o desenvolvimento de competências e habilidades que colocarão o time a empresa na rota de sucesso.
Portanto, a atuação do RH se dá no sentido de oferecer aos setores equipes bem-preparadas e munidas de habilidades que permitirão performances exponenciais.
Concluindo
Se preparar para os desafios do mercado é primordial para manter a longevidade do negócio. E essa preparação parte do planejamento estratégico que pode ser feito anualmente ou até para um período de até cinco anos.
No entanto só o planejamento, não garante o alcance dos resultados. É preciso definir quais serão os investimentos e propor ações que sejam eficazes para o alcance de resultados.
Em suma, as ações sempre passam pelo setor de recursos humanos através da gestão de pessoas. E cabe ao RH a responsabilidade de preparar a equipe para enfrentar os desafios, vencer os obstáculos e alcançar os objetivos da organização.
Sendo assim, podemos afirmar que o RH é o principal parceiro da alta liderança no cumprimento do planejamento estratégico. E isso é feito a partir do mapeamento de competências e habilidades da equipe e proposta de plano de desenvolvimento que possibilite a formação de uma equipe de alta performance.
E claro, é preciso identificar, propor ações eficientes, mas também é necessário acompanhar os resultados. Portanto, após a identificação de habilidades e competências e aplicação de treinamentos e programas de desenvolvimento é preciso avaliar o desempenho.
Assim sendo, caso necessário, é possível recalcular a rota e redirecionar a equipe, de forma que os resultados sejam aqueles que foram propostos.
Para isso vale a pena a implantação de um software de RH, que permita o mapeamento, identificação, acompanhamento e análise de dados, de forma eficiente e estratégica.
Quer conhecer a SER HCM? Entre em contato conosco e descubra como essas e outras funcionalidades dessa fermenta, podem auxiliar seu RH no cumprimento do planejamento estratégico de sua empresa.
Aproveita e assine nossa Newsletter. Toda semana tem conteúdos fantásticos para turbinar a gestão de pessoas de sua empresa.
2 Responses