Conheça as melhores práticas para aumentar a produtividade de colaboradores

2019-05-17T14:16:36-02:005 março, 2018|Gestão de Desempenho, Talent Management|

Com o intuito de aumentar a produtividade dos colaboradores, a empresa aumenta salários e oferece bônus por resultados. No entanto, logo surgem a desmotivação e o esgotamento emocional da equipe, e o único aumento percebido é na taxa de turnover.

Esse cenário é familiar para você? Pois saiba que você não está sozinho.

A boa notícia é que existem práticas corretas para aumentar consideravelmente a produtividade da equipe, sem afetar sua qualidade de vida. Separamos, no artigo de hoje, algumas das melhores práticas para que você possa implantar em sua empresa o quanto antes. Vamos lá?

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Garanta a comunicação para aumentar a produtividade

Parece até clichê, mas não subestime o poder da comunicação dentro do âmbito organizacional. Os benefícios que essa prática traz são percebidos em muitos níveis pela equipe, já que ajuda, não somente a situá-los a respeito de como seu trabalho afeta a empresa no quadro geral, mas ainda os ajuda no desenvolvimento pessoal e nas relações interpessoais.

Por isso, em vez de inibir o diálogo, incentive-o, abra canais online de comunicação interna, promova mais reuniões informativas, ouça os colaboradores, e, acima de tudo, dê feedbacks constantes para a sua equipe.

Automatize processos

Não há nada pior do que realizar, diariamente, tarefas repetitivas, maçantes e que tomem um tempo precioso — que poderia ser utilizado com coisas mais importantes. Essa situação reduz a produtividade, pois deixa o funcionário desmotivado, e priva a empresa de resultados mais significativos.

Por esse motivo, é papel da gestão procurar meios de automatizar esse tipo de tarefa, permitindo ao colaborador tempo hábil para trabalhar ideias e projetos, mostrar proatividade e se destacar em outras funções.

Trabalhe o clima organizacional

Ter um ambiente tranquilo e alegre faz maravilhas pela produtividade de qualquer equipe, sendo assim, esteja sempre de olho na qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa.

Além disso, observe se todos têm as ferramentas necessárias para exercer seu trabalho sem estresse, como cadeiras confortáveis e bons computadores, por exemplo, e sobretudo, não negligencie pequenos conflitos, pois se não solucioná-los logo no início, eles podem se tornar problemas reais para o clima organizacional, afetando a produtividade.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Implemente o marketing de incentivo

Aumento salarial e bônus por resultados já não são ferramentas de motivação tão eficazes como outrora, embora ainda válidas. Isso porque, cada vez mais, as pessoas procuram balancear o sucesso financeiro com a qualidade de vida, preferindo, assim, ganhos mais pessoais, significativos e que tragam satisfação.

Visto isso, é interessante implementar um marketing de incentivo sob medida para a equipe, de modo a oferecer as recompensas certas, valorizando seus resultados, e fazendo cada colaborador se sentir impelido a melhorar seu desempenho mais e mais.

Promova workshops e palestras liderados pela própria equipe

Um colaborador que retêm conhecimentos valiosos somente para si perde uma grande oportunidade de ensinar e aprender de outras pessoas em troca.

Visto isso, é interessante conversar com seus colaboradores e promover palestras e workshops com os assuntos que cada um deles domina, de modo a propiciar interação e, é claro, um aumento saudável na capacitação de todos.

Permita que os gestores e líderes de cada setor também ministrem palestras, afinal, conhecimento compartilhado agrega valor a toda a equipe, aumenta a sensação de que eles estão sempre crescendo profissionalmente e ajuda a melhorar sua produtividade.

E então, o que achou dessas práticas para aumentar a produtividade dos colaboradores? Pretende implementá-las em sua organização? Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixar Um Comentário