Descubra o que sua empresa perde por não utilizar um software de RH

2020-12-07T14:56:27-03:007 December, 2020|Tecnologia para RH|

Já contratou um software de RH para sua empresa? Não? Deixa a gente te contar porque você precisa de um.

Nos últimos anos a tecnologia tomou conta das nossas vidas. E tem contribuído na resolução de problemas no dia a dia, nas rotinas de trabalho e controle de atividades. Na Gestão de Pessoas, os softwares de Recursos Humanos, tem revolucionado o jeito de trabalhar e de gerir os processos.

Mas algumas pessoas ainda não se convenceram de sua importância. Se você faz parte desse grupo e quer entender porque contratar um software de RH pode contribuir para o crescimento da sua empresa, vem com a gente que vamos te contar o que a sua empresa está perdendo por não contratar um:

Facilidade e otimização das operações do RH

A vida dos gestores e analistas de Recursos humanos não é fácil. São inúmeras informações a serem tratadas, acompanhadas e repassadas para outros setores a todo tempo. Planilhas e documentos intermináveis a serem analisados, assim era a rotina dos setores de Recursos Humanos antes dos softwares. Como resultado, buscar essas informações, quando solicitadas, era demorado e trabalhoso. Além da fragilidade de segurança, já que planilhas e documentos manuseados por pessoas diferentes, podiam facilmente conter informações duplicadas ou erradas.

A utilização de tecnologia torna o armazenamento de informações mais seguro, confiável, menos sujeito a falha humana. Isso além de facilitar o processo, aperfeiçoa as operações, diminuindo o prazo nas trocas de informações e aumentando a segurança e confiabilidade dos dados.

Redução de custos

Horas extras excessivas, gastos com telefonia, deslocamento para reuniões? Os custos administrativos e com gestão de pessoas tem aumentado na sua empresa? É possível administrar tudo com um software de Recursos Humanos. Comunicação através de videoconferências, controle de tempo, redução de impressões, já que os relatórios ficam disponíveis de forma online. É possível garantir uma boa vantagem para sua empresa, com a redução de custos que esses softwares podem proporcionar.

Adequação a legislação trabalhista

A legislação trabalhista pode sofrer alterações que impactam de forma significativa a rotina do RH. Sem uma ferramenta adaptada a essas mudanças é possível que sua equipe tenha perdido muito tempo refazendo cálculos ou recomeçando processos que já estavam prontos, como recolhimento de tributos e benefícios.

As empresas que oferecem softwares de gestão em Recursos Humanos fazem atualizações em seus sistemas de forma a mantê-los e parametrizados as mudanças nas legislações trabalhistas vigentes. Sendo assim, gera-se uma vantagem a mais para sua empresa. Ou seja, nada de refazer atividades já concluídas ou passar horas discutindo sobre como adequar os processos às mudanças e se proteger de eventuais problemas trabalhistas.

Aumento de produtividade

Com certeza, se você não tem um software de RH, sua equipe já perdeu muito tempo corrigindo erros, refazendo cálculos ou conferindo relatórios intermináveis… Com diferentes dados e arquivos para conferir, é possível que sua equipe esteja sobrecarregada e até desmotivada. Softwares conferem agilidade nos processos burocráticos, garantindo que seus gestores de Recursos Humanos possam investir tempo em buscar soluções estratégicas para desenvolvimento da equipe e o alcance das metas da sua empresa, por exemplo.


Segurança nos dados armazenados

Sua empresa ainda salva documentos e arquivos na memória das máquinas? Quando se trata de informações e dados gerados em Gestão de Pessoas, a palavra de ordem é segurança! Esses dados são extremamente sensíveis e muitos deles fazem parte da estratégia de desenvolvimento de sua empresa. Sendo assim, com o uso de softwares é possível proteger suas informações e definir quem terá acesso aos dados e informações de seus colaboradores.

Gerenciamento das condições de saúde e trabalho

Afastamentos, atestados, gastos com medicamentos, absenteísmo… De acordo com os últimos levantamentos da OMS, a estimativa é que as empresas gastarão nos próximos anos milhões em tratamentos médico e psicológico para seus colaboradores. Através do gerenciamento das condições de trabalho e saúde acompanhando os afastamentos e atestados, você e sua organização podem pensar nas formas de prevenção ao adoecimento, sabendo como e onde vão intervir.

Relatórios de Performance

Se você ainda revisa informações de forma manual, para conseguir gerar relatórios de desempenho de seus colaboradores, você está perdendo um tempo precioso. O que você precisa? Acompanhar seus talentos de perto? Saber quem são seus profissionais mais brilhantes e investir em treinamentos adequados ao perfil de cada um deles? Tudo isso é possível com a utilização dessas ferramentas. Além de facilitar a avaliação de desempenho, processo de feedback, e montagem do plano de desenvolvimento individual de seus colaboradores.

Importância da tecnologia na gestão de pessoas

Esses são só alguns exemplos dos benefícios da contratação de softwares de RH. O mais importante é poder contar com uma ferramenta customizada à sua necessidade, já que o produto chega até sua empresa pensado exatamente para as necessidades e demandas existentes na sua organização, sem, no entanto desconsiderar os processos já existentes.

Ter em mãos uma ferramenta capaz de integrar os outros setores, otimizar o tempo de seus funcionários, disponibilizar informações de maneira fácil e organizada também irá produzir um efeito motivador em seus colaboradores. Sendo assim, eles poderão ter acesso as informações de desempenho pessoal, e também é possível que tenham  acesso à equipe de Recursos Humanos através de ferramentas de chat dentro do sistema. O que permite acesso rápido a informações pessoais como esclarecimento de dúvidas, espelho de ponto, horas extras e benefícios.

Além disso, é possível de maneira ágil e precisa ter acesso ao histórico de um profissional, desde seu processo de seleção, sempre que você precisar tomar decisões em relação a promoções, ajustes salariais ou demissões.

Deixar de investir em ferramentas que tornem o Setor de Recursos Humanos mais estruturado e estratégico colocará sua empresa no risco de estagnação, tornando-a menos competitiva no mercado. Certo é que desde o processo de atração, seleção e recrutamento, passando pelo treinamento e desenvolvimento da equipe, a utilização da ferramenta certa, pode trazer não só os benefícios citados aqui, como também garantir maior controle sobre todos os subsistemas do Setor de Recursos Humanos gerando maior engajamento, comprometimento e a satisfação de seus colaboradores.

Então, entendeu a importância de estruturar sua empresa através da contratação de Software de RH? Então entra em contato conosco e nós te ajudamos a encontrar as melhores soluções em Recursos Humanos.

Se você gostou do nosso texto, compartilha nas suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] Descubra o que sua empresa perde por não utilizar um software de RH […]

  2. […] pela tecnologia. A implantação de um software de RH, faz toda a diferença, na implantação de boas práticas de […]

Leave A Comment

Go to Top