Entenda como a pesquisa de clima impacta na produtividade dos funcionários

2020-07-13T13:52:04-03:0013 julho, 2020|Talent Management|

Você quer contar com colaboradores motivados e produtivos dentro da sua empresa, não é mesmo? Para isso, é essencial que você crie um ambiente propício, o que inclui tanto elementos físicos, como equipamentos e limpeza do local de trabalho, quanto psicológicos, como a relação entre os profissionais.

É aí que a pesquisa de clima organizacional entra como uma grande aliada do seu negócio. Afinal, ela avalia a qualidade desses elementos dentro da empresa, indicando pontos de melhoria e ações a serem implementadas para contribuir com o clima da organização.

Isso tem impacto direto na produtividade do seu time. Quer saber como isso acontece? Então, continue a leitura e descubra como a pesquisa de clima impacta a produtividade dos seus colaboradores!

O que é clima organizacional?

Em primeiro lugar, é importante que você tenha clareza sobre o conceito de clima organizacional. Ele refere-se a um indicador de satisfação dos colaboradores com o ambiente da sua empresa.

Esse indicativo engloba elementos como o ambiente físico e organização do espaço, comunicação interna, cultura da organização, relação com os colegas e gestores do negócio, sentimento de valorização e reconhecimento dentro da empresa e, inclusive, processos de trabalho.

Em outras palavras, podemos dizer que o clima indica a visão do time em relação ao negócio de forma global. É  mostrado o quão satisfeitos os colaboradores estão com a empresa e o trabalho que realizam.

Como o clima organizacional impacta a produtividade dos colaboradores?

A relação entre o clima organizacional e a produtividade do time é direta. Afinal, quanto mais satisfeitos os colaboradores estão com a empresa como um todo, ou seja, quanto melhor for o clima, maiores as chances de eles se esforçarem para gerar bons resultados.

Isso porque, em um ambiente favorável, com tarefas bem definidas e uma boa relação com colegas e líderes, os colaboradores são capazes de manter o foco nas suas atividades, sem se preocupar com conflitos ou perturbações, por exemplo.

Além disso, um bom clima organizacional indica que o colaborador realiza tarefas nas quais pode colocar as suas competências em prática e não se sente sobrecarregado, por exemplo, o que também é bastante favorável para uma alta produtividade.

É importante lembrar que colaboradores motivados e engajados também são mais produtivos. Em empresas que têm um clima organizacional de qualidade, ou seja, maior satisfação da equipe com a empresa, a motivação também se mostra elevada, o que é favorável para o aumento da produtividade.

Comunicação internaPowered by Rock Convert

Como funciona a pesquisa de clima organizacional?

O clima organizacional é um indicador e, por isso, deve ser mensurado de forma objetiva — e é aí que entra a pesquisa de clima.

Ela é um instrumento utilizado para avaliar o clima dentro da empresa. Essa pesquisa pode ser construída de diversas formas, com perguntas distintas de acordo com as necessidades e características da sua organização.

Há empresas que optam por uma pesquisa de clima rápida, feita por meio de questionários com perguntas de múltipla escolha, por exemplo. Outras preferem aplicar a pesquisa presencialmente, por meio de entrevistas que utilizam um roteiro de perguntas abertas.

Quais os benefícios de aplicar a pesquisa de clima na produtividade dos funcionários?

Agora que você já sabe o que é clima organizacional e como a pesquisa de clima funciona, descubra quais são os benefícios dessa ferramenta para a produtividade do time!

Evidencia os seus pontos fortes

A pesquisa de clima indica quais são as principais potencialidades da empresa no que diz respeito à gestão de time. Isso significa que, com a análise dos resultados dessa ferramenta, é possível identificar o que faz com que os seus funcionários fiquem mais satisfeitos e, com isso, mais motivados.

Dessa forma, a partir desse resultado, é possível entender quais são os elementos mais fortes da empresa, capazes de impulsionar a produtividade do seu time e, a partir daí, investir nessas áreas.

Mostra as principais insatisfações do time

A pesquisa de clima também evidencia as principais insatisfações do time. Isso significa que você consegue identificar os pontos críticos, os gargalos que estão prejudicando a produtividade da equipe e, a partir desses dados, solucionar os problemas para fazer com que todos gerem mais e melhores resultados.

Embasa a tomada de decisão no RH da empresa

O setor de gestão de pessoas é bastante complexo, afinal, trabalha com uma série de elementos relacionados aos colaboradores, como motivação, produtividade, desempenho, satisfação, comunicação, entre outros.

Dessa forma, é essencial que os profissionais dessa área sejam capazes de trabalhar com dados objetivos, que reflitam a realidade do negócio, de forma a tomar as melhores decisões na hora de formular estratégias e planos de ação.

É exatamente isso que a pesquisa de clima fornece! Com ela, é possível acessar uma grande quantidade de indicadores, inclusive aqueles relacionados à produtividade. A partir deles, o setor de RH pode tomar decisões sobre as melhores práticas a serem implementadas.

Valoriza a opinião dos colaboradores

Por fim, vale ressaltar que um elemento que influencia a produtividade do time é o reconhecimento do profissional por parte da empresa.

Na pesquisa de clima, você abre espaço para que os colaboradores deem opiniões e feedbacks, indicando as suas insatisfações e pontos positivos que observam no negócio.

Isso mostra que você valoriza a opinião do time como todo e que leva o feedback de cada colaborador em consideração na hora de tomar decisões. Dessa forma, a pesquisa de clima também faz com que a equipe se sinta mais satisfeita com o negócio e, com isso, gere mais resultados.

Como você pode perceber, o clima organizacional é um indicador muito importante para o seu negócio e se relaciona diretamente com a produtividade.

A pesquisa de clima é a melhor forma de acessá-lo e pode trazer grandes benefícios para a sua empresa. Abre portas para que os colaboradores gerem mais e melhores resultados. Isso reflete diretamente no produto ou serviço que você oferece para o cliente, permitindo que a sua empresa continue na jornada para o sucesso.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixar um comentário