Competências em tendência no Mercado

2023-01-16T14:05:54-03:0010 August, 2018|Gestão de Pessoas|

Entender as competências em tendência no mercado ajudarão sua empresa a otimizar o funil de recrutamento. Portanto, conheça nesse artigo as principais competências necessárias para compor um time de sucesso.

Certamente, a formação de uma equipe de alta performance é um dos maiores focos na gestão estratégica de pessoas. A importância de desenvolver pessoas é tão evidente, que a tarefa primordial do setor de recursos humanos é entender o perfil de cada colaborador e buscar, junto com a liderança, as ferramentas necessárias para transformar excelentes profissionais em talentos exponenciais.

No entanto, quando se trata de desenvolver profissionais, é preciso estar atento ao movimento do mercado e as exigências que ele produz nas relações de trabalho.

Só para exemplificar, ao longo dos anos diversas profissões foram se extinguindo, ao passo que outras foram surgindo. Esse nascer e “morrer” das profissões busca atender as expectativas e necessidades de um mundo cada vez mais urgente, tecnológico e inovador.

Dessa forma, novas habilidades e competências surgem todos os dias. E é responsabilidade do setor de RH estar atento a essas novas competências em tendência no mercado.

Afinal, entender as exigências do mercado colocam o RH em posição estratégica no desenvolvimento de uma equipe capaz de alcançar o sucesso do negócio.

Nesse sentido, o artigo de hoje busca trazer as competências em tendência no mercado nesse momento. Quer oferecer uma vantagem competitiva para sua equipe e negócio? Então esse artigo é para você!

Acompanhe com a gente!

Acompanhe as mudanças no mercado

Primeiramente, é muito importante monitorar as competências em tendência no mercado, pois delas podemos tirar uma radiografia do mercado corporativo naquele momento. Essas competências são muito utilizadas nas avaliações de competências, que é um método para mensurar o desempenho dos colaboradores de uma companhia.

Portanto, entender as competências em tendência no mercado, pode contribuir para uma avaliação alinhada as mudanças que ocorrem nele. Isso coloca a empresa em uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, uma vez que contribui para a formação de uma equipe mais diversa.

Lembrando que a avaliação de competências precisa estar sempre alinhada à cultura organizacional. Além do mercado de trabalho como um todo, para que englobe todos os aspectos exigidos de um profissional de sucesso.

Inclusive, você sabia que através da SER HCM é possível implantar o ciclo de avaliações contemplando as principais ferramentas de identificação e desenvolvimento de habilidades na sua equipe? Com o módulo Desempenho e Desenvolvimento você consegue implementar o processo de gestão de desempenho da sua equipe e prepara-los para alcançar o sucesso do seu negócio.

E conhecer essa ferramenta é muito fácil. Basta entrar em contato com a equipe de especialistas da SER e solicitar uma demonstração.

Se o mercado muda, a empresa muda também

É muito comum visualizar mudanças nas competências avaliadas pelas empresas no decorrer dos anos. Afinal, conforme a dinâmica das organizações e do mercado se alteram, as tecnologias avançam e novas competências tornam-se prioritárias.

Portanto, é necessário sempre buscar o que há de novo no mercado, sem deixar de lado o alinhamento à cultura organizacional do presente.

Nos últimos anos, as competências de relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, inteligência emocional, comunicação e criatividade estiveram em alta nas avaliações realizadas no mercado.

Com a mudança nas competências em tendências, as empresas acabam mudando. E isso se deve à necessidade de inserir essas competências no time, para garantir a sustentabilidade do negócio.

No entanto, é importante entender a diferença entre competências e conhecimento técnico.

Soft e hard skills

Há algum tempo se fala de soft skills e hard skills. E algumas pessoas ainda se sentem perdidas entre esses dois termos.

Levando em consideração as competências em tendências no mercado atual e exemplificando o que são as hard skills, podemos citar a análise de dados a partir do Power BI. Ser analista de Power BI é uma competência técnica, o que chamamos de hard skills.

Essas são competências adquiridas através de cursos ou educação formal.

Na era da tecnologia, as hard skills mais exigidas são exatamente aquelas ligadas à utilização de ferramentas inovadoras. Dentro do setor de recursos humanos, podemos citar a capacidade de analisar os dados ligados às pessoas da organização, o People Analytics.

No entanto, existe um tipo de competência que tem sido cada vez mais exigida pelo mercado: as soft skills ou habilidades comportamentais.

O interessante é que quanto mais a tecnologia avança dentro das organizações e o trabalho operacional vai sendo automatizado, são exatamente as competências ligadas as relações humanas no trabalho que se tornam tendência.

Em suma, as competências que estão em alta nas avaliações de desempenho atualmente são: trabalho em equipe, adaptação as mudanças, criatividade e inovação, visão holística, autodesenvolvimento, inteligência emocional, liderança inspiradora e empática, comunicação não violenta e orientação estratégica.

Por que essas competências são tão importantes?

É interessante pensar que até alguns anos atrás pouco se falava de competências comportamentais. No entanto, se antes da pandemia elas já eram procuradas, pós pandemia elas se tornaram primordiais.

E não é difícil explicar isso.

Num mundo tão frágil, que gera tantas ansiedades e expectativas nas pessoas, é exatamente a necessidade de se adaptar a ele, que coloca as habilidades sociais entre as competências em tendência no mercado.

A incompreensão gerada pelas diversas mudanças que vivemos e a velocidade com que a tecnologia se renova, exige que um time, para ter sucesso, esteja preparado para as mudanças do mundo. Mais que isso, é preciso habilidade para lidar com as limitações do outro, com as pressões do mercado e com as expectativas do negócio.

Dessa forma, cada uma das competências em tendência no mercado atual, buscam atender essas demandas.

1- Trabalho em equipe

Compreender o outro e o papel de cada profissional no resultado de um negócio é desafiador. Dessa forma, profissionais que possuem a habilidade de trabalhar em equipe são de grande valor na composição de um time.

2- Adaptação as mudanças

Estar preparado para o novo e ser flexível diante das mudanças é uma das competências em tendência no mercado. E isso está diretamente ligado a velocidade com que as mudanças acontecem.  Sendo assim, uma das competências a serem avaliadas em seu processo de recrutamento e seleção é exatamente a capacidade do seu candidato de ser flexível diante de situações novas.

3- Criatividade e inovação

Essa é outra competência em tendência no mercado que precisa ser incluída no seu perfil de candidato. Ser inovador e criativo é encontrar soluções diferentes para os problemas. O profissional dotado dessa competência não estagna diante de situações adversas e sempre usa a negociação para encontrar novas possibilidades.

Guia completo de Recrutamento e Seleção

4 – Visão holística e orientação estratégica

Certamente, profissionais dotados de visão holística possuem uma segunda competência muito importante: a orientação estratégica. Daí a razão dessas competências estarem em alta no mercado.

Principalmente em cargos estratégicos, entender a relação entre todos os setores e a importância das decisões beneficiarem o negócio, é primordial para levar à longevidade do negócio.

5- Autodesenvolvimento

O autodesenvolvimento está diretamente ligado à capacidade do profissional de aprender, desaprender e reaprender. O que o torna um profissional de excelência.

É uma das competências mais buscadas pelo mercado. Certamente essa busca se deve as vantagens de contar com um time focado na melhoria contínua.

6- Inteligência emocional

Em resumo, ser inteligente emocionalmente é conhecer bem suas emoções e separá-las das situações adversas que acometem a rotina. O que faz essa ser uma competência em tendência são exatamente as fragilidades do mercado atual.

Em geral, pessoas dotadas de inteligência emocional são empáticas e adotam um modelo de comunicação não violenta. O que as torna excelentes conciliadoras e líderes inspiradores.

A inteligência emocional aparece em diversas novas competências, como o autodesenvolvimento, e o relacionamento interpessoal. Isso a torna uma competência relevante nas relações de trabalho.

Concluindo

Algumas das competências que eram avaliadas tradicionalmente foram mantidas nas avaliações de desempenho atuais e seguem como tendência. Por outro lado, outras delas foram substituídas ou diluídas em novas competências que englobam novas características desejáveis dos profissionais.

Em suma, essa mudança ocorreu como fruto das alterações dentro do mercado de trabalho e, também, da pandemia por Covid-19, que alterou a dinâmica do relacionamento dos colaboradores e das organizações.

Importante salientar que a análise das tendências em avaliação de competências mantém-se anualmente. Afinal, a dinâmica das exigências do mercado e da sociedade como um todo mostram-se voláteis, trazendo novas exigências aos profissionais.

Essa análise é de extrema importância para a calibração dos processos de recrutamento e seleção, tornando o funil de recrutamento de sua empresa mais eficiente. Consequentemente, contribui de forma considerável para a formação de uma equipe de alta performance.

Quer acompanhar outras tendências em gestão de pessoas e deixar seu RH mais competitivo? Não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana você recebe os melhores conteúdos, em primeira mão, diretamente em sua caixa de e-mail.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar as dicas que compartilhamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Compartilhar este Artigo

Go to Top