Conheça o 9 box e aprenda a identificar e reter talentos!

2019-05-14T10:59:46-03:004 outubro, 2018|Gestão de Talentos|

A 9 Box é uma ferramenta importante para que o RH possa desenvolver o capital humano ao máximo.

A gestão de pessoas em uma empresa tem foco na identificação de talentos, buscando o desenvolvimento e retenção desses funcionários. Uma série de ferramentas podem ser usadas para ajudar nesse processo, mas a 9 box vem se destacando dentro das empresas.

Neste post vamos explicar o que é 9 box, como funciona e como ela pode ajudar a sua organização a manter os melhores funcionários nas equipes internas. Acompanhe!

O que é 9 box?

A matriz 9 box é uma ferramenta visual que pode ser usada como base para classificar os colaboradores, de acordo com o seu desempenho profissional.

É composta, como o nome indica, por um quadro composto por 9 caixas, nas quais os funcionários são agrupados. Esse quadro avalia o desempenho versus o potencial do profissional e usa três níveis de classificação: baixo, médio e alto.

Como essa ferramenta é útil para o RH das empresas?

Por meio do 9 box, o setor de Recursos Humanos consegue visualizar com facilidade quem está se destacando e pode ser sondado para uma promoção, quem ainda precisa de treinamentos e quem está apresentando um rendimento muito abaixo do esperado.

Além disso, o 9 box pode ser usada como uma base de dados para análise do quadro geral de colaboradores, desenvolvimento de um planejamento de sucessão, reavaliação do tamanho das equipes, corte de funcionários ou realocação dos mesmos.

DESCUBRA ESTRATÉGIAS PARA MAPEAR
OS  TALENTOS DA SUA EMPRESA!

ebook_GestaaodeTalentos-1024x951_certocta_baixe_ebook_gratis_verde

Como o 9 box ajuda a identificar e reter talentos?

As avaliações de desempenho têm como foco o desenvolvimento dos funcionários, porém essas informações podem ficar dispersas, principalmente quando se trata de empresas que contam com um grande número de colaboradores.

O uso do 9 box possibilita o agrupamento dos trabalhadores em níveis de desenvolvimento e colaboração.

Com isso, o RH tem uma visão muito mais ampla do capital humano. Ele consegue perceber qual o volume de profissionais verdadeiramente engajados e que estão contribuindo de maneira ativa com a empresa. Compreende quais têm chances de assumir cargos maiores.

Além disso, o Recursos Humanos pode identificar problemas estruturais internos, se o volume de funcionários abaixo da média estiver muito alto, como questões com o clima organizacional.

O 9 box mostra os sintomas que podem revelar problemas corporativos mais profundos. Permite a estruturação de programas para trabalhar essas questões, afetando a retenção de talentos.

Levando essas informações em consideração, podemos perceber que se trata de uma ferramenta útil e importante para a gestão de talentos.

Como montar o 9 box?

Confira um passo a passo simples para montar a matriz de desempenho dos funcionários:

Faça uma lista de funcionários

Liste todos os funcionários que serão avaliados, mantendo em mente o intuito de verificar o potencial futuro de cada um.

Avalie os colaboradores

Confira a produtividade apresentada e o potencial de cada funcionário. Encaixe os dados dentro da matriz. Automaticamente, ele será incluído em uma das 9 caixas.

Analise os relatórios

Em suma, após a obtenção do resultado de cada profissional, você vai ter um relatório que mostra o cenário geral da organização. Esse quadro vai ajudar na tomada de decisões e implantação de estratégias.

Sendo assim, agora que você já conhece o 9 box, pode contar com mais essa ferramenta, para ajudar na gestão de pessoas da sua empresa e montar uma equipe imbatível!

Aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e Linkedin, para obter mais informações, que vão ajudar na administração dos talentos.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by