Conheça os novos benefícios para funcionários na pandemia

2020-09-17T14:34:25-03:0017 setembro, 2020|Talent Management|

A pandemia da Covid-19 trouxe grandes mudanças na vida de todas as pessoas. Pessoal e profissionalmente, os indivíduos tiveram que se adequar a uma nova realidade. Uma das mudanças que trouxe grande impacto foi a alteração do regime de trabalho para home office, trazendo conjuntamente, benefícios para funcionários.

Milhares de profissionais passaram a produzir para as empresas sem sair de casa. Hoje, já não se faz necessário se deslocar para o ambiente de trabalho, o que, para muitos, se tornou um benefício. A modalidade de home office deverá se manter na grande maioria das empresas.

Outras empresas, apesar de não estar previsto na legislação trabalhista, optaram por um regime híbrido, onde os colaboradores podem alternar os dias de trabalho in loco e em home office. Sendo assim, alguns benefícios para funcionários também foram alterados.

Para aqueles que permaneceram trabalhando em regime home office, é importante entender e buscar informações sobre o que muda e o que permanece em termos de benefícios para funcionários durante a pandemia. Quer saber mais? Continue a leitura e confira mais sobre esse assunto.

Mudanças causadas pela pandemia

Não é novidade para ninguém que a pandemia da Covid-19 impactou a vida das pessoas, as empresas, entre outras áreas. Antes da quarentena, o trabalho em home office era permitido apenas para alguns cargos, principalmente, da área de tecnologia. Hoje, grande parte do efetivo das organizações tiveram sucesso na adaptação do home home office.

Além disso, os horários de trabalho se tornaram flexíveis, desde que seja respeitando toda a jornada de trabalho e os prazos de entrega das atividades. Desta forma, ficou mais fácil conciliar as rotinas de trabalho com as demandas pessoais, como cuidar dos filhos e das tarefas domésticas.

Gasto de tempo e estresse no deslocamento para o local de trabalho foi outra mudança positiva que a pandemia trouxe. Agora, longas horas no trânsito estressante podem ser redirecionadas para um café em família ou para proveito em outras atividades que trouxeram ganho para os profissionais.

Muitas organizações tiveram que se adaptar as novas tecnologias e inovações. Foi necessário simplificar processos para responder mais rapidamente as demandas e necessidades dos clientes. Sendo assim, foi necessário investimento financeiro em novas tecnologias e capacitação dos colaboradores.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

No novo mercado de trabalho, as empresas precisam restabelecer rapidamente seu valor e readequar os fluxos de processos, sendo necessário um modelo de trabalho inovador. Por isso, os profissionais devem se preparar e desenvolver raciocínio rápido, capacidade gerar novas ideias e fazer as coisas acontecerem.

Novos benefícios

Com a nova modalidade de trabalho, as empresas deixaram de fornecer vale transporte, vale alimentação, entre outros. Mas por outro lado, passaram a oferecer novos benefícios para funcionários. Veja alguns deles a seguir.

Vale internet

Em primeiro lugar, destaca-se que agora, os profissionais passaram a trabalhar remotamente de suas casas. Sendo assim, se fez necessário uma conexão de internet mais rápida e com maior qualidade. Lógico que para aqueles que tinham uma internet básica, teve que despender de um custo para tal melhoria. É nesse momento que entra o vale internet fornecido pelas organizações. É um valor depositado para auxiliar nas despesas dos colaboradores.

Auxílio terapia

Nesse período de pandemia houve um grande aumento de casos de ansiedade e depressão, que é um dos desafios que vem impactando produtividade no home office. A incerteza em relação à doença, ao futuro do emprego, as mudanças na rotina por causa da quarentena intensificou a ansiedade, o estresse e a depressão.

Por isso, preocupados com esse cenário, algumas empresas buscam plataformas e serviços de apoio online para seus colaboradores, como palestras sobre saúde emocional, sessões de meditação e atendimento psicológico a distancia. Ou seja, é um momento de reinvenção das lideranças, onde a empatia, acolhimento e comunicação são essenciais.

Cursos profissionalizantes

Mesmo sendo difícil manter o otimismo no futuro em meio a tanta incerteza, existem ótimas oportunidades a espera dos profissionais após a pandemia. O aprendizado que os profissionais levam dessa crise irá impactar positivamente nos próximos anos e servir de norte para o desenvolvimento profissional de cada um.

Esse é o momento de aproveitar o tempo em que se está em casa para atualizar e obter novos conhecimentos e desenvolver habilidades profissionais. Além disso, é essencial manter a mente ocupada com atividades que agregam valor aos indivíduos. Quando o colaborador demonstra domínio e conhecimento sobre a área em que atua, ele tende a se destacar no mercado de trabalho.

Há muitas instituições que disponibilizaram cursos gratuitos para que as pessoas possam se capacitar e preparar para o retorno ao mercado de trabalho ao final desse momento turbulento causado pela pandemia.

Auxílio com mobiliário

Por fim, mesmo no conforto de nossas casas, as empresas continuam preocupadas com a ergonomia de seus colaboradores. Muitas vezes, o ambiente residencial não está adaptado para uma longa jornada de trabalho. Sendo assim, algumas organizações decidiram oferecer auxílio com o mobiliário e utensílios, como cadeiras, notebooks e suporte de tela, para minimizar os impactos do trabalho remoto.

Nesse momento tão delicado para a maioria das pessoas, podemos perceber como alguns benefícios podem ajudar durante a pandemia. Por isso, é importante que a gestão mantenha uma comunicação clara com a equipe para não perder o engajamento e dedicação na rotina de trabalho.

Ao olhar para as mudanças repentinas nos países do mundo todo, constatamos que o desenvolvimento é relevante para determinar essa realidade. Ou seja, quanto mais desenvolvido tivermos mais fácil será a adaptação. Sendo assim, com toda certeza a pandemia trouxe muitas transformações para o mercado de trabalho.

A aceleração digital nas companhias, maior flexibilidade em relação ao espaço de trabalho, maior autonomia pra os profissionais, mais preocupação das empresas com a saúde dos colaboradores, comunicação e benefícios para funcionários da equipe são requisitos necessários para o pós-pandemia.

Já parou para pensar em quais benefícios sua empresa passou a ofertar durante a pandemia? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre gestão de pessoas.

Deixar um comentário