Entenda o que é gestão de pessoas e saiba como aplicar na empresa

2019-05-14T11:11:03-02:0027 setembro, 2018|Gestão de Pessoas|

A boa gestão de pessoas demanda conhecimentos e estratégias específicas, úteis ao sucesso da empresa e equipe de trabalho. Entenda agora o que é e como fazer gestão de pessoas!

Você sabe o que é gestão de pessoas? Via de regra, trata-se de uma prática cujo objetivo é alinhar empregados e empregador, visando o alcance de resultados-chave para empresa.

Existe uma série de práticas úteis a essa gestão, como o recrutamento e a seleção, a formulação de estratégias e, é claro, o uso de tecnologia. Quando bem-sucedida, a gestão de pessoas contribui para a criação de um negócio mais rentável e competitivo: sabe-se que negócios com boas práticas de RH possuem, em média, desempenho 51% superior ao mercado.

Neste post, reunimos uma série de informações sobre o assunto para mostrar a você o que é gestão de pessoas e quais são as principais práticas dessa estratégia. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Mantenha o foco no que é estratégico

Foi-se o tempo em que a gestão de pessoas se resumia a dinâmicas, jogos e reuniões esporádicas para motivar o time. Hoje, o setor de Recursos Humanos (RH) é um dos mais estratégicos para o sucesso de um negócio.

Uma boa estratégia de gestão se baseia na definição de onde você está e onde quer chegar. Defina também a melhor tática para que esse caminho seja percorrido. Nesse sentido, é preciso ter metas desafiadoras, como reduzir o turnover, o absenteísmo e o retrabalho.

Invista no recrutamento e na seleção de talentos

Outra tarefa crucial à gestão de pessoas é adquirir gente realmente competente, que entregue bons resultados e siga os valores da empresa. Isso é feito por meio do correto recrutamento e seleção (R&S), então é preciso ter atenção extra nessa etapa.

Em resumo, o R&S começa com a descrição do cargo e a definição das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) mínimas que o candidato deverá apresentar. Depois, segue-se a abertura da vaga e a triagem dos talentos mais bem preparados.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Incentive o trabalho em equipe

Pessoas são importantes, mas sozinhas podem fazer pouca coisa. Para que você conte com uma equipe forte, é preciso aprender a formar times multifuncionais, com habilidades complementares e um forte espírito de avanço. Desse modo, fica fácil alcançar os objetivos propostos.

Para incentivar o trabalho em equipe, invista em dinâmicas em grupo, momentos de lazer fora da empresa (como arvorismo ou happy hour, por exemplo). Ofereça recompensas ao trabalho realizado com sucesso e melhore a comunicação interpessoal e intergrupal.

Busque por tecnologias de ponta

A gestão de pessoas vive um forte momento de avanço tecnológico. Atualmente, estima-se que 56% das organizações estão reagrupando seus processos de gestão de RH para aproveitar ferramentas modernas e digitais. A tecnologia é cada vez mais presente e essencial, e isso não está passando batido no mercado.

Para modernizar seu negócio, busque por sistemas que facilitem a atuação ágil e funcional do setor. Existem softwares que permitem a criação de metas, análises de desempenho e planos de desenvolvimento individual (PDI), tornando todo o trabalho mais eficiente.

Como você pôde observar, a gestão de pessoas está saindo do lugar comum e demanda uma atuação cada vez mais estratégica da empresa. Se você pretende avançar no mercado, é preciso ter foco nas pessoas e nos processos, tecnologias e resultados. Caso contrário, a prática de RH se tornará deficiente e pouco funcional ao negócio.

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas, que tal entender melhor o perfil dos seus colaboradores? Conheça 4 tipos de funcionários e saiba como lidar com eles!