Competências em tendência no Mercado

2019-05-14T14:12:26-02:0010 agosto, 2018|Gestão de Pessoas|

 

É importante monitorar as Competências em tendência no Mercado pois delas podemos tirar uma radiografia do mercado corporativo naquele momento. Muito utilizadas nas avaliações de competências, que é um método para mensurar o desempenho dos colaboradores de uma companhia. Essa avaliação precisa estar sempre alinhada à cultura organizacional da empresa e ao mercado de trabalho como um todo, para que englobe todos os aspectos exigidos de um profissional de sucesso.

É muito comum visualizar mudanças nas competências avaliadas pelas empresas no decorrer dos anos, pois conforme a dinâmica das organizações e do mercado se alteram, as tecnologias avançam, novas competências tornam-se prioritárias. Portanto, é necessário sempre buscar o que há de novo no mercado, sem deixar de lado o alinhamento à cultura organizacional do presente.

Nos últimos anos, as competências de relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, inteligência emocional, comunicação e criatividade estiveram em alta nas avaliações realizadas no mercado.

Comunicação interna
um guia para motivar os colaboradores

cta_baixe_ebook_gratis_azul

As competências que estão em alta nas avaliações de desempenho atualmente são: trabalho em equipe, mudança e inovação, criatividade, visão do todo, autodesenvolvimento, inteligência emocional, gestão de pessoas, comunicação e orientação estratégica.

Algumas das competências que eram avaliadas tradicionalmente foram mantidas nas avaliações de desempenho atuais e seguem como tendência, enquanto outras delas foram substituídas ou diluídas em novas competências que englobam novas características desejáveis dos profissionais. Segundo nossa análise, essa mudança ocorreu como fruto das principais mudanças dentro do mercado brasileiro e, também, da crise econômica, que alterou a dinâmica do relacionamento dos colaboradores das organizações com o trabalho. A inteligência emocional aparece em diversas novas competências, como o autodesenvolvimento, e o relacionamento interpessoal, competência clássica nas avaliações, manteve-se relevante, mas com suas características e descrição de comportamentos atrelados ao desenvolvimento da empatia.

A análise das tendências em avaliação de competências mantém-se anualmente, pois a dinâmica das exigências do mercado e da sociedade como um todo mostram-se voláteis, trazendo novas exigências aos profissionais.