Entenda a importância de estabelecer um código de conduta organizacional na empresa e saiba como fazer isso.
O código de conduta organizacional é um instrumento importante para alinhar comportamentos e expectativas dentro da empresa. Ele serve para orientar quais ações os funcionários devem ter e o que evitar, além de equilibrar a postura da empresa diante dos empregados.
Esse documento tem relação direta com a imagem e repercussão da companhia, dessa forma, levando em consideração a importância de praticar a ética nas organizações e como isso influencia a sua aceitação no mercado atualmente. Veja a seguir mais detalhes sobre sua importância e como elaborá-lo.
A importância da cidadania no trabalho
O conceito de cidadania está relacionado aos direitos e deveres de um indivíduo que vive em sociedade, e ao impacto de suas ações sobre o ambiente e as pessoas que o cercam. Mas o que isso tem a ver com o mundo corporativo? Saber como as suas atitudes podem influenciar o andamento da empresa ou o trabalho do outro tem total ligação com cidadania.
Trata-se de um verdadeiro desafio, já que vivemos em um mundo competitivo, especialmente no exercício da profissão, em que alcançar o sucesso pessoal é um objetivo estimulado e muito valorizado.
O estabelecimento de um código de conduta ajuda a regulamentar as práticas laborais. Não podemos esquecer de que o bom relacionamento entre colegas é parte importante do engajamento e bom desempenho das equipes. Portanto, mais do que o destaque individual, a colaboração e o respeito são questões importantes e a empresa precisa valorizar.
Como elaborar um código de conduta organizacional
Para ajudar na redação de um código comportamental que traga impactos positivos para a empresa, destacamos 4 aspectos:
1. Criar um comitê
Em primeiro lugar, comece pela criação de um comitê de ética, formado por representantes da presidência da empresa e do departamento de Recursos Humanos, entre outros setores. Além de elaborar o código, caso haja o descumprimento de algum pontos, esse comitê o consultará.
2. Comunicar aos funcionários e investidores
Os empregados devem ser avisados sobre a criação desse código e, se possível, participar com sugestões e observações de comportamentos que ocorrem dentro da organização e podem atrapalhar o clima organizacional ou a produtividade.
Sobre a criação e implementação do código de conduta organizacional, informar os investidores, pois são importantíssimos para o crescimento da organização.
3. Avaliação e revisão do código
Após a redação do código, o comitê revisa e avalia ele, para que então haja a validação das normas ali fixadas. Portanto, o código deve abordar a missão e valores da empresa e estabelecer normas de conduta.
4. Divulgação do documento
Por fim, após a redação e revisão, apresentar o código de conduta para todos os funcionários. Quando contrata um empregado novo, ele deve receber uma cópia desse documento para que esteja ciente das políticas internas da empresa.
O exemplo tem que vir da liderança
Os primeiros praticantes do código de conduta organizacional são os líderes e CEOs da empresa. Eles devem dar o exemplo do que esperam dentro do ambiente de trabalho e, assim, influenciar a todos os funcionários para que sigam as normas estabelecidas. Essa coerência é indispensável para que o código seja respeitado e obedecido.
Agora que você já sabe como elaborar um código de conduta organizacional na empresa, curta a nossa página do Facebook e tenha acesso a outros posts sobre gestão de pessoas, recrutamento e demais assuntos importantes relacionados ao RH.