O uso desse indicador ajuda a avaliar a qualidade do ambiente laboral e auxilia na criação de estratégias eficientes de engajamento
As marcas estão sempre preocupadas em oferecer as melhores condições para os seus clientes, visando à fidelização. Esse mesmo pensamento pode ser aplicado para a gestão de pessoas, por meio do eNPS.
O Employer Net Promoter Score é uma ferramenta importante para entender o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa e compreender o que pode ser melhorado para garantir uma maior motivação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é eNPS?
O eNPS, ou Employer Net Promoter Score, é uma ferramenta que mede o grau de satisfação dos funcionários de uma organização. Baseando-se no Net Promoter Score, consiste na realização de perguntas relacionadas ao ambiente de trabalho e à liderança para avaliar o engajamento, servindo, assim, de base para ações que aumentem a motivação.
Nessa abordagem, o empregado é visto como um cliente interno, que merece a mesma atenção e o mesmo esforço de fidelização dedicados ao cliente externo.
Como ele pode ser empregado na gestão de pessoas?
O eNPS ajuda a entender diversos pontos que influenciam na retenção e na produtividade dos profissionais, dando um quadro claro da motivação interna e permitindo aos gestores a tomada de ações em prol de um cenário mais favorável.
Assim, é possível acompanhar o progresso da gestão de pessoas de maneira rápida e eficiente. Embora, em seu modelo original, não sejam oferecidos recursos para descobrir exatamente a origem de algum problema (isso deve ser feito com a ajuda de um questionário mais detalhado), o eNPS é um ótimo termômetro para acompanhar a qualidade do clima organizacional.
Como o eNPS é usado?
O eNPS usa a seguinte pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomenda nossa empresa como um bom local de trabalho?”.
Com o desenvolvimento do teste, a pesquisa foi ampliada para averiguar a satisfação com a liderança e os produtos, seguindo a mesma proposta —“em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomenda o líder da equipe como uma boa pessoa para se trabalhar?” e “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomenda nossos produtos para amigos e familiares?”.
A partir das respostas, é possível classificar os colaboradores em três escalas: promotores (altamente engajados), neutros (motivados) e detratores (totalmente desengajados).
Como aplicar esse indicador?
Algumas dicas podem ser colocadas em prática para que o eNPS traga os resultados desejados. Veja abaixo!
Explique a importância da pesquisa
Mostrar aos colaboradores qual é o objetivo da pesquisa e como ela será usada garante uma maior adesão, conseguindo, assim, um resultado mais alinhado com a realidade.
Faça as perguntas de maneira adequada
Se a pesquisa for acompanhada de perguntas mais descritivas, terá uma melhor elaboração do resultado. Seja claro e preciso nessas questões.
Saiba trabalhar os resultados
O eNPS é uma ferramenta poderosa para os processos internos, mas deve ser trabalhada corretamente para um retorno interessante. Porém, é importante usar a pesquisa como indicador e buscar um aprofundamento para a promoção de ações efetivas.
Assim como os clientes externos devem estar satisfeitos para continuarem comprando na sua loja, os funcionários também precisam se sentir seguros e felizes para que trabalhem com empenho. O eNPS ajudará você a avaliar essa motivação e, assim, a criar condições de trabalho mais positivas e que impactarão no faturamento.
Quer mais informações que possam melhorar a gestão de pessoas? Confira nosso artigo com 4 dicas para otimizar os treinamentos!