Adicional de assiduidade: o que é e como funciona

2022-02-10T10:09:01-03:0024 September, 2020|Gestão de Pessoas|

Acompanhe esse artigo e entenda como o adicional de assiduidade pode ajudar a aumentar a produtividade e o sentimento de pertencimento de sua equipe.

O desejo de toda organização é manter o engajamento e assiduidade de seus colaboradores. Afinal, a assiduidade é algo muito importante tanto para a imagem do profissional quanto para o bom funcionamento da empresa.

Ela funciona como uma garantia de que os processos serão cumpridos e a produtividade será satisfatória. Por outro lado, para o profissional,  funciona como demonstração de profissionalismo e responsabilidade.

Sabemos que a assiduidade no trabalho é um dever de todo colaborador, mas é um grande incentivo quando a empresa recompensa seus profissionais por isso. Muitas organizações reforçam esse dever por meio de bônus, mais conhecido por adicional ou gratificação de assiduidade.

Nesse sentido, o adicional de assiduidade tem sido utilizado com uma das estratégias para incentivar os profissionais a aumentar a produtividade.

Mesmo que isso seja uma prática comum nas empresas, muitas pessoas desconhecem a utilidade do adicional de assiduidade, bem como sua previsão na CLT e as formas como esse benefício pode ser concedido. E, certamente, esse adicional de assiduidade vem trazendo bons resultados para as organizações que o aplicam.

Nesse artigo queremos trazer para você maiores informações sobre ele e como ele pode auxiliar a gestão de pessoas da sua empresa a melhorar a performance da equipe. Continue a leitura, e entenda como o setor de recursos humanos e a empresa podem ter um bom controle da assiduidade de seus colaboradores.

O que é adicional de assiduidade?

O adicional ou gratificação de assiduidade é um benefício concedido pela empresa aos colaboradores mais assíduos, ou seja, aqueles que possuem maior frequência ao trabalho. Esse benefício é um grande aliado para manter o engajamento e motivação do colaborador, bem como aumentar a produtividade deles.

É muito comum utilizar esse incentivo em áreas onde se tem um alto índice de absenteísmo, como por exemplo em telemarketing, construção civil, comércio entre outros. Quando o colaborador começa a faltar com frequência ao trabalho, pode ser por diversos motivos. Dentre eles, problemas pessoais, doença, no trajeto ou, até mesmo, a própria desmotivação do colaborador.

Portanto, manter a motivação é um grande desafio para os profissionais de Recursos Humanos. Se os colaboradores estiverem motivados, os ganhos para a organização serão maiores. Toda equipe fica voltada para cumprimento de prazos, melhores entregas, contribuem com inovações e melhoram os resultados.

Devido a isso, a gratificação de assiduidade se torna uma grande estratégia de retenção de talentos para as empresas. Por um lado, o colaborador se torna mais frequente, melhora sua imagem, desempenho e é recompensado por isso. Por outro, a organização oferece um bônus ao colaborador, mas alcança as metas e melhores resultados.

Podemos dizer com isso que o adicional de assiduidade é um investimento da organização para garantir uma equipe assídua e produtiva.

Além disso podemos destacar também o fato do profissional, a partir da oferta de um bônus como esse, se sentir valorizado pela organização e pertencente a essa. O que por si só, já eleva, em muito, seu sentimento de responsabilidade com os resultados do negócio.

O que diz a CLT?

Com a Reforma Trabalhista de 2017, o adicional de assiduidade passou a ser considerado um prêmio para os colaboradores. Para receber o prêmio, é necessário esforço e empenho do colaborador interessado. Na lei não existe uma definição clara sobre as regras de pagamento dessa gratificação. Ou seja, fica a critério de cada empresa estabelecer como isso será feito. Vejamos o que diz o artigo 457 da CLT:

  • 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017).

Vale a pena ressaltar que, com as alterações da reforma trabalhista, o prêmio de assiduidade passou a não integrar mais o salário. Sendo assim, esse benefício não entra para o cálculo de férias e décimo terceiro, como ocorria anteriormente.

Como o prêmio é um estímulo para os colaboradores melhorarem seu desempenho no trabalho e como recompensa pela assiduidade, então o empregador pode retirar esse benefício a qualquer momento.

Para garantir um bom controle e gestão da jornada de trabalho dos profissionais, é ideal que a empresa adote um software de controle de ponto. Desta forma, os gestores podem mensurar as faltas e atrasos e verificar aqueles colaboradores que necessitam de mais atenção.

Além disso, que os sistemas online trazem muitos benefícios como geração de relatórios, integração com a folha de pagamento, entre outros.

Guia completo de avaliação de desempenho

Quais as vantagens de oferecer esse tipo de gratificação?

Pagamentos de bonificações muitas vezes são vistos pela empresa como custos. No entanto, é preciso identificar as vantagens dessas gratificações, de forma que a liderança consiga mensurá-las como investimento na formação de equipes de alta performance.

Em suma, com a concessão do adicional de assiduidade, podemos perceber grandes vantagens para as organizações. Vejamos algumas delas a seguir.

1 – Melhoria no clima organizacional

Quando os colaboradores se sentem motivados e engajados, há uma melhoria no desempenho e produtividade deles, gerando um clima saudável na equipe. Mas, quando há colaboradores que começam a faltar com muita frequência, a equipe fica sobrecarregada, gerando insatisfação e desmotivação.

Portanto, o pagamento de um bônus por assiduidade cria um ambiente de trabalho colaborativo e promove o sentimento de responsabilidade de cada colaborador com os resultados.

Isso acaba se tornando um fator motivacional que impacta diretamente o clima organizacional, através da promoção de uma cultura de colaboração e meritocracia.

2- Imagem da organização

produtividade dos colaboradores está diretamente relacionada com o desenvolvimento e sucesso da empresa. As faltas e atrasos podem gerar uma sensação de desorganização interna, que pode ser percebida pelos clientes e isso não é nada favorável.

Ao fazer um contato por telefone sem sucesso ou atraso na entrega de demandas, os clientes podem perceber os índices de absenteísmo, o que gera uma imagem negativa da empresa.

Se o engajamento da equipe estiver satisfatório, o cliente tende a ter uma imagem de credibilidade em relação à empresa.

Além disso, a satisfação dos colaboradores de terem seu empenho valorizado pela organização é um excelente fator de fortalecimento da marca empregadora, ou employer branding.

3 – Menos problemas financeiros

Quando a empresa tem suas demandas e o cumprimento dos prazos em dia, não se tem custos com multas e atrasos nas entregas dos clientes. Ao contrário, quando há um número alto de faltas dos colaboradores, esse absenteísmo, acarreta atrasos nas demandas, o que ocasiona prejuízos financeiros para a organização.

Sendo assim, uma equipe valorizada por sua assiduidade, tende a cumprir prazos e alcançar metas, tornando o negócio mais lucrativo.

Guia completo sobre eNPS

Por onde começar?

O primeiro passo para implantar um sistema de adicional de assiduidade é pela montagem de um processo. Nesse processo é preciso especificar quais critérios definirão o recebimento, como será esse pagamento e quem será o responsável pelo acompanhamento disso.

Depois é preciso definir os indicadores, que permitam a análise de dias trabalhados. Aqui a utilização de softwares de RH é bastante eficaz na emissão de relatórios para análise dos dados. Dessa forma é possível garantir que o processo seja realizado de forma justa e transparente.

E por último e não menos importante, é preciso garantir que todo o processo seja acompanhado e continuamente aperfeiçoado. Para isso, ferramentas de Pople Analytics são excelentes alternativas que permitem que o setor de recursos humanos não só entenda o comportamento dos colaboradores, como através desse entendimento, aperfeiçoem os programas de bonificações.

Concluindo

Vale ressaltar que assiduidade e pontualidade são conceitos diferentes. Nem sempre um colaborador pontual é assíduo. Isso porque assiduidade diz de frequência e pontualidade de cumprimento de horário.

Portanto, na hora de planejar a oferta de um adicional de assiduidade é importante entender bem essa diferença.

Em resumo, você pode perceber como a gratificação de assiduidade é um benefício valioso para as empresas. Quando o assunto é valorização, motivação e engajamento da equipe, ele se torna um grande aliado para os gestores.

Pode parecer difícil e desafiador no início de sua implantação, mas ao longo do tempo percebe-se o ganho para ambos os lados.

Além disso, se a sua empresa concede esse tipo de benefício, ela se torna atrativa para novos talentos diante o mercado de trabalho. Bons profissionais estão em busca de organizações que valorizem e recompensam pelo bom desempenho, e claro, a assiduidade.

Então podemos afirmar que sim, o adicional de assiduidade é uma excelente estratégia de atração e retenção de talentos! Portanto, siga as nossas dicas e aproveite para fomentar um ambiente de valorização de empenho e meritocracia em sua empresa. E de quebra, favorecer o sentimento de pertencimento de sua equipe de colaboradores.

E que tal contar com a tecnologia para isso? Agora que você já conhece as vantagens dessa gratificação, que tal oferecer ao seu RH a possibilidade de acompanhar a assiduidade de seus colaboradores e desenvolver esse processo de forma estratégica?

Conheça a SER HCM e oportunize um ambiente de automação e otimização de processos em gestão de pessoas da sua empresa. Quer saber como? Entre em contato conosco e receba maiores informações.

Gostou do artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações importantes diretamente no seu e-mail!

 

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. Everton 24 de May de 2022 at 12:02 - Reply

    Olá o premio assiduidade pode substituir o vale alimentação?

Leave A Comment

Go to Top