5 dicas para promover sentimento de pertencimento

2022-02-08T15:43:16-03:007 February, 2022|Gestão de Pessoas|

Entenda nesse artigo como pensar em ações que promovam o sentimento de pertencimento e valorização em seus colaboradores

Ao longo dos anos, o papel do setor de recursos humanos precisou se adaptar as transformações sofridas pelo mercado de trabalho. De um setor totalmente operacional, o RH passou a atuar de forma estratégica na busca de criar para o colaborador a melhor experiência no ambiente organizacional.

Certamente, essa atuação não busca somente o encantamento desse colaborador. Os benefícios desse trabalho são para ambos os lados: empresa e funcionário. Já que, a partir do sentimento de satisfação e valorização, o desempenho do colaborador é potencializado e o resultado da empresa também.

Nesse sentido, uma das ações do RH busca gerar no colaborador o sentimento de pertencimento, que é aquele que fará com que esse indivíduo se envolva e se responsabilize pelo sucesso da organização.

Falar de sentimento de pertencimento pode parecer algo intangível. Afinal, esse é um conceito bastante subjetivo. No entanto, ao contrário do que parece, é possível torná-lo tangível e promover um ambiente organizacional favorável ao seu desenvolvimento.

Quer entender melhor de que forma o setor de recursos humanos pode atuar na promoção do sentimento de pertencimento da equipe? Acompanhe nosso artigo e as 5 dicas que preparamos para você.

Afinal, o que é esse sentimento de pertencimento?

O senso de pertencimento foi categorizado pelo psicólogo Maslow, na teoria que leva seu nome, como a terceira condição necessária para que o sujeito encontre sua satisfação pessoal e profissional.

Esse sentimento de pertencimento é a certeza de fazer parte de um lugar, de um grupo. É o se sentir valorizado e reconhecido como uma parte importante de uma família, de um projeto ou de uma empresa.

Portanto, quando falamos na gestão de pessoas, do sentimento de pertencimento do colaborador, estamos falando da convicção que ele tem de sua importância para a equipe e para a empresa. Ou seja, da certeza de que o resultado dele, impacta de forma profunda, o resultado da empresa.

E é por causa dessa convicção, que ele se empenhará e não medirá esforços para atender e até superar, a expectativa da empresa ou da equipe do qual faz parte.

Afinal, o sentimento de pertencimento é responsável pelos laços de lealdade, confiança e respeito existentes em um grupo e pela motivação.

Esse sentimento é intrínseco ou extrínseco?

Nós já falamos aqui da motivação intrínseca e extrínseca. E como a empresa pode promover a motivação através da cultura organizacional. A pergunta que fica é: será que sentimento de pertencimento é intrínseca no colaborador?

Pode até ser que o colaborador seja automotivado a se envolver com a empresa e equipe e desenvolva vínculos com eles. No entanto, é preciso que a cultura organizacional valorize as relações humanas da organização, para que seus colaboradores se sintam parte da empresa.

Não existe uma fórmula pronta que favoreça a criação de vínculos entre a empresa e seus funcionários. Cabe ao setor de recursos humanos estudar os diferentes perfis que formam a equipe de trabalho e com isso propor ações que fomentem esse senso de pertencimento neles.

Para auxiliar seu RH, separamos aqui 5 dicas que podem promover esse sentimento de pertencimento e são bastante utilizadas na gestão de pessoas.

1 – Diversidade e inclusão

Pode parecer estranho dizer que investir em diversidade e inclusão podem promover o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Mas é isso mesmo.

A empresa funciona como uma sociedade e com isso possui responsabilidade sobre cenários sociais. Dessa forma, se uma empresa investe em um programa de diversidade e inclusão, cria em seus colaboradores o senso de responsabilidade social e pertencimento a essa sociedade.

Dessa forma, cria um sentimento de orgulho de fazer parte de uma empresa humanizada e socialmente responsável. Com isso, promove o sentimento de pertencimento naqueles que foram incluídos e desperta o restante da equipe para a valorização da diferença entre as pessoas.

2 – Espaço de escuta e feedback

Nada é mais poderoso para criar o sentimento de pertencimento em seus colaboradores do que uma cultura de comunicação assertiva. Empresas que investem em espaços de escuta ativa e permitem o feedback de forma espontânea, criam no colaborador a sensação de importância.

Portanto, permita que seus colaboradores participem ativamente das decisões diárias e incentive a troca de feedback.

Quando o colaborador percebe que sua opinião é importante, ele se empenha em buscar soluções inovadoras para os problemas ao invés de esperar isso da empresa.

Guia completo de avaliação de desempenho

3 – Invista em pacotes de benefícios diferenciados

Para propor ações que impactem de maneira positiva a equipe, é importante que o RH conheça bem essa equipe. E a partir disso, uma excelente alternativa para criar o sentimento de pertencimento é oferecendo benefícios que estejam alinhadas as necessidades de seus colaboradores.

Isso sinaliza para a equipe que suas necessidades importam para empresa. Consequentemente, eles sentem que pertencem a esse espaço e são valorizados nele.

4 – Foque no desenvolvimento das pessoas

Investir nas pessoas é passar uma mensagem de que elas são importantes. E é isso que acontece quando a empresa investe em programas de desenvolvimento e progressão de carreira.

Com isso, a empresa oportuniza o crescimento do colaborador e valoriza sua participação nos resultados dela. Sem falar da construção de uma relação de trabalho mais humanizada.

5 – Invista na relação empresa x colaboradores

Ações de endomarketing são uma excelente forma de investir na relação da empresa com seus colaboradores. Portanto, é muito importante que o RH se preocupe em comemorar as datas importantes, como aniversários de seus colaboradores, datas de promoção e outras datas comemorativas.

No entanto, é preciso que haja um esforço por parte da empresa em melhorar seus pontos críticos. Assim sendo, investir em processos como a pesquisa de clima, permite que a empresa identifique seus pontos de melhoria e promova mudanças no ambiente organizacional.

Às vezes, pequenas adaptações podem trazer grandes diferenças.

Qual a importância do sentimento de pertencimento para a equipe?

O sentimento de pertencimento não é responsável somente pelo aumento da produtividade dos colaboradores. Muito além disso, ele cria um ambiente de trabalho colaborativo, com autogestão e relações mais humanizadas.

Além disso, colaboradores que se sentem valorizados pela organização e pertencentes a ela, são mais empáticos, mais criativos e se responsabilizam por suas atividades, além de contribuir ativamente para o resultado do grupo.

Isso faz com que ações que promovam esse senso de pertencimento nos colaboradores, seja um importante foco de atuação do setor de recursos humanos.

Concluindo

Criar um ambiente que promova o sentimento de pertencimento nos colaboradores é um grande desafio. Isso porque não existe um único jeito ou um único processo que faça isso.

Exatamente contrário a isso, é preciso que o RH se reinvente todos os dias e promova mudanças principalmente na cultura organizacional.

Em suma, a principal mudança deve ser no sentido de estabelecer uma cultura organizacional de valorização das pessoas. A partir disso, os próprios colaboradores se sentem representados e pertencentes à empresa.

Cabe a empresa oferecer ao RH subsídios que o permitam atuar de forma estratégica na gestão de pessoas. Uma boa forma de permitir que o RH tenha tempo para investir na valorização de pessoas é através da automação de processos operacionais.

Quer saber como? Entre em contato conosco e conheça a SER. Com mais de 25 anos de experiência em soluções para a gestão estratégica de pessoas, a SER oferece um atendimento personalizado à necessidade da sua empresa.

E se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre gestão de pessoas, assine nossa newsletter e receba conteúdos novos toda semana diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

8 Comments

  1. […] pode ocorrer de um determinado profissional se sentir desvalorizado e não reconhecido pelas suas habilidades. Isso resulta na desmotivação e sua saída do local, além da necessidade […]

  2. […] não só pelo alcance dos resultados, mas pelo engajamento da equipe, pela promoção do sentimento de pertencimento dos colaboradores e pelo sucesso do […]

  3. […] Permita que eles demonstrem suas habilidades e competências e participem ativamente da construção de seus processos de trabalho. A autoconfiança é um excelente combustível para o sentimento de pertencimento. […]

  4. […] será o que você esperava. Porém, com algumas ações de incentivo que tragam o sentimento de pertencimento, pode torná-los muito mais […]

  5. […] é que, em todas as estratégias que passamos ao longo deste artigo, você vise o sentimento de pertencimento ao colaborador. Ou seja, quando ele se sente importante para a sua loja, a tendência é que […]

  6. […] do futuro também são seres humanos e, por isso, você deve criar um ambiente onde eles se sintam pertencentes à aquele […]

  7. […] seja possível, esse trabalho precisa estar alinhado a seus valores e princípios e garantir uma senso de pertencimento desse profissional com a […]

  8. […] forma, os seus funcionários se sentirão pertencentes ao negócio e também mais motivados a atingirem o sucesso das […]

Leave A Comment

Go to Top