Mapeamento de cargos: qual a importância e como aplicar na empresa?

2021-12-27T10:44:45-03:0016 August, 2018|Gestão de Pessoas|

Entender as necessidades em cada cargo faz toda a diferença nos resultados corporativos. Portanto, conheça o mapeamento de cargos e entenda como sua aplicação é importante para a gestão de pessoas.

Uma das principais funções do RH é aumentar a produtividade por meio da gestão de pessoas. Nesse sentido uma das principais formas é entendendo as competências dos funcionários e aprimorando-as para conseguir um bom encaixe entre o colaborador e a função exercida.

Esse é um processo que se inicia no funil de recrutamento e segue através do onboarding e dos programas de treinamento e desenvolvimento.

No entanto, mesmos os processos acima estando bem alinhados e sendo constantemente revisados, a garantia de eficiência depende de um outro processo anterior a eles. Trata-se do mapeamento de cargos.

A realização do mapeamento de cargos permite a compreensão do que é necessário em cada posição de trabalho. Afinal, cada função exige competências específicas para seu desenvolvimento.

Assim, com essas informações é possível melhorar não só o processo seletivo, como ajudar no desenvolvimento dos colaboradores. Enfim, para saber mais sobre o mapeamento de cargos, acompanhe este post!

O que são competências?

Para realizar um bom mapeamento de cargos, é necessário entender a definição de competência. De forma geral competência se refere a qualificação técnica, física e cognitiva de uma determinada pessoa para executar uma atividade. No entanto, além disso, a competência se baseia nos pilares de conhecimento, habilidade e comportamento. Entenda cada um deles.

Conhecimento

Relaciona-se ao saber necessário para executar a competência, todo o conhecimento adquirido e acumulado pelo trabalhador. Esse conhecimento pode ter sido adquirido através de treinamentos, cursos ou formação educacional. No entanto, nada impede que ele seja o conhecimento através das vivências sociais ou mesmo laborais do profissional.

Habilidade

É a capacidade de colocar o conhecimento em prática, demonstrada pelos resultados passados. Ela está relacionada à técnica com o colaborador desenvolve suas atividades, ou seja, quanto melhor o resultado entregue, maior habilidade o sujeito demonstra.

Comportamento

Está relacionado àquilo que é observável. Conhecimentos e habilidades são demonstrados a partir de atividades executadas. Já o comportamento está relacionado à qualidade do relacionamento com os colegas, postura no trabalho e como esse funcionário reage a frustrações e ordens.

Compreendendo a importância desses conceitos

A compreensão das competências necessárias para os cargos leva esses aspectos em consideração, assim, derrubando um conceito antigo de que para exercer um trabalho era necessário somente conhecimento ou experiência.
Inclusive, nos últimos anos ter habilidades técnicas ou hard skills, não mais garante o melhor desempenho. As chamadas soft skills acabaram por se tornar primordiais nos processos de atração e seleção de talentos. Isso porque, é possível desenvolver habilidades técnicas a partir de programas de treinamento.

Já as habilidades comportamentais exigem investimento a longo prazo, sem, no entanto, garantia de sucesso. Assim sendo, as soft skills, hoje fazem parte das competências necessárias ao candidato em busca de um espaço no mercado.

Portanto, para que o desenvolvimento do mapeamento de cargos seja eficiente, é preciso considerar os aspectos acima e sua importância na construção de uma equipe de alta performance.

Aprendendo com os erros

Como fazer o mapeamento de cargos?

O mapeamento de cargos tem como primeiro passo a identificação das competências necessárias para o exercício de cada função na empresa. Esse trabalho é feito em diferentes momentos e envolve a participação de líderes, do próprio colaborador, do RH e em alguns casos até de parceiros do negócio.

Observação

Primeiramente o gestor acompanha o trabalho e identifica os processos realizados e o que é necessário para concluí-los. Apesar de estar sujeito a interpretações subjetivas, é um passo importante para entender as necessidades da função.

Realização de questionários

A segunda fase do mapeamento consiste em perguntar aos funcionários o que eles consideram importante no seu trabalho diário. Podem ser feitas perguntas qualitativas, abrindo um espaço mais amplo para sugestões e comentários, ou quantitativas, com campos já preenchidos em que os empregados apenas assinalam o que acham relevante.

Consolidação de resultados

Na terceira e última etapa do mapeamento, as informações recolhidas, organizadas e analisadas. É montado um quadro com os cargos, competência e grau de importância de cada uma. Aqui a atuação é da liderança, que juntamente com o RH irá definir quais competências são obrigatórias e quais deverão se desenvolver a partir de treinamentos.

Em alguns casos, o RH poderá colher informações de parceiros de negócios, através de um benchmarking.

Quais são os benefícios do mapeamento?

O mapeamento de cargos traz uma série de vantagens para a empresa. Podemos destacar algumas áreas principais que são afetadas pela prática. Veja!

Recrutamento e seleção

Com clareza das características necessárias para exercer bem o trabalho, o RH consegue um índice de acerto maior no recrutamento e seleção de pessoas, escolhendo o melhor candidato para a vaga.

Durante esse processo, é possível usar os dados coletados no mapeamento para a construção de um profissional ideal e fazer a triagem dos candidatos com base nessas informações.

Além disso, ele permite a diversidade dentro das organizações. A partir da construção do mapeamento de cargos, vieses preconceituosos são identificados, permitindo com isso um processo de recrutamento mais inclusivo.

Treinamentos

Por mais que os funcionários atendam ao perfil indicado no mapeamento de cargos, uma ou outra competência pode não ter sido desenvolvida. O RH pode direcionar treinamentos para cobrir essas lacunas, conseguindo um retorno muito maior.

Produtividade

O mapeamento de cargos é um dos pilares para a gestão de pessoas. Quando a empresa pode contar com uma equipe coesa, que tenha as competências necessárias e se encaixe no fit cultural, a produtividade aumenta e as metas são alcançadas.

Além disso, conhecendo o mapeamento de cargos e sabendo quais habilidades precisa desenvolver, o próprio colaborador acaba por se sentir mais motivado e se responsabilizar por seu processo de desenvolvimento. Com isso, sua produtividade também é impactada positivamente.

Plano de carreira

Outro processo importante que é impactado pela construção de um mapeamento de cargos, é o plano de carreira. Afinal, a partir do mapeamento de perfil de cada função, é possível estabelecer os critérios de promoção.
Portanto, antes de formular um plano de carreira ou até mesmo um plano de sucessão, é preciso investir na construção do mapeamento de cargos.

Dados e produtividade

Concluindo

Por fim, a realização do mapeamento de cargos potencializa os investimentos da corporação, diminuindo o índice de erros, ajudando na construção de um clima organizacional mais favorável e colaborando na formação de um employer branding positivo.

Ele ainda promove uma política de promoções mais transparente, permitindo com isso o fortalecimento dos vínculos de confiança entre os colaboradores e a empresa.

Além disso. É possível ainda apontar como benefícios o planejamento financeiro e a promoção de um ambiente de oportunidades com equidade.

Em suma, são inúmeros benefícios a partir de um único processo. Certamente, um processo que traz grandes contribuições para a gestão de pessoas.

E para transformar seu RH e tornar sua gestão de pessoas mais estratégica, que tal contar a ajuda da tecnologia?

Através da contratação de software de RH é possível a otimização e automação de diversos processos.

Quer saber como? Entre em contato com nossa equipe e conheça a SER HCM. Com certeza, essa ferramenta contribuirá para que seu RH atue de forma mais estratégica na gestão de pessoas.

Gostou do post? Para receber atualizações e mais informações sobre gestão de pessoas, assine a nossa newsletter!

Compartilhar este Artigo

Go to Top