Conheça mais sobre o modelo de gestão por competências?

2019-05-17T13:54:46-02:006 março, 2018|Gestão de Competências|

O modelo de gestão por competências pode mudar a forma como ocorre a sua gestão de talentos. Descubra como ele é aplicado e veja quais são as suas vantagens para saber mais

 

Fazer uma boa gestão de talentos é uma tarefa cada vez mais estratégica no mundo dos negócios. É importante garantir que os colaboradores estejam satisfeitos e motivados, ao mesmo tempo em que eles devem estar alinhados com a proposta da empresa e seus objetivos. Para tanto, um modelo bastante adequado é o de gestão por competências. Feito da maneira certa, ele pode ser um diferencial do negócio.

Para elucidar essa questão, veja a seguir tudo o que você deve saber sobre o assunto!

O que é o modelo de gestão por competências?

Esse modelo de gestão baseia-se na identificação das competências de um determinado colaborador. A partir disso, é possível identificar quais talentos são mais adequados, segundo as suas competências, para a realização de determinadas tarefas.

Essa gestão gera um alinhamento entre as qualidades do colaborador e aquelas exigidas pela organização. Assim, é mais fácil garantir que haja uma total integração de atuação, o que eventualmente favorece o futuro da empresa e a carreira dos profissionais.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

Gestão de Desempenho

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Quais são os benefícios desse modelo?

Realizar uma gestão por competências traz benefícios não apenas para o negócio, mas também para o colaborador. Feita da maneira certa, ela é capaz de oferecer vantagens como:

Diminuição do turnover

O turnover, ou taxa de rotatividade, representa a quantidade de colabores que deixam a empresa dentro de um determinado período de tempo. Quanto maior essa taxa for, pior é para a motivação e produtividade.

Ao estabelecer a gestão por competências, por outro lado, é possível aumentar as chances de que a pessoa certa ocupe a função ideal. Isso leva a mais satisfação e melhor desempenho, aumentando o tempo de permanência no negócio.

Desenvolvimento de talentos

Ao compreender que determinada vaga exige uma competência específica, o setor de RH pode fazer treinamentos e preparações para talentos selecionados. Como resultado, o colaborador tem mais desenvolvimento dentro da empresa, conseguindo mais produtividade e mais satisfação.

Redução dos custos

Para a empresa, essa gestão é especialmente positiva em relação aos custos. Em primeiro lugar, maior retenção significa menor necessidade de contratar novos colaboradores e também menos gastos com processos seletivos e treinamentos.

Além disso, ter uma base sólida de colaboradores é importante para que a organização consiga planejar o seu futuro. Sabendo que pode contar com profissionais em diversos níveis, a empresa consegue se estruturar melhor para o futuro, assim como o seu setor de RH.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

Gestão de Desempenho

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Como colocar esse modelo em prática?

Para colocar esse modelo em prática, ter o apoio da tecnologia é importante, ainda mais em organizações muito grandes. Nesse sentido, o ideal é procurar empresas que ofereçam soluções voltadas para esse sentido, como é o caso da SER.

Você pode adotar o SER Desempenho, que traz uma abordagem estratégica por meio da avaliação de competências e planos de desenvolvimento. Além disso, pode ser adaptada às necessidades do seu negócio de maneira personalizada. Com essa solução, é mais fácil acompanhar tanto as competências atuais do colaborador quanto o seu desenvolvimento em busca de novos voos na carreira.

O modelo de gestão por competências é especialmente útil para garantir que os talentos certos ocupem as vagas adequadas, além de favorecer o desenvolvimento profissional e da própria organização. Para tanto, vale a pena investir em tecnologia de modo a tornar o processo ainda mais estratégico e eficiente.

Quer ficar por dentro de mais novidades e dicas? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo em primeira mão!

Um Comentário

  1. Consolide Sua Marca 21 de março de 2018 em 10:50- Responder

    Obrigado por compartilhar este conteúdo que é muito interessante e instrutivo, ajudará muito na gestão da minha empresa.

Deixar Um Comentário