Conheça as melhores práticas para uma gestão de pessoas

2019-05-17T14:48:27-03:0022 fevereiro, 2018|Estratégia Corporativa, Talent Management|

Desenvolver a equipe e, ao mesmo tempo, obter bons resultados para a empresa é algo que exige ótimas habilidades no que se refere à gestão de pessoas. Apesar de não ser tarefa fácil, a adoção de boas práticas pode facilitar o dia a dia de quem precisa cumprir essa missão.

Sabendo disso, listamos, no artigo de hoje, as 5 melhores práticas para uma gestão de pessoas bem-feita. Quer saber quais são elas? Continue a leitura até o fim e confira!

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

1. Alinhar a equipe à cultura organizacional da empresa

Antes de mais nada, é bom que você tenha em mente que selecionar e recrutar talentos que se encaixem no perfil da empresa é o passo mais importante para o sucesso da gestão como um todo.

Isso significa não apenas que é preciso ter critério quanto à escolha dos novos colaboradores — visando suas habilidades e experiência— mas também que é deve-se levar em consideração os ideais dos candidatos.

A princípio, isso pode até parecer irrelevante, mas escolher pessoas que compartilhem dos ideais expostos na cultura organizacional da empresa é fundamental para obter uma equipe leal e engajada por muito mais tempo.

2. Promover um bom clima organizacional

Quanto mais leve e amigável for o ambiente de trabalho, menos será preciso lidar com conflitos entre os colaboradores, ou pior: alta rotatividade e absenteísmo como consequências de desmotivação. Por isso, procure promover não a competição entre os membros da equipe, mas sim a cooperação.

Realizar pesquisas de clima organizacional de tempos em tempos também é uma prática recomendável para que um ambiente de trabalho de qualidade se prolongue por muitos anos.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

3. Oferecer feedbacks constantes

Por oferecer feedbacks queremos dizer não apenas fazer críticas construtivas quando erros forem cometidos pela equipe, mas também elogios e congratulações quando boas ideias e comportamentos positivos surgirem. Apontar às pessoas seus pontos fortes e fracos ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional da equipe.

O mesmo vale para os gestores da empresa: além de oferecer feedbacks aos colaboradores, procure saber também o que eles têm a dizer em relação aos procedimentos da empresa e à forma como é gerida. Boas observações e sugestões de mudanças podem surgir dessa prática!

4. Investir em treinamentos na gestão de pessoas

Treinamentos e atualizações profissionais são ferramentas importantes tanto para quem trabalha no setor operacional quanto para os chefes de alto escalão.

Aplicar novos conhecimentos, adotar novas práticas e manter a mente afiada é algo pertinente a todos, e ajuda a empresa a melhorar sempre os resultados. É crucial fazer do treinamento um hábito em sua gestão.

5. Garantir qualidade na comunicação

Ruídos na comunicação podem ser prejudiciais de várias formas. Eles afetam os prazos, a designação de tarefas e até as relações interpessoais da equipe. Por isso, uma prática essencial para a gestão de pessoas é garantir uma comunicação transparente e integradora.

Seja promovendo reuniões, instalando um mural de recados ou implantando um chat online interno, o importante é que você mantenha canais de comunicação abertos para toda a empresa. Adotar melhores práticas, muitas vezes, significa implantar pequenas mudanças.

Gostou do nosso artigo sobre gestão de pessoas? Que tal conhecer também os 6 mitos da retenção de talentos para riscar da sua gestão? Gerir pessoas exige tino para contratar e inteligência para reter!

Leave A Comment