Como calcular o turnover? Aprenda agora mesmo

2019-11-25T11:13:52-02:0025 novembro, 2019|Gestão de Pessoas|

Descubra qual a importância de monitorar a rotatividade dos colaboradores na empresa e como aplicar fórmula para calcular o índice de turnover!

O turnover é o indicador que evidencia a rotatividade de colaboradores da sua empresa e serve para que você entenda, objetivamente, qual é a relação entre a entrada e a saída de novos profissionais.

Ele é extremamente importante, tanto para a gestão de pessoas quanto para outras áreas do negócio, como o setor administrativo-financeiro e o departamento pessoal. Mas você sabe como calcular esse indicador? Entende por que ele é tão central para o negócio? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e aprenda como calcular o turnover!

A importância de calcular o índice de rotatividade

Quando um colaborador deixa a empresa, pode gerar alguns problemas para o negócio. Em primeiro lugar, ele desfalca o time do qual fazia parte. Dessa forma, mesmo que o seu desempenho não fosse o suficiente para continuar no local, há uma sobrecarga dos colegas que permaneceram, o que pode gerar atrasos nas entregas e problemas de satisfação dessas pessoas com a empresa.

Porém, os problemas de um alto índice de turnover não param por aí. Quando um funcionário sai, você precisa arcar com os gastos relacionados à demissão e à contratação de um novo profissional. Também é necessário que o RH planeje e execute um novo processo seletivo para buscar o perfil ideal.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, entender como calcular e reduzir esse indicador é essencial para a manutenção das atividades dentro da empresa, bem como para a garantia da saúde financeira do negócio. Descubra agora como fazer isso!

Como calcular o turnover

O primeiro passo é determinar o intervalo (tempo) que será considerado nesse processo. Isso porque você pode calcular o turnover dos últimos 6 meses, do último ano ou até dos últimos 5 anos. Essa definição depende dos seus objetivos e das características da sua empresa.

A partir disso, busque nos relatórios e documentos da empresa o número de funcionários admitidos e demitidos nesse intervalo. Também calcule o total de colaboradores da empresa.

Com esses dados em mãos, basta aplicar a fórmula para fazer o cálculo de turnover:

Tunorver = [(nº de admissões + nº de desligamentos / 2] / nº total de funcionários

Portanto, é preciso somar todas as admissões em determinado período com os desligamentos que ocorreram nesse momento. Divida o total por 2 e, após esse processo, divida o resultado pelo número de funcionários.

Dessa forma, você terá acesso a um indicador dado em porcentagem. Portanto, se o número obtido com a aplicação da fórmula for 43, por exemplo, significa que o turnover da sua empresa é de 43%.

Saber como calcular o turnover é extremamente importante para identificar problemas relacionados aos colaboradores da empresa. Porém, é essencial que você também invista em melhorias para reduzir a rotatividade de pessoal, evitando gastos para o negócio e sobrecarga, tanto das equipes quanto do time de RH da empresa.

Quer saber como fazer isso? Então, leia o nosso próximo artigo e descubra como a gestão de desempenho pode ser uma grande aliada na hora de reduzir o turnover da sua empresa.

Deixar Um Comentário