Admissão digital: o que é e porque seu RH precisa adotar imediatamente

2020-08-24T13:49:29-03:0024 agosto, 2020|Talent Management|

A tecnologia chegou para ficar no setor de RH. As novas ferramentas e processos apoiados em plataformas digitais permitem que os colaboradores da área sejam mais produtivos e eficientes na hora de realizar as atividades desse setor.

Entre as atividades que estão sendo impactadas pela revolução tecnológica está a admissão de colaboradores. A chamada admissão digital inclui todo o processo de recrutamento e seleção, além do registro do colaborador perante os órgãos governamentais.

Quer saber como funciona a admissão digital e quais são os benefícios para quem adota esse processo imediatamente? Então, continue a leitura e descubra!

O que é a admissão digital?

É o processo de contratar um colaborador utilizando plataformas e ferramentas digitais. Isso pode ser feito de forma parcial, substituindo apenas algumas etapas da admissão presencial de colaboradores por práticas no ambiente digital, ou completa, realizando todo o processo em plataformas virtuais.

Como funciona a admissão digital ?

Para entender a admissão digital, é importante que você pense em todas as etapas que fazem parte da contratação de um novo profissional: recrutamento, seleção e registro. Isso porque há diversas formas de implementar a admissão digital, levando em conta cada um desses processos.

No recrutamento, é possível utilizar uma plataforma de cadastro de currículos. Com isso, você é capaz de realizar uma triagem daqueles profissionais que se encaixam nas exigências da sua empresa, de forma a reduzir o volume de candidatos de acordo com o currículo de cada um.

Essa triagem pode ser melhorada caso você utilize, também, uma plataforma para realizar testes de conhecimento técnico, de línguas estrangeiras e comportamentais.

Já na etapa da seleção, é possível realizar todo o processo em ambiente virtual. Você pode entrevistar os candidatos utilizando ferramentas de videochamada e realizar dinâmicas com gamificação, por exemplo, nas quais os profissionais precisam trabalhar juntos para solucionar um problema.

Por fim, a maior inovação da área é o processo de realizar a contratação do colaborador em meio digital. Isso é possível desde o início do ano de 2020, quando a Lei 13874/2020 regulamentou a utilização da carteira de trabalho digital.

Segundo essa legislação, todas as carteiras de trabalho passaram a ser emitidas no formato digital. As empresas são obrigadas a aceitar o documento nesse mesmo formato e podem, inclusive, substituir o registro físico dos colaboradores pelo novo modelo, em ambiente digital.

Por que a sua empresa deve adotar a admissão digital imediatamente?

Se você ainda não sabe se vale a pena adotar a admissão digital na sua empresa, deve conhecer os benefícios envolvidos. Entenda agora quais são os principais motivos para a sua empresa utilizar esse novo formato!

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Reduz o tempo de admissão

Um dos principais benefícios da admissão digital é a redução do tempo de admissão de um novo colaborador. Afinal, no momento em que um membro da equipe deixa a empresa, esse time fica desfalcado. Isso traz uma série de transtornos para os que permaneceram, já eles ficam mais sobrecarregados, acumulando as tarefas do cargo vago.

Porém, o processo de recrutamento e seleção costuma ser bastante longo quando feito da forma tradicional. Isso quer dizer que a equipe fica sobrecarregada por semanas e, dependendo do caso, por meses, até que o cargo seja ocupado por um novo colaborador.

Com o recrutamento digital, você é capaz de reduzir esse tempo e permitir que o novo colaborador entre na empresa para começar a realizar as tarefas mais rapidamente. Dessa forma, há menos prejuízos para o negócio e o time fica desfalcado por menos tempo.

Aumenta a produtividade do RH

O RH é um setor bastante complexo, que envolve uma série de atividades e tarefas internas. Assim, quanto mais produtivos forem os profissionais dessa área, mais facilidades são geradas para o time e a empresa como um todo.

Porém, quando se fala em admissão de um novo colaborador, é importante lembrar que a equipe precisa gastar bastante tempo nesse processo. Além de planejar e conduzir todo o recrutamento e a seleção, a burocracia do registro do profissional recém-chegado é grande, o que compromete a execução de outras atividades do time.

Quando você adota a admissão digital, há uma redução do tempo do recrutamento e seleção e, inclusive, da contratação formal do novo colaborador. Isso faz com que a sua equipe seja capaz de realizar mais tarefas, uma vez que tem tempo livre para investir em atividades estratégicas para a área. Ou seja, o time de RH se torna mais produtivo, gerando resultados de excelência para o negócio.

Reduz a burocracia na empresa

A burocracia é uma das grandes inimigas da produtividade e inovação dentro de uma empresa. Afinal, ela trava os processos internos do negócio, que ficam dependendo do trabalho e da aprovação de outros setores para dar continuidade às suas atividades.

Quando se fala na contratação de funcionários, isso se torna ainda mais evidente. Afinal, é necessário esperar respostas dos contadores da empresa e de órgãos governamentais para, efetivamente, contar com o novo colaborador dentro da empresa.

Com a admissão digital o cenário muda bastante. Isso porque tudo pode ser feito por meio de uma plataforma digital, evitando o “leva e trás” de documentos e da carteira de trabalho do colaborador. Além disso, vale lembrar que as informações são integradas a outras plataformas fiscais, como o eSocial. Dessa forma, a burocracia é reduzida não apenas no processo de admissão, mas também na hora de prestar contas.

A tecnologia atingiu o setor de RH e, quando utilizada de forma eficaz, pode trazer uma série de benefícios para a área e a empresa como um todo. Uma dessas inovações é a admissão digital, processo que foi favorecido com a criação da carteira de trabalho digital pelo Governo Federal.

Utilizar essas ferramentas a seu favor é essencial para que a sua empresa continue trabalhando de acordo com as normas legais e gere mais e melhores resultados para os seus clientes.

Gostou do artigo sobre admissão digital? Quer saber mais sobre recrutamento e seleção? Então, aproveite para ler o nosso próximo artigo e descubra quais são os principais indicadores para mensurar a qualidade desses processos!

Deixar um comentário