Feedback contínuo: como essa metodologia pode ser usada no dia a dia das empresas?

2019-09-23T13:46:25-03:0023 setembro, 2019|Gestão de Pessoas|

Acompanhar mais de perto o trabalho dos colaboradores pode fazer toda a diferença nos resultados corporativos

Entender como está o desempenho e obter insights para melhorá-lo é a preocupação de qualquer profissional que busca o crescimento na carreira. Esse retorno pode ser aplicado nas empresas, por meio do feedback contínuo.

Embora muitas organizações já usem o feedback, seja de maneira estruturada, seja apenas intuitivamente, implantar a cultura de um retorno contínuo leva a melhores resultados e auxilia na organização de processos e na compreensão da equipe sobre as suas atividades.

Quer entender melhor essa metodologia? Acompanhe, então, o post!

Qual a importância do feedback contínuo?

Essa prática contribui para o acompanhamento constante da performance do profissional. Muitas empresas já se preocupam em passar feedbacks, geralmente acompanhados dos resultados da avaliação de desempenho.

No entanto, essas avaliações são um tanto complexas para serem realizadas frequentemente. Assim, as conversas entre gestor e funcionário são espaçadas. Essa dinâmica está pouco alinhada ao ritmo acelerado no qual as mudanças na empresa acontecem atualmente, ficando, assim, um pouco desgastada e obsoleta.

Com o feedback contínuo, os problemas são apontados no momento em que ocorrem ou logo depois. Isso dá ao colaborador uma visão muito mais clara do que deve ser melhorado e também favorece o seu rápido desenvolvimento, o que é positivo tanto para ele quanto para a empresa.

Quais os resultados positivos do seu uso no dia a dia da empresa?

O feedback contínuo pode fazer parte da rotina da empresa e traz diversos resultados positivos. Veja, a seguir, alguns deles!

Maior motivação

Ao receber feedbacks, o funcionário percebe que está sendo observado e que essas conversas o ajudam a ser um colaborador com melhores resultados e capaz de crescer na carreira. Assim, fica mais motivado quanto à realização de suas tarefas.

Resultados satisfatórios

Entendendo exatamente o que precisa melhorar, é natural que o empregado consiga entregar resultados mais alinhados ao que a empresa espera, aumentando, assim, seu desempenho e fortalecendo o vínculo com a organização.

Comunicação interna
um guia para motivar os colaboradores

Capa eBook

Mais metas alcançadas

Como consequência de uma maior satisfação e de resultados melhores, as metas da corporação são atingidas de maneira mais orgânica e fluida, com consistências nas atividades.

Como aplicar o feedback contínuo na organização?

Entenda melhor, a seguir, como o feedback pode ser incorporado como prática da empresa.

Oferecendo treinamento

Se a sua empresa ainda não conta com o feedback como parte da cultura organizacional, promova treinamentos para conscientizar os funcionários da importância e do propósito dessa prática, além de orientar os gestores sobre como fazê-lo da maneira correta.

Definindo metas

Para realizar o trabalho de acordo com as expectativas, o colaborador precisa entender o que ele deve entregar. Por isso, a definição de metas claras e alcançáveis é essencial para que o feedback funcione.

Usando honestidade e transparência

Um bom feedback deve ser sincero e mostrar todos os pontos, positivos e negativos, com igual peso. Para que funcione, ele deve dar uma visão muito clara da performance do colaborador.

Tendo empatia

Lembre-se de que o intuito é sempre promover um melhor desempenho do colaborador, e nunca intimidá-lo ou rebaixá-lo.

Introduza o feedback contínuo como parte da política da gestão de pessoas e perceba como os resultados serão muito mais interessantes, além do maior engajamento dos colaboradores.

O assunto despertou seu interesse? Se quiser receber mais informações que auxiliem no gerenciamento de talentos da sua organização, assine a nossa newsletter e seja notificado sobre novas postagens.

Leave A Comment