Adicional de assiduidade: o que é e como funciona

2020-09-30T14:28:14-03:0024 setembro, 2020|Gestão de Pessoas|

O desejo de toda organização é manter o engajamento e assiduidade de seus colaboradores. A assiduidade é algo muito importante tanto para a imagem do profissional quanto para o bom funcionamento da empresa. Ela tem sido utilizada com uma das estratégias para incentivar os seus profissionais e aumentar a produtividade. O adicional de assiduidade vem trazendo bons resultados para as organizações.

Sabemos que a assiduidade no trabalho é um dever de todo colaborador, mas é um grande incentivo quando a empresa recompensa seus profissionais por isso. Muitas organizações reforçam esse dever por meio de bônus, mais conhecido por adicional ou gratificação de assiduidade.

Mesmo que isso seja uma prática comum nas empresas, muitas pessoas desconhecem a utilidade do adicional de assiduidade, bem como sua previsão na CLT e as formas como esse benefício pode ser concedido. Continue a leitura, pois ao longo deste texto iremos mostrar como funciona e como as organizações podem ter um bom controle dessa assiduidade.

O que é adicional de assiduidade?

O adicional ou gratificação de assiduidade é um benefício concedido pela empresa aos colaboradores mais assíduos, ou seja, aqueles que possuem maior frequência ao trabalho. Esse benefício é um grande aliado para manter o engajamento e motivação do colaborador, bem como aumentar a produtividade dos mesmos.

É muito comum utilizar esse incentivo em áreas onde se tem um alto índice de absenteísmo, como por exemplo em telemarketing, construção civil, comércio entre outros. Quando o colaborador começa a faltar com frequência ao trabalho, pode ser por diversos motivos. Dentre eles problemas pessoais, doença, no trajeto ou, até mesmo, a própria desmotivação do colaborador.

Manter a motivação é um grande desafio para os profissionais de Recursos Humanos. Se os colaboradores estiverem motivados, os ganhos para a organização serão maiores. Toda equipe fica voltada para cumprimento de prazos, melhores entregas, contribuem com inovações e melhoram os resultados.

npsPowered by Rock Convert

Devido a isso, a gratificação de assiduidade se torna uma grande estratégia para as empresas. Por um lado, o colaborador se torna mais frequente, melhora sua imagem, desempenho e é recompensado por isso. Por outro, a organização da um bônus ao colaborador, mas alcança as metas e melhores resultados.

O que diz a CLT?

Com a Reforma Trabalhista de 2017, o adicional de assiduidade passou a ser considerado um prêmio para os colaboradores. Para receber o prêmio, é necessário esforço e empenho do colaborador interessado. Na lei não existe uma definição clara sobre as regras de pagamento dessa gratificação. Ou seja, fica a critério de cada empresa estabelecer como isso será feito. Vejamos o que diz o artigo 457 da CLT:

§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017).

Vale a pena ressaltar que, com as alterações da reforma trabalhista, o prêmio de assiduidade passou a não integrar mais o salário. Sendo assim, esse benefício não entra para o cálculo de férias e décimo terceiro, como ocorria anteriormente. Como o prêmio é um estímulo para os colaboradores melhorarem seu desempenho no trabalho e como recompensa pela assiduidade, o empregador pode retirar esse benefício a qualquer momento.

Para garantir um bom controle e gestão da jornada de trabalho dos profissionais é ideal que a empresa adote um software de controle de ponto. Desta forma, os gestores podem mensurar as faltas e atrasos e verificar aqueles colaboradores que necessitam de mais atenção. Sem contar que os sistemas online trazem muitos benefícios como geração de relatórios, integração com a folha de pagamento, entre outros.

Vantagens

Com a concessão do adicional de assiduidade, podemos perceber grandes vantagens para as organizações. Vejamos algumas delas a seguir.

Melhoria no clima organizacional

Quando os colaboradores se sentem motivados e engajados, há uma melhoria no desempenho e produtividade dos mesmos, gerando um clima saudável na equipe. Porém, quando há colaboradores que começam a faltar com muita frequência, a equipe fica sobrecarregada, gerando insatisfação e desmotivação.

Imagem da organização

A produtividade dos colaboradores está diretamente relacionada com o desenvolvimento e sucesso da empresa. As faltas e atrasos podem gerar uma sensação de desorganização interna, que pode ser percebida pelos clientes e isso não é nada favorável.

Ao fazer um contato por telefone sem sucesso ou atraso na entrega de demandas podem ser percebidas pelos clientes, o que gera uma imagem negativa da empresa. Se o engajamento da equipe estiver satisfatório, o cliente tende a ter uma imagem de credibilidade em relação à empresa.

Menos problemas financeiros

Quando a empresa tem suas demandas e o cumprimento dos prazos em dia, não se tem custos com multas e atrasos nas entregas dos clientes. Ao contrário, quando há um número alto de faltas dos colaboradores, acarreta em atrasos nas demandas, o que ocasiona prejuízos financeiros para a organização.

Viu como a gratificação de assiduidade é um benefício valioso para as empresas? Quando o assunto é valorização, motivação e engajamento da equipe, ele se torna um grande aliado para os gestores. Pode parecer difícil no início, mas ao longo do tempo é perceptível o ganho para ambos os lados.

Além disso, se a sua empresa concede esse tipo de benefício, ela se torna atrativa para novos talentos diante o mercado de trabalho. Bons profissionais estão em busca de organizações que valorizem e recompensam pelo bom desempenho, e claro, a assiduidade.

Acompanhe nossas publicações e compartilhe nas duas redes sociais.

Deixar um comentário