Como elaborar um código de conduta organizacional?

2020-03-16T14:06:07-03:0022 dezembro, 2017|Estratégia Corporativa|

Entenda a importância de estabelecer normas comportamentais na empresa e saiba como fazer isso.

O código de conduta organizacional é um instrumento importante para alinhar comportamentos e expectativas dentro da empresa. Ele serve para orientar quais ações os funcionários devem ter e o que evitar, além de equilibrar a postura da empresa diante dos empregados.

Esse documento tem relação direta com a imagem e repercussão da companhia, levando em consideração a importância de praticar a ética nas organizações e como isso influencia a sua aceitação no mercado atualmente. Veja a seguir mais detalhes sobre sua importância e como elaborá-lo.

A importância da cidadania no trabalho

O conceito de cidadania está relacionado aos direitos e deveres de um indivíduo que vive em sociedade, e ao impacto de suas ações sobre o ambiente e as pessoas que o cercam. E o que isso tem a ver com o mundo corporativo? Saber como as suas atitudes podem influenciar o andamento da empresa ou o trabalho do outro tem total ligação com cidadania.

Trata-se de um verdadeiro desafio, já que vivemos em um mundo competitivo, especialmente no exercício da profissão, em que alcançar o sucesso pessoal é um objetivo estimulado e muito valorizado.

O estabelecimento de um código de conduta ajuda a regulamentar as práticas laborais. Não podemos esquecer de que o bom relacionamento entre colegas é parte importante do engajamento e bom desempenho das equipes. Portanto, mais do que o destaque individual, a colaboração e o respeito são questões importantes e que devem ser valorizadas pela empresa.

ebook cultura organizacionalPowered by Rock Convert

Como elaborar um código de conduta organizacional

Para ajudar na redação de um código comportamental que traga impactos positivos para a empresa, destacamos 4 aspectos:

1. Criar um comitê

Comece pela criação de um comitê de ética, formado por representantes da presidência da empresa e do departamento de Recursos Humanos, entre outros setores. Além de elaborar o código, esse comitê será consultado caso haja o descumprimento de algum ponto.

2. Comunicar aos funcionários e investidores

Os empregados devem ser avisados sobre a criação desse código e, se possível, participar com sugestões e observações de comportamentos que ocorrem dentro da organização e podem atrapalhar o clima organizacional ou a produtividade.

Os investidores também devem ser informados da criação e implementação do código de conduta organizacional, pois são importantíssimos para o crescimento da
organização.

3. Avaliação e revisão do código

Após a redação do código, ele deve ser revisado e avaliado pelo comitê, para que haja a validação das normas ali fixadas. O código deve abordar a missão e valores da empresa e estabelecer normas de conduta.

4. Divulgação do documento

Após a redação e revisão, o código de conduta deve ser apresentado para todos os funcionários. Quando um empregado novo é contratado, ele deve receber uma cópia desse documento para que esteja ciente das políticas internas da empresa.

O exemplo tem que vir da liderança

Os primeiros praticantes do código de conduta organizacional são os líderes e CEOs da empresa. Eles devem dar o exemplo do que esperam dentro do ambiente de trabalho e, assim, influenciar a todos os funcionários para que sigam as normas estabelecidas. Essa coerência é indispensável para que o código seja respeitado e obedecido.

Agora que você já sabe como elaborar um código de conduta organizacional na empresa, curta a nossa página do Facebook e tenha acesso a outros posts sobre gestão de pessoas, recrutamento e demais assuntos importantes relacionados ao RH.