Como aumentar o engajamento de funcionários com filhos?

2019-06-03T16:03:24-03:0030 maio, 2019|Gestão de Pessoas|

Adequar os benefícios às necessidades do funcionário é um caminho para garantir a satisfação do profissional, fazendo com que ele se torne um propagador da empresa e melhore seu desempenho e comprometimento.

O engajamento dos funcionários faz a diferença em toda empresa. O envolvimento do time de colaboradores é um dos principais ativos de organizações que se destacam no mercado. Uma equipe que “vista a camisa” é essencial para que a instituição cresça e se desenvolva.

Dentro da equipe, com certeza você terá colaboradores que têm filhos. É preciso entender que funcionários com crianças têm necessidades diferentes. Adotar práticas que atendam aos desejos e às especificidades dos funcionários com filhos é ter uma gestão inclusiva e diferenciada.

Se você precisa colocar em prática uma política de engajamento voltada para esse perfil de funcionário, e não sabe por onde começar, continue a leitura e veja dicas incríveis para aplicar na sua empresa!

Incentive a cultura do ouvir

Entender os funcionários e saber o que oferecer é o primeiro passo para garantir o engajamento. Ouvir a equipe e identificar os anseios dos colaboradores fará com que a empresa saiba exatamente como melhorar o desempenho e o comprometimento de cada um.

Essa dica vale também para funcionários que ainda não começaram suas famílias.

Promova a integração familiar

Trazer a família para perto da companhia aumenta o sentimento de pertencimento do funcionário. Seja com eventos para receber os membros da família ou com uma programação mensal de visitas, mostre que a empresa acolhe bem os familiares e — mais do que isso — que eles são bem-vindos.

Amplie o atendimento do plano de saúde

Garantir que os filhos terão os melhores cuidados em caso de enfermidade é uma prioridade para os pais. Por isso, estenda a cobertura do plano de saúde para que o colaborador possa incluir os filhos e cônjuge como dependentes. Essa segurança pode ser a diferença entre reter um talento e perder um bom funcionário.

Saiba para que serve um Software para Gestão de Pessoas
 e como escolher o melhor para sua empresa

Realize ações formativas para os pais

Um ciclo de palestras que tragam informações úteis para funcionários com filhos demonstra a preocupação da empresa com o bem-estar da equipe.

Convide para uma conversa com os pais pediatras, nutricionistas especializados em atendimento infantil, profissionais de recreação para ensinar bons passatempos, pedagogos para falar de educação infantil e especialistas de tantos outros temas que possam ser explorados.

Para acertar em cheio no tema, aplique uma pesquisa e descubra sobre quais assuntos os funcionários gostariam de ouvir.

Faça parcerias com instituições de ensino

Procure boas escolas e faça um convênio para que os colaboradores matriculem seus filhos. Você pode propor um pacote de serviços que sua empresa possa oferecer ao colégio em troca de uma política diferenciada de preços e atendimento aos funcionários com crianças em idade escolar, por exemplo.

Lembre-se de que proporcionar uma educação de qualidade aos filhos dos colaboradores é investir na empresa a longo prazo.

Com essas dicas, você terá benefícios não só com o aumento no engajamento dos funcionários, mas também com a melhora no clima organizacional, na harmonia do ambiente de trabalho e na cultura da instituição como um todo.

Com certeza, os funcionários com filhos notarão que a empresa na qual trabalham se preocupa também com o desenvolvimento pessoal. Assim, você ganhará profissionais que defendam a organização — e essa é a melhor propaganda que uma instituição pode ter!

Com o engajamento garantido, é hora de aumentar a produtividade. Então, confira 5 dicas de motivação e treinamentos para que o desempenho da sua equipe seja cada vez melhor e que as metas sejam batidas!

Leave A Comment