Desenvolvimento de pessoas: Conheça as melhores práticas

2020-03-30T17:25:14-03:008 março, 2018|Educação Corporativa|

Pessoas competentes são mais produtivas, motivadas e comprometidas com suas atividades diárias. Assim, conhecer as melhores práticas para o desenvolvimento de pessoas é algo indispensável para qualquer profissional de RH.

Desenvolver não envolve apenas treinar os colaboradores, mas também oferecer um ambiente corporativo inovador e as ferramentas que facilitam esse crescimento, sendo a tecnologia uma importante aliada de todo o processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post e veja algumas dicas que separamos especialmente para você. Boa leitura!

Aprimorar a comunicação interna

A comunicação corporativa acontece com dois principais públicos: os clientes e os funcionários da empresa. No segundo caso, falamos especificamente de comunicação interna (CI). Infelizmente, muitos gestores acabam deixando este diálogo de lado.

Uma boa comunicação com o público interno contribui para o desenvolvimento de pessoas, além de colaborar para o alinhamento e engajamento dos funcionários, deixando todos mais afinados com os objetivos da instituição.

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para aprimorar o diálogo com os trabalhadores, sendo as mais conhecidas:

  • Intranet;
  • TV corporativa;
  • E-mail corporativo;
  • Caixa de sugestões;
  • Redes sociais;
  • Sistemas especializados.

Manter todos os trabalhadores treinados

O treinamento dos trabalhadores deve ser visto como um custo estratégico, que gerará novas oportunidades e, consequentemente, vendas para a empresa. Isso porque funcionários treinados são mais eficazes no exercício de suas atividades.

ebook gestão de telentosPowered by Rock Convert

Todo bom treinamento deve se iniciar com uma análise de desempenho, buscando identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidos ou aprimorados nos trabalhadores, assim, o investimento será garantido.

Após isso, é importante definir o modal pelo qual o curso será oferecido: se será dentro ou fora da empresa, presencial ou a distância. A escolha correta vai depender de algumas variáveis como o capital financeiro disponível, o tamanho da equipe e a própria cultura organizacional.

Oferecer feedback constantemente

feedback pode ser compreendido como um retorno de informação, onde o líder oferece a seu subordinado um retorno sincero sobre seu desempenho na empresa. Além de desenvolver o funcionário, essa prática também ajuda a corrigir atitudes indesejadas.

Alguns gestores deixam de dar feedback por medo de serem incompreendidos ou tornarem-se impopulares, o que é um grande erro. Privar o funcionário desse retorno de informação é uma forma de atrofiar o crescimento dele na empresa.

Para dar um feedback de sucesso, algumas coisas devem ser pensadas:

  • Marque local e horário adequados para dar esse feedback;
  • Fale sobre os pontos fortes e fracos do funcionário;
  • Seja claro sobre como ele pode melhorar;
  • Seja objetivo no que deve ser dito.

Implemente novos sistemas de gestão

tecnologia é uma importante aliada da gestão de pessoas, contribuindo para que todos os funcionários possam desempenhar suas atividades com mais segurança, agilidade e maestria. Desse modo, é importante contar com o sistema de gestão correto.

Existem diversas tecnologias no mercado, as quais contribuem para o desdobramento de metas, acompanhamento de tarefas, elaboração de projetos, aumento da produtividade, etc. A escolha do sistema variará de acordo com a necessidade da empresa.

Agora que você conhece as melhores práticas para o desenvolvimento de pessoas, aproveite para multiplicar esse conhecimento com seus amigos. Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Deixar Um Comentário