Como ser mais estratégico na gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma grande aliada do sucesso de uma empresa. Então, é importante saber como agir de forma estratégica, sempre considerando que pessoas competentes, motivadas e comprometidas são o maior diferencial de um negócio.

Pensando nisso desenvolvemos um post especialmente para você. Continue conosco e veja algumas dicas sobre como ser mais estratégico na gestão de pessoas. Boa leitura!

O Processo de Gestão de Pessoas mudou bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Otimize o processo de comunicação interna

A comunicação eficiente é uma importante aliada da gestão de pessoas. Entretanto, muitas empresas ainda deixam o assunto em segundo plano. Segundo Peter Drucker, a falta de comunicação é responsável por mais de 60% dos problemas e conflitos internos.

Nesse caso, para desenvolver um RH estratégico, o primeiro passo é melhorar a comunicação interna. Avalie os atuais meios de comunicação, veja o que está dando certo e o que precisa ser melhorado ou implementado em sua empresa.

Algumas das principais ferramentas de comunicação são: intranet, e-mail corporativo, mural de recados, redes sociais e outros sistemas especializados no assunto.

Use o marketing de incentivo para motivar os funcionários

Esse tipo de marketing tem como foco o público interno da empresa: os funcionários. Seu principal objetivo é criar incentivos que sejam realmente desejados pelos trabalhadores e, com isso, promover resultados épicos e o alcance das metas organizacionais.

Alguns gestores acreditam que a única forma de estimular suas equipes é com recompensas financeiras, o que nem sempre é verdade. Outras formas criativas também podem ser usadas, como: viagens, jantares ou uma vaga exclusiva na garagem.

Para definir o incentivo certo é importante levar em consideração três coisas: o desejo dos funcionários, a cultura organizacional e o orçamento disponível.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Estimule a inovação e a participação das equipes

Poucas coisas estimulam mais um funcionário do que fazer com que ele se sinta uma peça fundamental para o trabalho. Assim, instigar toda a equipe a pensar “fora da caixa” e a participar de decisões importantes é algo realmente valioso.

Um lugar para deixar sugestões e as reuniões de brainstorming podem ser usados nesse sentido. Essas ferramentas estimulam os stakeholders a inovar e a encontrar soluções diferenciadas para os problemas que insistem em existir na empresa.

Além de motivar os funcionários, a companhia também tem a oportunidade de melhorar seus produtos, serviços e aprimorar seu posicionamento no mercado.

Ofereça feedbacks constantes e realistas

O feedback é um retorno de informação. Com ele é possível estimular ou corrigir um determinado comportamento no funcionário. Essa ferramenta contribui para deixar todos mais alinhados e cientes de suas necessidades de melhoria.

Um bom feedback acontece no modelo P.N.P. Esse método demanda que o líder inicie a conversa com um ponto positivo do funcionário, depois fale dos pontos negativos e encerre com um novo ponto positivo.

Desse modo, é possível mostrar ao funcionário que você também enxerga seus pontos fortes, mas que algumas coisas precisam ser melhoradas o quanto antes.

Essas são as principais dicas. Porém, muitas outras coisas podem ser implementadas para otimizar a gestão de pessoas em sua empresa. Siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades nessa área!

Leave A Comment

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by